Biografia de Análio Feijó Borges

 

                                                      Valéria Borges Zwetsch

 

Nascido em 05 de fevereiro de 1925, na cidade de São Francisco de Paula/RS.

Filho de Ivo Lucena Borges e Maria José Feijó Borges.

Na década de 40, adolescente ainda, fixou residência em Taquara com seus pais, onde cursou a escola primária. Cursou o ginásio e o 2º grau na Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre / RS.

Em 1948 casou-se com Maria Recy Ferreira, filha de comerciante local.

Deixou 3 filhos, 8 netos e 1 bisneta:

Filha Walkiria: Netos: Rafael, Carolina e bisneta Jenifer.

Filho Airam casado com Sílvia: Netos: Bianca, Bruna e Ramiro.

Filha Valéria casada com Arthur: Netas: Lívia, Letícia e Isadora.

Pessoa carismática, simples, entusiasta, de caráter ilibado, excelente marido e pai, dedicado e atuante nas causas sociais, sempre buscando inovações e novos empreendimentos, homem de pouca fala e muitas ações.

1946 - Iniciou o transporte de passageiros, como motorista do ônibus de sua propriedade.

1948 - Constituiu a empresa de transporte de passageiros, Dreher e Borges, denominada REAL.

1949 - Apreciador das tradições gaúchas foi o 1º Gaiteiro do CTG “O FOGÃO GAÚCHO”, fato que muito o honrou por toda sua vida.

1952 - Constitui a empresa CITRAL LTDA, transporte de passageiros.

1954 - Apreciador do colecionismo na área da filatelia e numismática, foi um dos fundadores do Clube Filatélico e Numismático de Taquara/RS.

1957 - Recebeu da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, a “Carta de Comerciante Matriculado” instalando-se com a empresa A.F.Borges, com revenda de automóveis e transportes de carga, AUSTIN.

1959 - Em sociedade com os irmãos Salim, cria a BORGES, SALIM & CIA LTDA, que atuava no ramo de revenda de automóveis, autorizado VEMAG S.A., e na comercialização de peças e acessórios, máquinas, pneus, importações e exportações.

1969 - Sócio e Diretor-Presidente da CIVANA, Concessionária Mercedes-Bens, em Taquara / RS.

Também neste ano foi eleito Presidente de APM do Colégio Santa Teresinha, Congregação Notre Dame em Taquara / RS.

Na década de 60, campista nato, foi Presidente do Camping Clube do Brasil, no Rio Grande do Sul. Foi o responsável pela instalação dos Campings de: São Francisco de Paula, Arroio Teixeira, Canela (Caracol), Garibaldi entre outros. Viajou o Brasil de ponta a ponta com seu trailer, participando da Primeira Caravana de Trailers.

Colorado de coração, na década de 70 foi Cônsul e Conselheiro do Sport Club Internacional. Tamanha foi sua importância para o clube que em 1986 recebeu o título de Cônsul Honorário do Sport Clube Internacional.

Era membro da Federação Gaúcha de Caça e Tiro.

1989 a 1991 - Presidiu o Hospital de Caridade de Taquara, reerguendo-o de uma situação dificílima.

1995 - Nasce a AFCIT - Associação dos Funcionários da Citral Transporte e Turismo S.A., que por ter sido ele seu idealizador e maior entusiasta, recebeu o título de PATRONO.

1997 - Foi instituída na empresa Citral, a 1ª Copa Análio Borges de Futebol de Salão, em sua homenagem. Realizada anualmente por ocasião do aniversário da empresa.

1998 - Comemora as Bodas de Outro, ao lado de sua esposa, mãe de seus filhos, companheira de todas as horas, amiga e alma gêmea, Maria Recy.

2000 - Recebeu o título de Cidadão Taquarense, em reconhecimento de seus feitos junto à comunidade.

2002 - Por ocasião do cinqüentenário da empresa CITRAL, foi homenageado com o troféu “Homem de Aço”, idealizado e confeccionado por um de seus funcionários, tamanho era o carinho, respeito e admiração que tinham por ele.

Sua vida foi feita de muito trabalho, desafios e grandes feitos, tanto na área social como empreendedora. Esteve sempre à frente de sua empresa e com sua competência e experiência, auxiliou muitas pessoas incentivando e dando oportunidades para desenvolverem suas capacidades.

2002 - Aos 78 anos, sempre em busca da revitalização, reuniu um grupo de aficionados pela Filatelia e Numismática e com muita dedicação reativou o Clube Filatélico e Numismático da cidade de Taquara, colocando-o numa vitrine em âmbito nacional, considerado hoje um dos clubes mais ativos do nosso país.

Era sócio da:

- Sociedade Gaúcha de Numismática.

- Clube Filatélico e Numismático de Novo Hamburgo.

- Sociedade Numismática Brasileira.

Análio Feijó Borges faleceu no dia 24 de maio de 2007, aos 82 anos, deixando, além de muita saudade, toda sua obra, seu exemplo como pessoa, cidadão, pai, esposo, avô, sogro, amigo, patrão, administrador, homem de visão e todo seu talento empreendedor.

 Deixa um orgulho enorme para todos aqueles que de uma maneira ou de outra, fizeram parte da sua trajetória.