Edição número 100 do Boletim PNLL de 21 a 27/04/2008

Boletim PNLL chega ao número 100

Esta é a centésima edição do Boletim PNLL. A primeira edição, em 12 de março de 2006, trazia a cobertura completa do Fórum PNLL Vivaleitura 2006/2008, encerrando oficialmente o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o Vivaleitura. De lá para cá, semanalmente o Boletim PNLL apresentou notícias sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), o primeiro da história do Brasil, visando a transformação do livro e da leitura em política de Estado de forma a fortalecer a democracia e construir uma sociedade mais justa. Para João Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, o "boletim vem cumprindo uma função de informar e mobilizar a sociedade brasileira para a importância do livro e da leitura". E a resposta da sociedade foi positiva: "chegamos ao número 100, com quase 20 mil assinantes", comemora Castilho. Ao longo desses dois anos, o boletim foi remodelado, ganhou novo visual e novas colunas, como dicas de leitura, agenda de cursos, feiras e eventos no setor. E duas seções que estrearam nesta edição: uma agenda específica para Prêmios e concursos literários e Favoritos, coleção de links sobre um determinado escritor ou escritora.

Dia Mundial do Livro

Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Veja morreram em 23 de abril de 1616. Não foi um bom dia para a literatura. Mas, aproveitando a coincidência, a Unesco resolveu lembrá-la de uma maneira mais feliz e lançou, em 1996, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, evento que busca chamar a atenção para um dos melhores meios de transmissão de conhecimentos já inventado. E, neste ano, temos ainda o "Ano Internacional dos Idiomas", instituído pela ONU com o objetivo de "refletir também sobre a dimensão lingüistica do livro, suporte de expressão que vive pela língua e na língua". Já a Capital Mundial do Livro de 2008, Amsterdã, inicia a festividade literária já nesta segunda, dia 21, culminando no Book Market, em 18 de maio (clique aqui para acompanhar a programação holandesa).

Dobras da Leitura entra no nono ano

Dobras da Leitura É uma revista eletrônica dedicada à literatura infantil e juvenil. A publicação mensal, que integra o Eixo 3 (Valorização da Leitura e Comunicação) do PNLL, não só divulga as novidades do mercado editorial como também disponibiliza textos para reflexão sobre as tendências do livro para crianças e jovens, formação de leitores e incentivo à prática da leitura literária. Dobras da Leitura ainda é responsável pela versão on-line do boletim literário O Balainho e desenvolveu outras seções complementares, como uma agenda para a divulgação de eventos e concursos literários, o blog Resumo do Cenário, as indicações do Web-Giro, contendo extensa relação de páginas virtuais de escritores e ilustradores. O projeto foi indexado em março pela International Research Society for Children's Literature - IRSCL e este mês começa seu nono ano de atividades.

Portugal discute se reforma ortográfica traz prejuízos para o país

Haverá desperdício de livros que não estejam de acordo com as novas regras gramaticais da língua portuguesa? A questão foi discutida em debate realizado entre autoridades portuguesas na conferência internacional promovida pela Assembléia da República sobre a reforma ortográfica no começo deste mês. Carlos Reis, ex-diretor da Biblioteca Nacional de Portugal e defensor do acordo ortográfico, atenuou a gravidade dos efeitos das mudançass que ocorrerão na língua portuguesa. Segundo ele, "não haverá fogueiras de livros nem livros jogados no lixo". No pólo oposto da discussão, Vasco Graça Moura, deputado europeu, poeta e tradutor, disse acreditar que "os prejuízos serão astronômicos", com a inutilização de dicionários e livros escolares . Leia mais em reportagem do jornal português Diário de Notícias.

Leia Salvador

O Leia Salvador é um jornal quinzenal elaborado por estudantes e professores do curso de jornalismo da Faculdade 2 de Julho e distribuído gratuitamente. A proposta da publicação é promover a cidadania através da produção de notícias nos diversos bairros de Salvador, da discussão dos problemas das comunidades locais e do incentivo à leitura nos bairros pobres e periféricos da capital baiana. O projeto integra o Eixo 3 do PNLL (Valorização do Livro e da Leitura).

Cidade de Dois Córregos recebe Festival Internacional de Poesia

Já tem data marcada a segunda edição do Festival Internacional de Poesias: entre 13 e 15 de junho, na cidade de Dois Córregos, em São Paulo. O festival é resultado de parceria entre Instituto Usina dos Sonhos e a Prefeitura da cidade. O público poderá assistir a saraus, oficinas culturais e seminários, com a participação de poetas, repentistas, trovadores. Segundo os organizadores do evento, o objetivo é transformar a cidade na capital nacional da poesia.

Site reúne ilustrações de diversas versões do clássico Dom Quixote

Em 2005, a biblioteca da Brown University (EUA) celebrou os 400 anos da primeira publicação de El ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha - a clássica obra-prima de Miguel de Cervantes - com uma exposição de ilustrações de diferentes edições do livro, desde a primeira (de 1605) até 2004. Agora, a instituição disponibiliza uma versão digital da exposição, com dezenas de imagens do personagem de Cervantes de diversos artistas.

Dicas de leitura

Os Maias, de Eça de Queirós
À casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no outono de 1875, era conhecida na vizinhança da rua de São Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete ou simplesmente o Ramalhete. Apesar deste fresco nome de vivenda campestre, o Ramalhete, sombrio casarão de paredes severas, com um renque de estreitas varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma timida fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado, tinha o aspecto tristonho de Residência Eclesiástica que competia a uma edificação do reinado da sra D. Maria I: com uma sineta e com uma cruz no topo assimilar-se-ia a um Colégio de Jesuítas. O nome de Ramalhete provinha de certo de um revestimento quadrado de azulejos fazendo painel no lugar heráldico do Escudo d'Armas, que nunca chegara a ser colocado, e representando um grande ramo de girasóis atado por uma fita onde se distinguiam letras e números de uma data.
Leia o texto na íntegra

Arte poética, de Aristóteles
Nosso propósito ao abordar a produção poética em si mesma e em seus diversos gêneros, dizer qual a função de cada um deles, e como se deve construir a fábula visando a conquista do belo poético; qual o número e natureza de suas (da fábula) diversas partes, e também abordar os demais assuntos relativos a esta produção. Seguindo a ordem natural, começaremos pelos pontos mais importantes.
A epopéia e a poesia trágica, assim como a comédia e a poesia, consideradas em geral, todas se enquadram nas artes de imitação.
Contudo há entre estes gêneros três diferenças: seus meios não são os mesmos, nem os objetos que imitam, nem a maneira de os imitar.
Assim como alguns fazem imitações em modelo de cores e atitudes "uns com arte, outros levados pela rotina, outros com a voz", assim também, nas artes acima indicadas, a imitação é produzida por meio do ritmo, da linguagem e da harmonia, empregados separadamente ou em conjunto.
Leia o texto na íntegra


Memorial de Aires, de Machado de Assis
"Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: Vai vassouras! Vai espanadores"! Costumo ouvi-lo outras manhãs, mas desta vez trouxe-me à memória o dia do desembarque, quando cheguei aposentado à minha terra, ao meu Catete, à minha língua. Era o mesmo que ouvi a um ano, em 1887, e talvez fosse a mesma boca.
"Durante os meus trinta e tantos anos de diplomacia algumas vezes vim ao Brasil, com licenças. O mais do tempo vivi fora, em várias partes, e não foi pouco. Cuidei que não acabaria de me habituar novamente a esta outra vida de cá. Pois acabei. Certamente ainda me lembram coisas e pessoas de longe, diversões, paisagens, costumes, mas não morro de saudades por nada. Aqui estou, aqui vivo, aqui morrerei."
Leia o texto na íntegra

O Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa
Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
Mas eu fico triste como um pôr de sol
Para a nossa imaginação,
Quando esfria no fundo da planície
E se sente a noite entrada
Como uma borboleta pela janela.
Leia o texto na íntegra

Favoritos

Monteiro Lobato
Como informamos na semana passada, o Dia Nacional da Literatura Infantil, comemorado no úlltimo dia 18 de abril, é também a data de nascimento de Monteiro Lobato. Para quem quer saber mais sobre sua vida e a obra, é só navegar por alguns endereços eletrônicos. O portal lobato.globo.com permite conhecer a trajetória de vida do escritor e sua obra. Há também o site da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato e o do programa televisivo Sítio do Pica-Pau Amarelo. Pesquisadores vinculados à Unicamp construíram uma página que disponibiliza documentos e informações relativos a Lobato e divulga ensaios e estudos resultantes de pesquisas sobre ele. Na página sosaci.org, é possível se filiar gratuitamente à Sociedade de Observadores de Saci, um dos personagens folclóricos presentes nos livros de Lobato.

Agenda

Lançamento do Documentário: Letras de Luz
Teatro Anne Frank - Hebraica (Rua Hungria 1000 - São Paulo - SP)
10 de maio, às 19h
Documentário sobre o projeto Letras de Luz, onde capacitadores e voluntários usaram textos clássicos da literatura nacional e transformaram-nos em montagens teatrais, atraindo público para a leitura.

10º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil
Vozes da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil e no Mundo
26, 27 e 28 de maio de 2008
Evento paralelo ao 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
FNLIJ 40 anos. Seção Brasileira do IBBY
Cinemateca do MAM - Rio de Janeiro
Informações: http://www.fnlij.org.br/

I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil
Faculdade de Letras da PUC - RS
11, 12 e 13 de junho de 2008
Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3339.9272
E-mail: dctur.ez@terra.com.br


III CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica
Natal, RN
14 a 17 de setembro de 2008
As inscrições para trabalhos estarão abertas de 10 de abril a 26 de maio
Informações: http://www.ccsa.ufrn.br/cipanatal

Prêmios e concursos literários

Prêmio VivaLeitura 2008
Período de inscrição: até 8 de julho
Aberto a: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais.
Premiação: R$ 30 mil concedidos a cada um dos três vencedores (um em cada categoria). Os 15 (quinze) trabalhos finalistas do Prêmio Vivaleitura - edição 2008 serão objeto de uma publicação especial.
Divulgação do resultado: setembro de 2008
Saiba mais

III Prêmio Off FLIP de Literatura
Período de inscrição: até 21 de maio
Aberto a: autores de qualquer nacionalidade que vivam no Brasil e brasileiros que residem no exterior. Este ano, podem participar também autores de todos os países de língua portuguesa.
Premiação: R$ 5 mil no total, além de estadia em Parati entre os dias 2 e 6 de julho e ingressos para mesas de debate da Feira Literária Internacional de Parati (FLIP).
Data da premiação: durante a OFF FLIP, que acontecerá entre 2 e 6 de julho paralelamente à Festa Literária Internacional de Parati.
Saiba mais

Prêmio Leya
Período de inscrição: até 15 de junho
Aberto a: autores de qualquer nacionalidade.
Premiação: 100 mil ao melhor romance inédito escrito em português; 25 mil para os finalistas.
Divulgaçãoo do resultado: Feira do Livro de Frankfurt, outubro de 2008.
Saiba mais

Prêmio UFF de Literatura
Período de inscrição: até 30 de julho
Aberto a: alunos, professores, e funcionários da Universidade Federal Fluminense
Divulgação do resultado: novembro de 2008
Saiba mais 

I Prêmio Literário Canon de Poesia
Período de inscrição: até 15 de junho
Aberto a: autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes no Brasil.
Tema: "Cidadania: um direito de todos"
Saiba mais

Prêmio José Mindlin de Literatura
Obra premiada: O ciclista
Autor: Walther Moreira
Prêmio: R$ 10 mil, além de publicação e distribuição da obra
Saiba mais

Cursos e palestras

Desenvolvendo ações de comunicação para colocar o livro em evidência
Escola do Livro
Quando: 30 de abril, quarta-feira
Conteúdo: Desafios da comunicação no tempo real, pilares da comunicação, estratégias, a comunicação como processo educacional
Docente: Carlos Parente
Local: Rua Cristiano Viana, 91 - São Paulo (SP)
E-mail: escoladolivro@cbl.org.br
Tel.: (11) 3069.1300 - Ramal 129, com Patrícia Ishimaru

Bate-papo com o escritor e tradutor Paulo Henrique Britto
O barco
Quando: 30 de abril, quarta-feira
Conteúdo: O bate-papo com Paulo Henrique Britto dá seqüência ao ciclo de encontros com grandes escritores, que acontece dentro da oficina Viagem Literária ministrada por Marcelino Freire. Os encontros proporcionam um contato direto com alguns dos mais renomados autores nacionais que contarão um pouco da sua trajetória e experiência em gêneros como poesia, conto, romance, ensaio e crônica.
Local: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3081.6986
E-mail: contato@obarco.com.br

A Percepção e a Palavra
Viagem de Letras
Quando: 3 e 4 de maio (sábado, das 9h às 18h30, e domingo, das 9h às 13h30)
Conteúdo: Oficina de escrita criativa e autodesenvolvimento
Docente: Andrea de Arruda Botelho
Local: Rua Jericá, 255, Vila Madalena - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3816.1743 / 3032.4663
E-mail: viagemdeletras@gmail.com

Oficina de contadores de história
Paço Imperial
Quando: 3 a 31 de maio (sábados), das 14 às 18h
Conteúdo: Apoiar o contador de histórias, oferecendo-lhe suporte técnico a partir de referências teóricas e bibliográficas, e prático, por meio de ambiências e vivências de narrativas pessoais e autorais.
Docente: Francisco Gregório Filho
Local: Praça XV de Novembro, 48 Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2533.7762
E-mail: educativo@pacoimperial.com.br

A criação de capas - oficina com Moema Cavalcanti
Universidade do Livro
Quando: 7 e 8 de maio
Conteúdo: Apresentação e análise dos principais trabalhos realizados pela designer Moema Cavalcanti , que já elaborou mais de mil capas de livros para as principais editoras do país ao longo de sua carreira. Concepção e realização de protótipos de capas a partir de conteúdos textuais e elementos materiais.
Docente: Moema Cavalcanti
Local: Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo (SP)
Tel.: (11)3242.9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br

Circuito de Feiras

Feiras Nacionais

1º Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas
24 a 27 de abril - Santarém (PA)
www.secult.pa.gov.br

Feira Catarinense do Livro
30 de abril a 10 de maio - Florianópolis (SC)
comunica@cclivro.org.br

Feira Nacional do Livro de Jequié
01 a 04 de maio - Jequié (BA)
www.celeitura.com.br/

2° Salão do Livro do Sul Mineiro
07 a 10 de maio - Pouso Alegre (MG)
www.visualaudio.com.br

Feiras Internacionais

XI Feria Internacional del Libro de Santo Domingo (República Dominicana)
21 de abril a 4 de maio
www.ferilibro.com/2k7/index.php

21ª Feira Internacional do livro de Bogotá (Colômbia)
23 de abril a 5 de maio
www.feriadellibro.com

Litera International Book Fair, Linz (Áustria)
23 a 27 de abril
www.literalinz.at

International Book Festival Budapest (Hungria)
24 a 27 de abril
www.bookfestival.hu

Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (Argentina)
24 de abril a 12 de maio
http://www.el-libro.org.ar


Conheça o Portal do PNLL e cadastre sua ação.

Boletim - boletim@pnll.gov.br

Fale Conosco: portal@pnll.gov.br