Clube Filatélico e Numismático de Taquara
 

  Lançamento do Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado da Chama Crioula

  O município de Taquara sedia um dos eventos de maior repercussão do País e o mais importante relacionado à cultura do povo gaúcho: o Acendimento da Chama Crioula. Na sua 64ª edição, o evento abre oficialmente os festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul. Cavalarianos de diversas partes do Estado e do Brasil estarão representando suas cidades e regiões, buscando a centelha que une a nação gaúcha. Em 2011, a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcha – MTG completa 50 anos da sua redação oficial, realizada na sede do CTG O Fogão Gaúcho de Taquara.

Para homenagear este importante evento da tradição gaúcha, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - www.correios.com.br - estará promovendo na Cerimônia do 64º Acendimento Estadual da Chama Crioula em Taquara, o lançamento oficial do Carimbo Comemorativo alusivo ao Cinquentenário da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

Data: 20 de agosto (sábado) às 16 horas

Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Endereço: Rua Julio de Castilhos no Largo da Prefeitura Municipal de Taquara - RS

Informações:   Chama Crioula 2011 - www.chamacrioula.net.br
  Prefeitura Municipal de Taquara - www.taquara.com.br

O carimbo comemorativo é uma criação da artista Suzana Pereira Schuwchuw e apresenta a logomarca do evento fazendo referência aos 50 anos da Carta de Princípios, aprovada no 8º Congresso Tradicionalista, em Taquara, no ano de 1961 e ao período de 20 de agosto a 20 de setembro, datas do início e do encerramento dos Festejos Farroupilhas no Estado. O desenho apresenta a imagem de João Carlos Paixão Côrtes, membro do Grupo dos Oito, que, por meio de uma centelha da Pira da Pátria, em 1947, deu origem à Chama Crioula. Circundando a vinheta, observam-se os dizeres "Cinquentenário da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho - Taquara - RS" e na parte inferior interna "Correios - 20/08 a 20/09/2011". Já o selo personalizado alusivo ao Acendimento da Chama Crioula também traz a logomarca do evento realizado em Taquara.





A cerimônia do lançamento do carimbo comemorativo foi oficializada pelo diretor regional dos Correios no Rio Grande do Sul, Jair Batista Antunes e pela gerente da agência dos Correios de Taquara, Naira Maria Breyer. Realizaram a obliteração o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e representante do governador do Estado do Rio Grande do Sul Tarso Genro, Rody Pedro Borguetti; o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini; o prefeito municipal de Taquara, Délcio Hugentobler; a vice-prefeita, Michelle Franck Sápiras; o presidente dos Festejos da Chama Crioula, Aécio Gampert e pelo vice-presidente da comissão, José Roberto Fischborn.
Clique aqui para ver as fotos do evento.






Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP