Catálogo de Moedas Falsas de 960 Réis: Colônia - Reino Unido – Império

Coleção Fernando Brandão Correia


Miguel J. Nuske


 Há cerca de 50 anos, o Dr. Fernando Brandão Correia vem colecionando moedas da coleção brasileira, possuindo hoje um acervo considerável, principalmente de prata, da Colônia, Império e República.

Além de colecionador, o Dr. Fernando sempre foi um estudioso da numismática. Toda a sua coleção foi objeto, peça por peça, de um estudo. Classificação por variantes (dezenas de novas), determinação dos recunhos (aí são milhares), peças dos 20 aos 960 reis, cruzados, 3º sistema, República, é um sem-fim de exemplares e de história da numismática brasileira.

A par deste acervo de emissão “oficial”, coletou ao longo dos anos, uma admirável coleção de moedas falsas principalmente de 960 reis. Não são moedas fundidas, de data indefinida e de nenhum valor numismático. São peças cunhadas, algumas recunhadas, e que circularam por todo o Brasil. Há cunhos grosseiros, outros de lavra excelente, há moedas de prata baixa, de cobre e latão com banho de prata, de níquel (como a clássica 27 tulipas de 1823), e moedas recunhadas em outras de prata de lei, como as três de 1825P recunhadas em 5 francos do Directoire, Napoleão e Luiz XVIII.