INTERCÂMBIO ENTRE

 

ASSOCIAÇÕES DE NUMISMÁTICA SUL AMERICANAS

 

                                Claudio Schroeder

 

 

O intercâmbio entre Associações de Numismática Sul Americanas ficou mais forte no mês de janeiro de 2008. Entre os dias 04 e 07 ocorreu a vista a Porto Alegre dos argentinos Carlos Damato, de Rosario - Santa Fé, Presidente da Federación de Entidades Numismáticas y Medallísticas Argentinas (FENYMA) e Roberto Díaz, de Salta, membro correspondente da Academia Argentina de Numismatica y Medallística, que após se estendeu a Florianópolis no Estado de Santa Catarina. Além de aproveitar as férias os dois divulgaram a realização de encontro argentino de numismática.

O evento vai ocorrer na cidade de Rosário nos dias 24 e 25 de maio próximo na sede do Museo Histórico Provincial de Rosário Dr. Julio Marc, situado no Parque da Independência.

Com o nome de SEGUNDO SEMINARIO INTEGRAL DE NUMISMATICA terá a apresentação de palestras e será organizado pelo Círculo Numismático de Rosário. Criado em 07.09.1952 o clube possui site http://www.cnros.com.ar e la Biblioteca más amplia sobre el tema del interior de la República Argentina, superando los 4.500 volúmenes. Oportunamente divulgaremos a programação completa.

Em Porto Alegre os dois foram recebidos pelos  numismatas Carlos Eduardo Viera dos Santos, Romulo Tardivo e Claudio Schroeder da Sociedade Gaúcha de Numismática/Clube Filatélico Numismático de Taquara e Antônio Paulo Ribeiro associado do Clube Filatélico Numismático de Taquara e da Sociedade Filatélica Rio Grandense em cuja sede ocorreu a troca de publicações, lembranças numismáticas para o acervo e biblioteca das associações numismáticas representadas e o tradicional registro fotográfico. (vide fotos). Entre as lembranças numismáticas recebidas relacionamos: medalhas da FENYMA, Bandeja de metal com dedicação gravada para a Sociedade Gaúcha de Numismática, vários “CDs” com cópias de boletins de numismáticas, boletins do Museu do Banco Central Argentino além de “moedas FC” argentinas do ano de 2007 e algumas cédulas  argentinas antigas. Entre as lembranças, em especial, detalhamos o livro “Historia del Banco de La Provincia de Buenos Aires 1822-1997”. Uma rica edição em dois alentados volumes publicado em Buenos Aires no ano de 1997.

 Em contra partida os visitantes receberam alguns folhetos de museus brasileiros sobre numismática, boletins de associações brasileiras de numismática e a programação dos encontros de numismática no Brasil para o ano de 2008, com destaque para o encontro da Sociedade Gaúcha de Numismática em março e o encontro do Clube Filatélico e Numismático de Taquara em outubro.

Os dois não conheciam esse outro clube de numismática gaúcho e prontamente ofereceram algumas moedas, cédulas e medalhas para o seu acervo.

Todas as lembranças recebidas serão posteriormente entregues as entidades na primeira reunião social do ano de 2008.

Já em Florianópolis os dois foram recebidos pelo numismata gaúcho Pedro Pinto Balsemão (2º Vice Presidente do CFNT  e associado da SGN  entre outras) que está de férias em sua “reserva ecológica” nos mares catarinense. Balsemão auxiliou no encontro dos visitantes argentinos com o Ademar Goeldner da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina.