FILATELIA & COLECIONISMO


Ivanildo Henrique


 

Adeus João de Deus

 

Encerrou-se na noite de sábado dia 02 de abril no Vaticano o longo pontificado do papa polonês João Paulo II, com sua morte aos 84 anos. Quase 27 anos de liderança da Igreja Católica.

Karol Josef Wojtyla nasceu na pequena Wadowice no dia 18 de maio de 1920. De origem humilde o jovem Karol se dedicava aos esportes praticando natação, esqui, futebol, remo entre outros; órfão de mãe aos nove anos e de pai aos vinte e um, logo se interessa pela igreja e aos 18 entra na faculdade de filosofia; as desavenças da vida, o faz procurar um conforto na religião e com exatos vinte e dois anos se inclina ao sacerdócio, dando início aí sua vida de intensa dedicação à igreja.  Foi Bispo auxiliar de Cracóvia e em 1967 o Papa Paulo VI o torna Cardeal.

Naquele 16 de outubro de 1978, a pesar dele próprio não acreditar em seu favoritismo de suceder  João Paulo I, que teve efemero papado apenas trinta e tres dias, o Cardeal polonês Wojtyla é eleito o novo papa da Igreja Católica, aclamado pelo o mundo na praça de São Pedro.

João Paulo II foi considerado o papa andarilho que em 26 anos visitou quase todos os países católicos e não. No Brasil veio pela primeira vez em 1980,  na ocasião os correios emitiram uma série de selos (Catálogo RHM C1148/52) o primeiro deles focaliza o papa a frente da Catedral Metropolitana de Fortaleza, uma das seis cidade que visitou. Na sua segunda visita oficial ao Brasil em 1991 por ocasião do XII Congresso Eucarístico em Natal/RN tivemos os selos RMH C 1749/50 e por ultimo a emissão do selo comemorativo alusivo ao II Encontro Mundial do Papa com as Famílias ocorrido no Rio de Janeiro em setembro de 1997.  Neste ano são esperados muitos lançamentos de selos em homenagem a esse grande ser, que também foi filatelista, temos notícias que os correios da Áustria e da Croácia lançaram os primeiros depois de sua morte. Aguardamos emissão do Brasil.

 1ª EXPOFIC – finalizando-se os preparativos para a primeira Exposição de Selos Postais do Cariri, que será realizada de 04 a 08 de maio no Shopping Cariri serão vinte painéis com coleções da região e da Capital, na ocasião de abertura será lançado carimbo alusivo e ocorrerá a cerimônia de posse da nova diretoria do Clufic- Clube Filatélico Cariri biênio 2005/2007.

 

 

 

Ivanildo Henrique

i.henrique@ig.com.br

Filatelista filiado à ABRAJOF 289

Membro do Clube Filatélico Cariri