Homenagem a Eldo Ivo Klain

 

Sócio Fundador do CFNT

 

 

 

 

            Depois de uma longa enfermidade, faleceu, na manhã de 21 de abril, aos 79 anos de idade, o poeta Eldo Ivo Klain. Nascido no interior de Rolante, mas radicado em Taquara desde a juventude, notabilizou-se por sua intensa atividade cultural, seja pela produção artística, seja pela criação de importantes entidades e eventos do meio, além de uma rica contribuição para o setor educacional. Nesta última, vale destacar sua participação na Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, a Feein, mantenedora das Faculdades de Taquara – Faccat, na qual exerceu vários cargos de diretoria, inclusive o de presidente.

 

            Eldo escreveu centenas de poesias, muitas delas premiadas. Além disso, foi trovador e compositor, com várias obras musicadas e gravadas, radialista e ator de radioteatro e de teatro-amador. É de sua autoria a letra dos hinos de quatro cidades da região: Taquara, Rolante, Igrejinha e Três Coroas. Em 2001, publicou o livro de poemas “Um canto de amor por Taquara”.

 

            Klain foi  idealizador, fundador e dirigente de várias entidades, como a Fraternidade Culturalista Rodolfo von Ihering (Fratri), a Academia Lítero-Cultural Taquarense, a Confraria do Hunsrück e o Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT). Também teve forte atuação no CTG O Fogão Gaúcho, onde exerceu o cargo de patrão, tendo participado da elaboração da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em 1961.

 

            No seu currículo de criação e condução de eventos culturais, constam a Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense, a Seleta de Poesias e Canções, a Vivenda Lítero-Cultural e o Festo Cultural de Ação de Graças. Também foi coordenador-geral dos festejos do centenário de emancipação política de Taquara, em 1986.

 

           

Fonte: Revista Horizontes – Informativo das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT – Nº 55 – Maio / 2011 – Pág. 19.