FILATELIA E NUMISMÁTICA no RAÍZES DE TAQUARA 2008

 

 

                                                                                                  Claudio Schroeder

 

 

RAÍZES é um encontro que reúne as pessoas de uma comunidade para contarem suas histórias relacionadas com o lugar onde moram, trabalham e vivem.

 

O movimento RAÍZES se propõe a pesquisar, conhecer e divulgar a trajetória de municípios de uma região que tem uma origem comum, nos seus diferentes aspectos: social, político, econômico, cultural religioso, educacional, ambiental, folclórico e outros. Este processo caracteriza-se como uma prática de Educação Patrimonial, na medida em que mobiliza a comunidade que sedia o evento (com duração de três a cinco dias) para o reconhecimento e determinação de política de preservação dos seus bens materiais e imateriais. Constitui momento significativo para o registro dos múltiplos fazeres das comunidades local e da região de que faz parte, produzidos no passado mais distante ou mais próximo, e que deixaram rastros, os quais devem ser preservados e apropriados no presente pelos que nela residem e/ou trabalham. Trata-se, também, de um momento significativo para a socialização das memórias locais e regionais. E Raízes propõe-se, igualmente, através da Memória e da História, oferecer alternativas para embasar soluções aos problemas do presente, respeitando o passado como pilar da construção de um futuro mais promissor para nossas comunidades. E mais: sustenta a compreensão de que a História do Rio Grande do Sul passa necessariamente pela produção das micro-histórias, notadamente dos municípios, cujas relações ajudam a explicar a realidade maior, integrada nos âmbitos nacional e internacional. Véra Lucia Maciel Barroso, Historiadora Patrulhense, Coordenadora Geral do Raízes.

 

A cidade de Taquara/RS sediou a 19ª realização do encontro Raízes com a presença de outros 78 municípios do Rio Grande do Sul.

 

Com o nome oficial Raízes de Taquara – XIX Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha, o evento ocorreu no Clube Comercial entre os dias 28 de março e 02 de abril, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contando com 180 comunicadores que fizeram rápidos relatos, abordando assuntos de natureza histórica; seis painéis e 18 palestras e minipalestras. Esses relatos serão registrados em publicação a ser lançada posteriormente como nome de Raízes de Taquara, volume XIX.

 

A Filatelia e a numismática foram evidenciadas durante esse importante encontro de história por representantes do Clube Filatélico e Numismático de Taquara. Otávio Roth Valentini apresentou a comunicação Numismática: a arte de colecionar dinheiro. Naira Maria Breyer apresentou a comunicação Filatelia e Numismática em Taquara, relatando a história do nosso Clube. Claudio Schroeder apresentou a comunicação Dinheiro Particular na cidade de Taquara em 1900. A presidente do Clube Ivana Müller apresentou a comunicação Rotary em Taquara. Quando a publicação Raízes de Taquara volume XIX,  estiver disponível iremos reproduzir as comunicações para o nossos associados.

 

Entre as diversas atividades paralelas ao Encontro ocorreu uma feira de livros ligados ao tema. Uma publicação registra uma medalha inédita de Taquara datada de 1896. Estou escrevendo uma nota específica sobre esse raro exemplar agora divulgado.