··· A ···

 Álbum- Livro de capa dura, para colecionar ou guardar selos.

 Aerofilatelia - Divisão da Filatelia que compreende as coleções de selos e documentos postais relacionados com o correio aéreo. Conjunto de folhas onde se dispõem os selos que compõem a coleção.

 Adelgaçado - Estado de um selo cujo papel sofreu uma diminuição de espessura num ou mais pontos. Trata-se de um defeito que é frequentemente provocado ao descolar-se um selo do papel onde estava colado ou, ao arrancar uma charneira. O selo adelgaçado sofre uma desvalorização, dependente da sua raridade.

 Aéreo - Selo de uso exclusivo para avião, ele é sempre mais caro que o selo terrestre, mais também é mais veloz.

 Aerofilatelia - É a parte da filatelia voltada para o coleccionismo e o estudo de selos e documentos postais relacionados com o correio aéreo.

 Aerograma - Chama-se assim a um inteiro postal de correio aéreo

 Amostra - Selos sem valor de franquia, distribuídos a titulo de promoção. Tais selos costumam trazer impressas palavras como «amostra», «specimen», «muestra», «Munster», «sagio» ou simplesmente uma ligeira tarja num dos ângulos do selo de modo a inutilizá-lo para o uso

 Analógico - Terminologia utilizada modernamente para caracterizar o Postal Máximo cuja figura do suporte apresenta, apenas, certa analogia com o motivo do selo No Máximo analógico falta, portanto, ou é mínima, a concordância de motivo.

 Assemelhados - Diz-se de uma série de artigos que são comercializados pelos correios, capazes de substituir a utilização do selo no franquiamento Os assemelhados, em geral, são portadores de um selo impresso, tal como no caso do Bilhete Postal. Todavia, outros assemelhados existem que, mesmo não exercendo a função do selo, são admitidas nas coleções, como é o caso dos carimbos.

 Autômato - É uma etiqueta para franquear a correspondência emitida por máquina eletrônica.(Terminologia brasileira)

··· B ···

 Beneficente - Selos emitidos para ajudar entidades e pessoas carentes.

 Blocos comemorativos - Selos emitidos em conjunto.

 Bloco - grupo de um ou mais selos, que não chegam a formar uma folha.

 Brapex - Exposição Filatélica Brasileira.

 Balãograma - Todos os objectos postais transportados por meio de balões.

 Banda - Reunião horizontal de selos não destacados uns dos outros.

 Bandelete - Margem superior ou inferior de uma folha de selos, que pode conter impresso o título da emissão, desenhos ou outros dizeres. Faz parte do selo, mas que pode ser destacada

 Barrado - Selo inutilizado com traços paralelos por ter deixado de circular
Designação dada ao selo ou outra peça filatélica cujo valor primitivo foi anulado mediante a impressão de uma barra

 Bissecto - Fração de um selo que foi cortado em duas partes para atender à falta de valores mais baixos

 Bloco - Conjunto de selos não destacados, em número superior a quatro e formando um retângulo com o mesmo número de selos em cada lado. Aos blocos de quatro selos dá-se o nome de quadras. Também se dá o nome de bloco a um selo ou selos impressos numa folha especial com legendas impressas. Normalmente destinam-se unicamente aos filatelistas e as suas tiragens são limitadas. Hoje em dia a palavra bloco é quase sempre usada nesta última acepção.

 Burilagem - Fundo formado por linhas entrecruzadas ou paralelas, sobre as quais se destaca o desenho principal de um selo.

··· C ···

 Comemorativo - Selos temáticos emitidos para comemorar um fato ou uma data. Tiragem limitada.

 Casa da moeda - Local onde são impressos os selos nacionais.

 Carimbo - usado nos selos, para que não se possa utiliza-los novamente.

 Classificador - Livro de folhas grossa com tiras transparentes onde se guardam os selos.

 Comemorativo - Selos emitido para comemorar alguma data ou acontecimento.

 Catálogo - Relação de todos os selos emitidos no país.

 Cabeça de Marfim - Selo de papel azulado em que no verso se destaca o contorno do desenho em branco.

 Canto datado - Quadra constituíndo um canto de folha em cuja margem aparece a impressão da data da respectiva tiragem.

 Carimbo - Marca usada usada pelos correios para assinalar na correspondência uma operação postal.
Os carimbos são classificáveis segundo vários critérios, podendo-se falar de carimbo comemorativo, carimbo de censura, carimbo de controle, carimbo de expedição, carimbo de favor, carimbo de primeiro dia, carimbo de propaganda, carimbo falante, carimbo marítimo, carimbo militar, carimbo mudo, carimbo não-obliterador, carimbo numeral, carimbo obliterador, carimbo de serviço, carimbos especiais, carimbos franquiadores, carimbos laterais, carimbos numéricos

 Centragem - Posição do desenho de um selo em relação à parte não impressa que o cerca. Para que um selo seja bem centrado é necessário que esta parte seja igual à volta do selo, isto é, tenha as margens iguais por todos os lados, seja denteado ou não.

 Charneira - Pequeno rectângulo de papel vegetal gomado, usado para a fixação dos selos.

Cinderelas - Denominação jocosa dada aos selos enganosos, ou seja, às simples etiquetas que outro mérito não têm senão enganar os coleccionadores, propositadamente ou não Etiqueta adesiva especificando a correspondência. Exemplo: "Aéreo", "Particular", etc.

 Cortado em Linhas - Nome que se dá ao selo não denteado que, durante a sua confecção, é previamente cortado, ficando preso aos demais apenas por pequenos pontos de intervalo em intervalo.

 Cunho - Peça que se destina à impressão de um selo

··· D ···

 Departamento de filatelia - Responsável pela aprovação dos selos. Descentrado- É quando o selo não está centralizado (defeito que pode aumentar o valor do selo)

 Denteado - Selo que tem picote (facilitando o a separação dos selos).

 Defeito de Impressão - Defeito no desenho ou na sobrecarga de um selo resultante de uma chapa de impressão defeituosa ou gasta pelo uso.

 separam formam-se dentes nas margens dos selos. Ao conjunto desses dentes é que se chama o denteado do selo. Os catálogos indicam sempre o denteado correspondente a cada emissão. Quando indicam um só valor é que ele é o mesmo para os quatro lados. Se existem dois valores N1xN2 N1 indica em cima e em baixo e N2 dos lados. Quando existem diversos denteados indicam os limites: N1-N2.
O denteado mede-se pelo número de dentes existentes em dois centímetros de comprimento.

 Denteado de Grade - Denteado feito por uma quadrícula de cortantes que numa só descida perfura toda a folha.

 Denteado de Linha - Denteado feito por ferramenta constituída por uma única fiada de cortantes (linha), que vai picotando uma a uma, todas as linhas e colunas de selos que constituem a folha, deixando cortados irregularmente os cantos de cada selo.

 Denteado de Pente - Denteado feito por ferramenta em pente (fiada de cortante e um conjunto de outras dispostas perpendicularmente) que perfura uma carreira de selos em três dos seus lados.

 Descentrado - Selo que não está bem centrado.

 Desvalorizado - Selo que por ter sido retirado da circulação já não tem poder de franquia.
Também designado de desmonetizado

 Dia do selo - Instituído em 1936, o Dia do Selo visa comemorar, em cada país, a data em que o seu primeiro selo postal foi posto em circulação

 Dia Universal do Selo - Data em que se comemora a entrada em circulação dos selos provenientes da reforma postal preconizada por sir Rowland Hill, isto é, a 6 de Maio.

 Dupla Impressão - Os selos cuja folha entrou duas vezes na máquina de impressão

··· E ···

 Especial - Selos temáticos não comemorativo. Tiragem limitada.

 Envelope de primeiro dia de circulação - São envelopes criados para acompanhar o lançamento de um selos.

 Edital - O edital acompanha o selo ou o bloco, eles são gratuitos e distribuído nos correios. Eles são de fundamental importância para filatelistas e colecionadores, pois traz informações muito importante como tiragem, autor, tamanho, entre outros. Eles também são indispensáveis ao iniciante pois servem como livros que explicam a historia dos selos.

 Emissão abusiva - Deve ser considerada a emissão com tiragem muito acima, excessiva mente maior do que as reais necessidades do pais emissor, bem como aquelas em que os valores faciais dos selos excedem, em muito, as tarifas usuais no momento, tanto nacionais quer internacionais

 Emissão bloqueada - Diz-se da emissão em que, por um motivo qualquer, tem a sua comercialização oficial interrompida.

 Emissão de fabricação particular - Tal como os selos não vendidos nos correios, as emissões particulares, que os produzem, constituem a maneira fácil de ludibriar os coleccionadores Um governo deposto, por exemplo, e exilado noutro pais, promove a emissão de selos que são lançados no mercado como se fossem autênticos, constituindo o que se costuma chamar também «emissão pirata»

 Ensaio - Com o fim de ser escolhido o desenho definitivo de um selo, são tiradas várias provas dos modelos apresentados. As provas dos desenhos postos de parte é costume chamar ensaios.

 Erro - Selo emitido com características diferentes das que deveria ter. Em alguns casos um erro aproxima-se de uma variedade mas geralmente distingue-se dela por resultar de um erro humano ou defeito de produção e ser bastante mais raro.

 Escolha - Um selo perfeito sob todos os aspectos diz-se de primeira escolha. A falta de margens nos selos não denteados, a falta de um dente nos denteados, uma falha no papel, um carimbo muito forte, um vinco no papel, são causas suficientes para que um selo deixe de ser de primeira escolha.

 Espécime - Os selos que apresentam a sobrecarga SPECIMEN são provenientes de colecções enviadas como amostras à União Postal Universal para difusão pelos países membros, ou ainda, de distribuições para aununciar novas emissões ou de ofertas oficiais.

 Espessura - Diz-se da grossura, do encorpamento do papel utilizado na confecção de um selo. A medição se faz com o micrómetro e a espessura é dada em micra.

 Etiqueta - Tira de papel contendo um valor e outros dizeres ou desenhos que servem para franquear a correspondência. Utilizado nos balcões dos correios e por entidades particulares, passou a ser de uso generalizado com as máquinas de venda automática.

··· F ···

 Filigrama - Também conhecida como marca d'água (evita falsificação)

 Filigranoscópio - Peça plástica de tamanho variado, serve para observar as filigramas e o estado do selo.

 Fosforecência - material utilizado para fabricação de alguns selos.

 Fac-Símile - Esta palavra aposta num selo, quer dizer que se trata de uma imitação e como tal é vendido.

 Fancy Cancellation - Expressão inglesa. Designa os carimbos com fantasias (figuras de animais, vegetais e objectos, desenhos ou manchas de silhueta) utilizados nos EUA.

 FDC - Sobrescrito de 1º Dia de emissão

 Falso - Chama-se assim a uma imitação de um selo feito por particulares. Existem duas categorias de selos falsos: falsos postais e falsos filatélicos. Os primeiros são feitos com o fim de serem usados na correspondência, defraudando assim os correios. Os segundos destinam-se a enganar os filatelistas.

 Filigrana - Marca de água que se encontra na pasta de papel, obtida durante o fabrico, e que normalmente se consegue ver, examinando o selo contra luz.

 Filigranoscópio - Utensílio para detectar o filigrana. Pode ir desde um simples tabuleiro, onde se coloca o selo e alguns produtos químicos, até aparelhos elétricos.

 Flâmula - Associação de uma legenda publicitária a um carimbo datado. Recorte de carimbo especial usado nas colecções temáticas

 Folhinha Comemorativa - Folhinha com impressão alusiva a determinada comemoração e tendo afixados selos sobre os quais se apôs uma marca postal especial dessa comemoração.

 Formato - Figura geométrica em que está impresso o selo. As dimensões de um selo indicam-se em milímetros, não compreendendo senão a gravura excluindo as margens. Indica-se sempre a dimensão horizontal em primeiro lugar. Geralmente, a maior parte dos selos é retangular, entretanto existem selos quadrados, hexagonais, triangulares, losangulares, redondos e alguns com formatos exóticos, como os de Tonga, em forma de banana, motocicleta e outras loucuras.

 Fragmento Postal - Peça filatélica que inclui o selo colado sobre um fragmento de correspondência de forma a apresentar o carimbo inteiro.

 Franquia Mecânica - Processo de carimbagem feita por meio de máquina.
··· G ···

 Goma - Selo impresso sobre uma banda de papel, um sobrescrito ou bilhete postal.

··· H ···

Hawid - Armazena selos, sem a necessidade de cola-los. Ele é formado por duas lâminas uma transparentes e uma negra. Goma - Usado no selos para aderi-lo no envelope.

··· I ···

Imperfurados - selos sem dentes ( não denteados).

Inclinadas - A segunda série de selos lançados e emitidos no Brasil, em 1844.

··· J ···

Jogo de quadra - Conjunto de quatro selos de uma mesma edicão. Lupa - Serve para ampliar o selo e ver seus detalhes

··· K ···

Sem registros.

··· L ···

Lâmpada de Quartzo - emite raios ultravioleta, que serve para verificar defeitos, tipo de papel e impressão.

Litografia - Processo de impressão. O desenho é passado a traços gordurosos para uma pedra litográfica bem lisa, a qual é humedecina no resto da sua superfície. Ao por-se tinta na pedra assim preparada, ela adere às partes gordurosas e é repelida pelas que contêm água, podendo-se deste modo transferir o desenho para o papel onde fica impresso. Hoje existem diversas variantes em que a pedra tipográfica é substituída por processos mecânicos, químicos e fotográficos.

··· M ···

Mancolista - Lista de selos que faltam para completar a sua coleção

Militar, Correio - Selo emitido para uso exclusivo de militares.

Militar, Selo - Selos de uso exclusivo militar

Micrômetro - Serve para medir a espessura do papel.

Marca Postal - Marca usada pelos correios para assinalar na correspondência uma operação postal

Marcofilia - Colecção e estudo das marcas de correio.

Margem - É o espaço por imprimir em volta do desenho de um selo.

Material - Conjunto de documentos postais e filatélicos (isto é, que preenchem essas duas características) utilizáveis para constituir uma colecção.

Material Filatélico - Todos os documentos postais emitidos para transporte de correio ou outros envios postais

Material Postal - Todos os documentos emitidos pelas administrações postais ou sob o seu controlo destinados a satisfazer as necessidades daquelas, qualquer que seja a sua natureza. Tanto engloba materiais utilizados na circulação do correio (selos, carimbos, etc.) como de outro tipo (informações sobre a sua actividade, publicidade, explicação de emissões de selos, etc.)

Mecanofilia - Estudo e coleccionamento das franquias mecânicas, bem como dos selos de máquina.

Milésima - Número indicando o ano em que um selo foi emitido ou impresso e que pode fazer parte da própria gravura do selo ou estar impressa na margem da folha.

··· N ···

Nuança - Sutil variação de uma cor no selo, que pode valoriza-lo. Óxido - manchas que aparecem nos selos com tempo, por causa da humidade.

Não emitido - Selos que depois de confeccionados não foram emitidos.

Novidade - Diz-se dos selos recentemente postos em circulação pelos respectivos países emissores.

··· O ···

Odontômetro - Aparelho que serve para medir o denteado ou picotagem dos selos.

Olímpicos - Selos postos em circulação para comemorar as olimpíadas, ou os jogos nela realizados.

Ordinário - Selo não comemorativo. Tiragem ilimitada.

Obliteração - Marca postal

··· P ···

Promocional - Selo não comemorativo que divulga campanhas ou fatos.

Par - Conjunto de dois selos.

Picotado - O mesmo que denteado.

Pinça - Peça utilizada para pegar selos, pode ser de plástico ou metal leve, se encontra em vários tamanhos.

Pagelas - Folhas impressas, numeradas, com reprodução e dados técnicos dos selos emitidos pelo Correio de Portugal As pagelas foram adoptadas a partir de 4 de Setembro de 1958.

Papel Acetinado - Papel calandrado macio e com pouco brilho

Papel Avergoado - Papel que apresenta à transparência soluções de continuidade na pasta, em forma de linhas. Estas podem ser horizontais ou verticais, ou formar losangos ou quadrados.

Papel com Fios de Seda - Papel na pasta do qual se misturaram pequenos pedaços de fios de seda.

Papel Costelado - Papel que apresenta uma superfície ondulada resultante de durante o fabrico passar entre cilindros com canelado

Papel Couché - Papel de superfície macia e brilhante, brilho de pérola, resultante de ser preparado com uma camada de gesso. Este papel risca-se facilmente e quando lavado perde a sua boa aparência. Filatelicamente, é costume, entre nós, de o designar por papel porcelana.

Papel Esmalte - Papel com uma superfície acetinada e brilhante

Papel Estriado - Papel avergoado.

Papel Liso - Papel que apresenta uma massa de composição uniforme e que observado contra a luz não mostra manchas claras ou escuras.

Papel Lustrado - Papel calandrado brilhante, menos que o papel esmalte

Papel Marmorizado - Papel do final da bobina que apresenta uma espécie de defeito que o torna todo lanhado como o mármore

Papel Pontinhado em Losangos - É uma variedade do papel liso. Quando visto à transparência apresenta uma espécie de tecido composto de pequenos losangos.

Papel Porcelana
- Papel Couché

Papel Tintado - Papel que recebe uma tinta de fundo na cor do selo bem enfraquecida, antes da impressão do mesmo

Papel Vergé - Papel Avergoado

Par - Conjunto de dois selos não destacados um do outro.

Peça Filatélica - Nome dado a qualquer material filatélico.

Período de Validade - Espaço de tempo em que um selo, série de selos, bloco, etc. , é considerado válido para o franqueamento da correspondência.

Picotado - Denteado.

Postal-Máximo - Peça filatélica constituída por um bilhete postal ilustrado com um motivo relacionado com o desenho do selo e a marca postal que o inutiliza

Pré-Adesivo - Período situado antes do aparecimento do selo postal, isto é, antes de 1840.

Pré-Obliterados - Selos vendidos já com uma marca postal de inutilização para serem usados por grandes empresas no seu correio.

Prova - Escolhido o desenho de um selo e feita a gravura, para a escolha do papel e cor a empregar tiram-se o que se chamam provas.

Prova de Artista - É o desenho do selo feito pelo desenhador, impresso e já em gravura definitiva da qual se tiraram várias provas geralmente em cor negra. As provas de artista podem ser assinadas pelos seus autores tendo uma valorização considerável.

Prova de Chapa - Prova impressa, tal como os selos, em blocos de mais de um exemplar, podendo ser de cor, papel ou denteado

Prova de Cor - Experimentação realizada antes da impressão definitiva do selo, visando testes e escolher a cor mais apropriada.

Prova de Cunho - Prova efectuada antes da reprodução da chapa.

Prova de Denteado - Prova para escolha de denteado.

Prova de Gravador - Prova mostrando o processo evolutivo do trabalho do gravador, e produzidas por sua iniciativa

Prova de Luxo - Provas feitas com o fim de serem oficialmente oferecidas.
É o exemplar de selo, bloco ou mesmo folhinha, tirado em papel diferente, geralmente de melhor qualidade do que o utilizado para a emissão normal.

Prova de papel - Prova para escolha de papeis.

Prova de Prelo - São assim chamadas as primeiras folhas impressas de um selo, tiradas em papel definitivo ou não, destinadas a ajustar a máquina e a perfeita distribuição da tinta.

Provisório - Selo emitido para ter curso por um curto período para ocorrer a uma falta ocasional dos selos em curso.

··· Q ···

Quadra - conjunto de quatro selos. Selos - Inventados para acabar com as fraudes no correio, servem para provar o pagamento.

··· R ···

Reparação - Selos que sofre algumas reparações para serem melhorados.

Roteiro - Descrição detalhado sobre o tema de selos escolhidos para a coleção.

Reimpressão - Tiragem feita com a chapa original de selos que não estão em curso. Também é costume chamar reimpressões, às tiragens feitas oficialmente com chapas novas.

··· S ···

Série - Conjunto de um ou mais selos, com o mesmo tema.

Sem dentear - Selos que não foram denteados.

Sextilha - Conjunto de seis selos.

Selo Adesivo - Selo postal adesivo, por vezes assim chamado para o distinguir do selo impresso numa peça postal, sobrescrito, postal, aerograma, etc.

Selo de Beneficência - Selo emitido sem poder de franquia e cujo uso é obrigatório em determinados dias, destinando-se o seu produto a obras de beneficência.

Selo Comemorativo - Comemorativo

Selo Fiscal-Postal - Alguns selos fiscais tiveram uso postal servindo para franquear correspondência.

Selo Local - Selo emitido numa cidade ou território e destinado unicamente a servir na correspondência trocada dentro dos seus limites.

Selo Novo - Selo que não foi usado postalmente, conservando-se no estado em que foi emitido.

Selo Oficial - Selo emitido para uso de entidades oficiais

Selo Telefone - Selo utilizado para pagar uma chamada telefónica nos postos de correio.

Selo Usado - Selo que cumpriu a sua missão e que foi anulado pelos correios por meio de marca Selo emitido para uso de entidades oficiais

Série - Ao conjunto de selos emitidos dedicado ao mesmo assunto, chama-se série

Se-Tenant - Expressão francesa significando «O que não se separa». É referido filatelicamente como o conjunto de dois ou mais selos, denteados ou não, nos quais o desenho encontra continuidade um no outro Desse modo, eles não devem ser separados, tratando de tê-los para coleccionamento

Sobrecarga - Inscrição impressa num selo e que tem por fim dar-lhe um destino diferente daquele que deveria desempenhar, ou torná-lo utilizável em data diferente da prevista.

Sobrescrito de 1º Dia - Sobrescrito com impressão alusiva a uma emissão no qual se encontram afixados os selos correspondentes obliterados com um carimbo comemorativo do primeiro dia de emissão.

Sobretaxa - Valor impresso num selo alterando-lhe o seu primeiro valor facial deveria desempenhar, ou torná-lo utilizável em data diferente da prevista.

Specimen - Sobrescrito com impressão alusiva a uma emissão no qual se encontram afixados os selos Espécime correspondentes obliterados com um carimbo comemorativo do primeiro dia de emissão.

T
Temática - Assunto ou tema escolhido para sua coleção. UPU - União Postal Universal.

Textura do Papel - Se a rede onde é depositada a pasta for uniformemente entrelaçada, então não deixa marcas e obstem-se um papel "não texturado". Se, pelo contrário, é constituída por fios regularmente dispostos, o desenho formado por estes transmite-se à pasta, ficando o papel "texturado". Do mesmo modo passam à pasta as configurações de peças que se incorporem na rede, conseguindo-se assim o papel filigranado.

Tipografia - Processo de impressão. O desenho é gravado num cunho onde fica em relevo. Na superfície deste último deposita-se a tinta que é transmitida ao papel.

Tira - Conjunto, horizontal ou vertical, de selos não destacados. Ao conjunto horizontal chama-se banda.

Tira de montagem - Sistema de montagem de selos no album sem charneira

Tiragem - Número de exemplares emitidos durante o período em que um selos está em circulação.

Talhe Doce - Processo de impressão. O desenho é gravado em traços cabados nos quais se entranha a tinta, que é depois absorvida pelo papel humedecido. alor impresso num selo alterando-lhe o seu primeiro valor facial

Tarja Fosforescente - Barra de fósforo aplicada num selo para facilitar o manuseamento mecânico das correspondências Espécime

Tête-beche - Par de selos em que as gravuras estão invertidas, uma relação à outra. Pode ser vertical ou horizontal. Processo de impressão. O desenho é gravado em traços cabados nos quais se entranha a tinta, que é depois absorvida pelo papel humedecido.
··· U ···

Urgente - Selo com franquia superior. Serve para que a carta seja entregue com urgência.

··· V ···

Valor Facial - Valor de franquia que aparece impresso no selo.

Valor Omitido - Alguns selos são impressos em duas operações. Numa imprime-se o desenho e noutro o valor. Pode acontecer que uma folha deixe de receber a impressão do valor, passando os selos que a constituem a ser erros.

Variedade - Selo que apresenta alguma diferença em relação ao selo que se considera tipo. As variedades podem consistir em diferenças de tonalidade da cor, diferenças de denteado ou papéism diferença na gravura, etc. Uma variedade pode ser constante (quando se encontra na mesma posição em todas as folhas), não constante ou semi-constante (quandose encontra apenas em algumas folhas)

Vinheta - Selo, sem poder de franquia postal, emitido por uma entidade, oficial ou particular, com o fim de angariar fundos ou como instrumento publicitário. Quando se emitem para fins filatélicos, como seja, publicidade de exposições filatélicas, chamam-se vinhetas filatélicas.

··· W ···

Sem registros.

··· X ···

Xifópagos - Selos reunidos em pares de valores diferentes.

··· Y ···

Sem registros.

··· Z ···

Zepelin - Nome dado antigamente ao transporte postal aéreo.

Fonte de Pesquisa: www.filateli.com.br