Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2008 - Novembro e Dezembro Mais Notícias



24.12.08


23.12.08
Agência dos Correios de Taquara é destaque em nível nacional

Clique para ampliar Clique no Certificado para ampliar  

A agência dos Correios de Taquara recebeu o Certificado "Projeto Valorização Força de Vendas Varejo - 2008", pela distinção de agência destaque em eventos envolvendo a comunidade na divulgação de produtos, serviços e filatelia. Este prêmio é oferecido pelos Correios as agências com melhor desempenho no Brasil.
Segundo Naira Maria Breyer, gerente da agência local, provavelmente em março ou abril do próximo ano, será realizado a mudança para o novo prédio dos Correios, que atualmente se encontra em construção. Com as novas instalações, haverá melhores condições de trabalho para os funcionários. Já os clientes serão beneficiados com um espaço mais amplo e confortável para o atendimento, contando inclusive com uma área para exposições filatélicas e culturais.



22.12.08
Clube Filatélico e Numismático de Taquara recebe reconhecimento dos Correios pela promoção da Filatelia


Ana Lúcia Schweitzer e Naira Maria Breyer do CFNT na reunião almoço dos Correios
 

No dia 3 de dezembro, ocorreu no restaurante do Swan Tower Flat Residence uma reunião almoço promovida pela área comercial da Gerência Regional dos Correios de Novo Hamburgo. Estiveram presentes na ocasião, diretores e gerentes da empresa e também de diversos segmentos da comunidade regional.
O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, foi convidado para participar pelo reconhecimento ao apoio e pela divulgação da Filatelia em âmbito local, regional e nacional. Estiveram representando a entidade, Ana Lúcia Schweitzer, presidente do CFNT e Naira Maria Breyer, 1ª vice-presidente e gerente da agência dos Correios de Taquara.



21.12.08
O Informativo Filatelia77 destaca o site da EXPOCARD - Exposição Virtual de Cartões-Postais -
http://www.expocard.org.br, que tem por objetivo manter uma exposição permanente na internet de cartões-postais de alta qualidade. Clique aqui para ler o informativo.

20.12.08
Prefeitura de Taquara apresenta cartões postais alusivos ao Centenário do Palácio Coronel Diniz Martins Rangel

Na cerimônia de obliteração do carimbo comemorativo ao Centenário do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, a Prefeitura Municipal de Taquara apresentou quatro cartões postais confeccionados especialmente para comemorar esta importante data. Segundo Carlos Eduardo Trott, do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, "a Intendência Municipal foi inaugurada em 21 de dezembro de 1908 pelo Coronel Diniz Martins Rangel. A administração desta forma instala-se ali por meio da elevação da categoria de Vila à Cidade. A Lei C-27/82 de 20 de dezembro de 1982 denomina a edificação atualmente como Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel". Confira abaixo os cartões postais. A arte gráfica é de Milton Zanini Jr. e a fotografia de Magda Rabie.

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Cartões postais comemorativos ao Centenário do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel (Clique para ampliar)

Na seqüência foi oficializado a criação do Arquivo Histórico Municipal de Taquara, que passa a funcionar no Departamento de Cultura, tendo como patrona a pesquisadora e escritora taquarense Maria Eunice Müller Kautzmann. Após foi a vez do lançamento do livro "Raízes de Taquara", organizada pelos historiadores Vera Lucia Maciel Barroso e Paulo Gilberto Mossmann Sobrinho.


Livro Raízes de Taquara
 

A obra literária traz os mais de 200 artigos apresentados no 19º Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha, realizado em Taquara entre os dias 28 de março e 2 de abril de 2008. Entre eles, sete textos são de autoria de associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT. São eles:

  • "A História do Rotary Club em Taquara", de Ivana Müller;
  • "A Trajetória do Imigrante Alemão Johann Jacob Klein", de Paulo Oscar Klein;
  • "Dinheiro Particular na Cidade de Taquara em 1900", de Claudio Schroeder;
  • "A Filatelia em Taquara", de Naira Maria Breyer;
  • "Lavanderia Gaúcha", de Eunice Medeiros;
  • "Numismática: a Arte de Colecionar Dinheiro", de Otávio Roth Valentini;
  • "Um Dinamarquês que fez História na Taquara do Mundo Novo", de Ana Lúcia Schweitzer.

O livro da Editora EST totaliza 1.568 páginas, em dois volumes, com tiragem inicial de 1.000 exemplares.



19.12.08
Cartas postadas em Taquara terão selo comemorativo ao prédio da Prefeitura

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, na noite de terça-feira, dia 16, o Carimbo Comemorativo em homenagem aos 100 anos do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel. Estiveram presentes no ato de obliteração das peças filatélicas e assinatura do Livro de Ouro o prefeito de Taquara, Cláudio Kaiser, promotora de Justiça, Ximena Cardozo Ferreira, secretário de educação e cultura, Silvio Quintino de Mello, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Ana Lúcia Schweitzer e o diretor regional dos Correios no Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida.

O diretor regional dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida, fez a entrega da arte positiva da matriz do carimbo para o prefeito Cláudio Kaiser, como lembrança do evento. Em seu discurso Larry ressaltou que o carimbo marca algo significativo à população taquarense. "É um marco na cultura do município, a beleza deste prédio será lembrada por muitas e muitas gerações", afirmou o diretor.


Larry Manoel Medeiros de Almeida, Diretor Regional dos Correios no RS, Cláudio Kaiser, Prefeito Municipal de Taquara e Ana Lúcia Schweitzer, Presidente do CFNT
 

O prefeito Claúdio Kaiser disse que, além de Taquara, outras cidades poderão conhecer o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel. "A importância deste evento nos faz refletir sobre a história do povo que aqui viveu, vive e de muitos que ainda virão a morar neste município. Esperamos que as próximas gerações preservem a história e lutem por ela", lembrou o prefeito.
Com este lançamento será divulgado os 100 anos do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel para o Brasil e o mundo, pois toda correspondência postada na agência de Correios de Taquara nos próximos 30 dias terá a aposição do carimbo comemorativo.

O carimbo comemorativo documenta a história, e após o seu prazo de utilização, será encaminhado ao Museu Postal dos Correios, em Brasília, onde fará parte do acervo. Lá, será marca perene, e fonte de pesquisa histórica.

Fonte: Vinicius Linden / TCA - Portal Paranhana On-line (19/12/08) - Taquara (RS) - www.paranhana.com.br

17.12.08
Empresa de Correios de Taquara lançou carimbo comemorativo

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, na noite de ontem (16), o Carimbo Comemorativo em homenagem aos 100 anos do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel. Estiveram presentes no ato de obliteração das peças filatélicas e assinatura do Livro de Ouro o prefeito de Taquara, Cláudio Kaiser, promotora de justiça, Dra. Ximena Cardozo Ferreira, secretário de educação e cultura, Silvio Quintino de Mello, Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Ana Lúcia Schweitzer e o Diretor Regional dos Correios no Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida.

O Diretor Regional dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida, fez a entrega da arte positiva da matriz do carimbo para o Prefeito Cláudio Kaiser, como lembrança do evento. Em seu discurso Larry ressaltou que o carimbo marca algo significativo à população taquarense. "É um marco na cultura do município, a beleza deste prédio será lembrada por muitas e muitas gerações", afirmou o diretor.

 

O prefeito Claúdio Kaiser disse que, além de Taquara, outras cidades poderão conhecer o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel. "A importância deste evento nos faz refletir sobre a história do povo que aqui viveu, vive e de muitos que ainda virão a morar neste município. Esperamos que as próximas gerações preservem a história e lutem por ela", lembrou o prefeito.

Com este lançamento será divulgado os 100 anos do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel para o Brasil e o mundo, pois toda correspondência postada na agência de Correios de Taquara nos próximos 30 dias terá a aposição do carimbo comemorativo. O carimbo comemorativo documenta a história, e após o seu prazo de utilização, será encaminhado ao Museu Postal dos Correios, em Brasília, onde fará parte do acervo. Lá, será marca perene, e fonte de pesquisa histórica.

Carimbo Comemorativo do Centenário do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel - Criação: Milton Zanini Jr.

Fonte: Magda Rabie - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal (17/12/08) - Taquara (RS) - www.taquara.com.br

História da Prefeitura Municipal de Taquara - Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel

A Prefeitura Municipal de Taquara representa um patrimônio presente para o município, agindo como elemento histórico e identificador. Para o município é impossível não lembrar de sua história sem passar pelo Palácio Municipal. A Intendência está viva na memória das pessoas. O Paço Municipal simboliza muito mais do que a representação do poder em Taquara, ele simboliza o próprio município, tal é o seu valor histórico arquitetônico. O edifício foi projetado para abarcar inúmeras repartições públicas como as partes administrativas, setor de obras e até mesmo relacionadas a atividades culturais, como biblioteca e museu.

Sua construção realizou-se no ano da elevação de Taquara a condição de cidade conforme decreto 1404 de 19 de dezembro de 1908, destacando-se o crescente desenvolvimento que aflorava o município nesta época, município este, que centralizava a região, uma vez que, os atuais municípios de Canela, Gramado, Três Coroas, Igrejinha e Parobé, estavam sob os auspícios de Taquara, que representava assim o centro econômico e administrativo destes municípios que compõe atualmente grande parte do Vale do Paranhana e região das Hortências. O prédio que está localizado a Prefeitura Municipal de Taquara é um patrimônio que faz parte da história do município, e exatamente neste ano de 2008, realiza seu centenário.

Fonte: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - www.correios.com.br



Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel - Prefeitura de Taquara
 
"Histórico da Intendência Municipal da Taquara do Mundo Novo", é o artigo de Alex Juarez Müller, acadêmico de História das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Segundo o autor, o texto tem por objetivo "realizar breve histórico desse importante patrimônio taquarense, bem como mostrar a sua importância enquanto patrimônio histórico. O prédio em que está localizada a Prefeitura Municipal de Taquara é um patrimônio que faz parte da história do município, e exatamente neste ano (2008) que se realiza seu centenário".

Clique aqui para ler o artigo.


14.12.08
Carimbo comemorativo, cartão postal e selo personalizado em homenagem a Análio Feijó Borges

Clique para ampliar  

A Federação Brasileira de Filatelia - http://www.febraf.org, prestou uma homenagem ao fundador e ex-presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, Análio Feijó Borges, falecido em 24 de maio de 2007. A cerimônia aconteceu na abertura do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, com o lançamento oficial de um carimbo comemorativo. Após a sua apresentação no dia 16 de outubro, as correspondências que foram enviadas de Taquara para outras cidades, estados e países, receberam o carimbo, durante um período de 30 dias. Depois de passar por Porto Alegre e Rio de Janeiro, o carimbo será levado para o acervo do Museu Postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, em Brasília.
Na mesma cerimônia, também foi apresentado ao público presente, um cartão postal e um selo personalizado, especialmente criados para o evento. Estas iniciativas foram uma forma de homenagear a memória de Análio Feijó Borges, principalmente no meio filatélico e numismático, onde ele desempenhava um papel de destaque.
Clique aqui para ler a biografia de Análio Feijó Borges, de autoria de Valéria Borges Zwetsch.

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Carimbo comemorativo, cartão postal e selo personalizado em homenagem a Análio Feijó Borges (Clique para ampliar)

10.12.08
Encontro de Multicolecionismo de Belo Horizonte

De 18 a 20 de dezembro acontecerá o Encontro de Multicolecionismo de Belo Horizonte - MG, com exposição de cartões telefônicos, cédulas, moedas, selos, figurinhas, entre outros ítens de coleção. O evento será realizado no Hotel Esplanada, localizado na Avenida Santos Dumont, 304 (próximo a rodoviária), no centro de Belo Horizonte. A organização é do telecartofilista João Marcelo Arriola. Mais informações podem ser obtidas no telefone (31) 3273.5311 ou pelo e-mail xaviercolecoes@gmail.com e marcelcart@yahoo.com.br.

08.12.08
Reunião mensal de Novembro foi a última do ano do Clube Filatélico e Numismático de Taquara

No dia 29 de novembro ocorreu no Restaurante do Clube Comercial a última reunião do ano de 2008 do Clube Filatélico e Numismático de Taquara. Neste encontro foi apresentado aos associados as avaliações realizadas entre os expositores do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, organizado pelo CFNT. As avaliações servirão de subsídio para qualificar ainda mais o evento do próximo ano, que já está com a sua data marcada nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2009. No final da reunião, foi realizado uma confraternização de fim-de-ano entre os associados. Clique aqui para ver as fotos da festa.


Associados do CFNT durante a reunião mensal de novembro


Túlio Verçoza Severo (em pé à esquerda), associado do CFNT, coordenando o leilão

04.12.08
O Informativo Filatelia77 desta semana destaca a Programação Filatélica 2009 com os lançamentos de selos dos Correios para o próximo ano. Clique aqui para ler o informativo.

28.11.08
Projeto "Papai Noel dos Correios" busca resgatar o espírito natalino


Projeto "Papai Noel dos Correios" tem nova edição neste Natal
  Os associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT estão apoiando o projeto "Papai Noel dos Correios", ação social que é promovido anualmente pelos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) durante o período natalino. Para participar da campanha, basta ir até uma das agências dos Correios e retirar uma das cartinhas de crianças carentes de 0 a 12 anos, que fazem pedidos de presentes para o Papai Noel. O próprio Correio se encarregará de fazer a entrega sem custo algum para quem adotar uma das milhares de cartas colocadas a disposição.
Segundo Naira Maria Breyer, gerente dos Correios de Taquara e 1ª Vice-Presidente do CFNT, a preferência é por pedidos de brinquedos em geral, material escolar, roupas, calçados e bicicletas, sendo descartados solicitações de equipamentos eletrônicos, remédios (por exigirem prescrição médica) e alimentos, com exceção de vale-cesta.
Clique aqui para mais informações.


24.11.08
O Boletim Eletrônico Filacap On Line nº 6 destaca a Medalha de Ouro recebida pelos Correios do Brasil na Exposição Filatélica da União Postal Universal (UPU), realizada entre 29 de outubro e 5 de novembro, na cidade de Berna, na Suiça, com a Coleção "Janelas para o Mundo". Clique aqui para ler.

22.11.08
O Informativo Filatelia77 desta semana destaca a Exposição Filatélica Sul Brasileira - Sulbrapex 2008, que acontecerá de 22 a 29 de novembro no Prédio Histórico dos Correios, no centro da cidade de São Paulo. Clique aqui para ler o informativo.

21.11.08
Lançado na internet o "Pequeno Dicionário Filatélico Penny Black"

 

Foi lançado na internet a primeira fase do "Pequeno Dicionário Filatélico Penny Black", de autoria de Ana Lúcia Loureiro Sampaio, da Filatélica Penny Black, de São Paulo - http://www.portaldoselo.com.br.
Segundo a autora, o dicionário é "um ponto de partida para ir sendo ampliado a medida que eu conseguir lembrar-me de outros termos que precisam entrar nesse dicionário. Até mesmo, conto com a ajuda de vocês, com suas perguntas, críticas e sugestões para poder prosseguir nesse trabalho. Um dicionário, penso eu, nunca fica pronto, sempre surge um termo aqui outro ali para ser acrescentado. Peço, como sempre, que aqueles que sabem muito, ajudem-me a ajudar os que ainda sabem pouco." O dicionário pode ser acessado no site da Filatélica Penny Black.
Clique aqui para baixar.


17.11.08
O Informativo Filatelia77 faz uma referência muito elogiosa a organização do nosso 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, mas também demonstra que mais que um evento cultural, o encontro de Taquara é também uma grande confraternização de amigos que tem em comum a paixão pela filatelia e a numismática. A participação da Filatelia77, assim como dos demais expositores, foi fundamental para o sucesso deste ano. É com esta certeza que esperamos reencontrar a todos novamente em 2009. Clique aqui para ler o informativo.

12.11.08
Clube Filatélico e Numismático de Taquara recebeu a doação de livros sobre numismática


Claudio Schroeder e Ana Lúcia Schweitzer, presidente do CFNT
 </