Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Agosto Mais Notícias
 
29.08.09
Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo completa 50 anos de fundação

  A Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo - SFN-NH está completando seu cinquentenário de fundação no dia 30 de agosto de 2009. Para comemorar esta importante data, será realizado neste sábado um encontro comemorativo. Clique aqui para mais informações. O jornal NH de Novo Hamburgo - RS publicou no dia 27 de agosto uma reportagem sobre o assunto. Clique aqui para ler. Também apresenta uma entrevista em vídeo com o seu presidente, Sr. Adrianus Vogelaar, contando sobre a fundação e a programação do evento. Clique aqui para ver.
O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT estará participando desta confraternização, realizando a sua reunião mensal de agosto no encontro da Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo.

28.08.09
  O Informativo Filatelia77 nº 255 apresenta a Programação Filatélica de 2010 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, escolhidos na 107ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional e homologada pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa. Também destaca o Cinquentenário da Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo - RS, presidida pelo Sr. Adrianus Vogelaar.
Clique aqui para ler o informativo.

27.08.09
  O Informativo Filacap On Line nº 30, editado por Jose Mauricio do Prado da Associação Cultural Filacap - http://ac.filacap.sites.uol.com.br, destaca o nosso 6° Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS, que acontecerá nos dias 15,16 e 17 de outubro de 2009. Para receber gratuitamente por correio eletrônico o Informativo Filacap On Line, envie um e-mail para ac.filacap@uol.com.br.
24.08.09
O Jornal do Colecionador, blog na internet editado por Pedro Brasil Jr. apresenta uma interessante matéria sobre o "Presidente Filatelista", referindo-se a Franklin Delano Roosevelt, o 32º presidente dos Estados Unidos da América. Também destaca o nosso 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS, promovido pelo CFNT. Acesse http://www.jornaldocolecionador.blogspot.com para ler.

  O Informativo Filatelia77 nº 254 destaca uma série de selos emitidos pelos Correios de San Marino em homenagem ao Ano Europeu da Criação e Inovação que serão impressos com efeitos tridimensionais, que poderão ser observados utilizando-se um "estereoscópio", que será vendido junto com os selos. Clique aqui para ler o informativo.

21.08.09
A Sociedade Numismática Brasileira - SNB - http://www.snb.org.br, promove nos dias 21 e 22 de agosto, no Hotel Ca´d´Oro, em São Paulo, o Encontro Especial de Agosto. O inicio na sexta-feira será às 18h e no sábado, a partir das 15h 30min, com a apresentação da palestra do Diretor Hilton Lúcio sobre as primeiras moedas cunhadas na antiga Grécia. Também está prevista uma breve apresentação sobre o Projeto SNB nas Escolas pelas educadoras contratadas pela Sociedade Numismática Brasileira.

20.08.09
César Cielo é homenageado pelos Correios com medalha e selo personalizado

César Cielo (esquerda) e Geraldo Mendes da Silveira   O campeão e recordista mundial de natação César Cielo recebeu no dia 12 de agosto, em sua cidade natal, Santa Bárbara d'Oeste - SP, uma homenagem dos Correios, patrocinadora oficial da equipe brasileira de esportes aquáticos. Foi oferecida uma folha de selos personalizados com a imagem do nadador com as duas medalhas de ouro conquistadas em Roma e uma medalha com a réplica do selo personalizado folheado a ouro. A peça, produzida exclusivamente para a homenagem, leva a inscrição das conquistas de César Cielo nos 50 e 100 metros livre. Para fazer a entrega foi escolhido o filatelista de Campinas Geraldo Mendes da Silveira, de 78 anos e 67 de colecionador, sendo um dos mais antigos em atividade no Brasil. Geraldo Mendes da Silveira pronunciou uma palestra no CTC - Centro Temático de Campinas, sobre a sua coleção "Os Primeiros Selos do Mundo - 1840 a 1850". Nesta palestra foi abordada as transformações históricas e geográficas ocorridas nos primeiros países que lançaram selos. Veja a homenagem a César Cielo e a palestra de Geraldo Mendes da Silveira, no site Pan Colecionismo Temático - http://www.pancolecionismo.com, editado por José Henrique Almeida Marques.


19.08.09
Encontros Paulistanos de Filatelia: arte, cultura e lazer nos selos postais

Agência Filatélica D. Pedro II, prédio histórico dos Correios na cidade de São Paulo  
Venha conhecer o mundo da Filatelia e as histórias que os selos têm para contar. Mais que bate-papos filatélicos, os Encontros Paulistanos de Filatelia são uma oportunidade para conhecer os diversos tipos de coleção de selos, tirar dúvidas com filatelistas mais experientes, visitar exposições e assistir a palestras e cursos. Os encontros ocorrem no último sábado de cada mês, das 10h às 12h, durante o horário de funcionamento da Agência Filatélica D. Pedro II, no Prédio Histórico dos Correios, na Av. São João, no centro da cidade de São Paulo - SP. Participe e descubra a arte e a ciência de colecionar selos postais e confira os últimos lançamentos em filatelia dos Correios.

Os Encontros Paulistanos de Filatelia tem o apoio dos Correios - Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana e a organização da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo - FEFIESP, Associação Brasileira de Filatelia Temática - ABRAFITE, Associação Brasileira de Carimbologia - ABRACAR, Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos - ABRAJOF e da Sociedade Philatelica Paulista - SPP. Mais informações com a Seção de Ações Institucionais e Marketing Promocional - ASCOM, no telefone (11) 3227-9461.

Fonte: Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo - FEFIESP - http://www.fefiesp.com.br


1ª Exposição Filatélica Estadual da Classe Um Quadro na cidade de São Paulo - SP

  A Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo - FEFIESP - http://www.fefiesp.com.br, convida para a 1ª Exposição Filatélica Estadual da Classe Um Quadro, que acontecerá no período de 20 a 31 de agosto. O local da exposição será na Agência Filatélica D. Pedro II, no Prédio Histórico dos Correios, na Av. São João, no centro da cidade de São Paulo - SP. O horário para o público será das 9h às 17h, com acesso livre às solenidades e eventos. A Cerimônia de Premiação está marcada para o dia 29 de agosto, as 11h 30min.
A comissão organizadora da 1ª Exposição Filatélica Estadual da Classe Um Quadro é composta pelo Presidente Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. e pelo Comissário Geral João Roberto Baylongue. O apoio é da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos - ABRAJOF, com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Federação Brasileira de Filatelia - FEBRAF e da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo - FEFIESP.

17.08.09
Revista digital Panorama Numismático da Espanha com periodicidade semanal na internet



O Boletín Electrum -
http://ar.geocities.com/fenyma/bol-electrum.htm, editado mensalmente pela Federación de Entidades Numismáticas y Medallísticas Argentinas - FENYMA, apresenta nesta edição do mês de agosto o site espanhol Panorama Numismático - http://www.panoramanumismatico.com. Editado pela Associação Espanhola dos Numismáticos Profissionais - AENP - http://www.aenp.org, é a única revista numismática digital com periodicidade semanal na internet da atualidade, com notícias, informações, opiniões e artigos da numismática da Espanha e mundial.

153º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina em Blumenau

Nos dias 26 e 27 de setembro acontece o 153º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina, na cidade de Blumenau. A promoção é do Clube Filtatélico de Blumenau, entidade sem fins lucrativos que neste ano completou 70 anos de fundação, tendo como Presidente o Sr. Jorge Alexandre Kuhn. O apoio é dos Correios - Agência Filatélica de Blumenau e da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina – FEFINUSC. O Encontro será realizado no Centro Cultural 25 de Julho, na Rua Alberto Koffke, 354, em Blumenau - SC. Mais informações sobre o evento com o Sr. Arno Märtin, através do e-mail jorgek@tecnosan.com.br ou pelo telefone (47) 3328-2481.

15.08.09
Cinquentenário da Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo

Clique para ampliar  
A Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo - SFN-NH está completando 50 anos de fundação em 2009. Para comemorar o seu cinquentenário, será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 10 horas, um encontro com exposição de envelopes Zeppelin, moedas e cédulas e, após o almoço, será realizada uma venda sobre ofertas (leilão).

Clique na imagem do Convite ao lado para ampliar

O local será no Restaurante Olé Armazém Mexicano, na Rua Gomes Portinho, nº 448, no centro da cidade de Novo Hamburgo - RS. Mais informações com o Sr. Adrianus Vogelaar, Presidente da SFN-NH, no e-mail vogelaar@terra.com.br ou pelo telefone (51) 3398-9174.

Reunião de agosto do CFNT será realizado no encontro da Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo

A reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT marcada para sábado, dia 29 de agosto, será realizada na cidade de Novo Hamburgo, ao contrário do tradicional encontro no Clube Comercial de Taquara. O motivo foi o convite feito pela Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo, por intermédio do seu Presidente, Sr. Adrianus Vogelaar, para participar da comemoração dos 50 anos de fundação desta tradicional entidade do Vale do Rio dos Sinos. Segundo Ana Lúcia Schweitzer, Presidente do CFNT, a "Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo é muito importante para o Clube Filatélico e Numismático de Taquara e nos sentimos honrados com o convite." Os associados do CFNT estão convidados para estarem presentes na confraternização desta sociedade cinquentenária.

14.08.09
Conheça os artigos do filatelista Américo Rebelo publicados em sites da internet no Brasil e em Portugal

O português Américo Rebelo é jornalista filatélico e autor de diversos artigos em sites, jornais e revistas e 1° Secretário do
Clube de Coleccionadores de Gaia, de Vila Nova de Gaia, em Portugal.
Na seção de Textos do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, estão disponíveis os artigos "A Columbofilia nas Olimpíadas", "Egas Moniz visto através da Filatelia, Literatura, Monumentos e Notafilia" e "Dia Internacional da Criança visto através da Filatelia Portuguesa". Clique aqui para acessar. Como filatelista e colecionador da temática Aves, possui artigos sobre este tema publicados no site brasileiro Selos e Filatelia. No portal da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - AFSC, possui na seção Exposição Virtual de Filatelia Um Quadro, a coleção "A História do Benfica contada através da Filatelia".
Em Portugal, escreve crônicas sobre o Clube Sport Lisboa e Benfica de Portugal no blog Viva o Benfica. Também possui diversos artigos publicados no site do Núcleo de Filatelia de Faro, como "Visitas do Papa João Paulo II vistas pela filatelia" e "O mundo da Filatelia", entre outros. Clique nos links acima para ler os textos de Américo Rebelo.


  O Informativo Filatelia77 nº 253 apresenta a Programação da IX Exposição Filatélica Regional Norte e Nordeste - Nordex 2009, que acontecerá de 18 a 23 de agosto, em Fortaleza - CE. Destaque para a notícia referente ao 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS, promovido pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, que já tem presença confirmada da Filatelia 77, a exemplo do ano passado. Clique aqui para ler o informativo.

13.08.09
Comunidade Evangélica de Taquara comemora 155 anos de fundação com lançamento de selo personalizado


Selo personalizado dos 155 anos da IECLB
  A Comunidade Evangélica de Taquara, filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) comemorou no dia 26 de Julho, na Igreja da Paz, os 155 anos de presença religiosa na cidade de Taquara, iniciados no ano de 1854.

Para conhecer a história, leia o texto de autoria do Pastor Valmor Haag e de Elaine Miriam Haag.

Para homenagear esta data, ocorreu o lançamento de um selo personalizado comemorativo aos 155 anos, com a imagem da Igreja da Paz, que foi construída em 1935 em estilo neo-gótico alemão.

Participaram da cerimônia, o Pastor Valmor Haag, de Taquara; o Pastor Homero Severo Pinto, 1º Vice-Presidente da IECLB; Naira Maria Breyer, gerente da agência local dos Correios e 1ª Vice-Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT; César Becker, gerente de atendimento dos Correios no RS; Délcio Hugentobler, Prefeito Municipal de Taquara; Fabiano Tacachi Matte, Presidente da Câmara de Vereadores; Marina Helena Grün, Presidente do Conselho Sinodal Nordeste Gaúcho e Nélio Fleck, Presidente da Comunidade Evangélica de Taquara.


Da esquerda para a direita: Pastor Homero Severo Pinto, Marina Helena Grün, Naira Maria Breyer, Délcio Hugentobler, Fabiano Tacachi Matte, César Becker, Nélio Fleck e o Pastor Valmor Haag na Igreja da Paz da IECLB

11.08.09
150º Aniversário de lançamento do primeiro selo da Colômbia


Série dos primeiros selos emitidos na Colômbia em 1º de setembro de 1859
  O site da internet "Amigos de la Filatelia Temática en Colombia" - AFITECOL, da cidade de Bogotá, na Colômbia, apresenta um artigo de autoria de Geraldo López-Jurado sobre os primeiros selos

do mundo. Clique aqui para ler. Em 1º de setembro de 2009 será comemorado o sesquicentenário da emissão do primeiro selo da Colômbia, composto por uma série de 5 selos com valores faciais de 2.5, 5, 10 e 20 centavos e 1 peso, com a imagem do escudo da Confederação Granadina, nome atual da República da Colômbia. Para comemorar este importante acontecimento, o Ministério das Comunicações do governo colombiano abriu um concurso público para o desenho do "Sesquicentenario de la primera estampilla en Colombia". Clique aqui para obter mais informações.

07.08.09
Abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS

  Nos dias 15,16 e 17 de outubro de 2009 acontecerá o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS. O evento com entrada franca ocorrerá das 9h às 18h no Clube Comercial, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2735, no centro da cidade de Taquara. A promoção é do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Taquara, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICSVP, Citral Transporte e Turismo e CR Sistemas e Web.
As mesas para os comerciantes podem ser adquiridas ao preço de R$ 130,00, estando incluído um jantar com baile de confraternização com a apresentação do grupo folclórico do CTG "O Fogão Gaúcho". Também está previsto um leilão e a exposição de coleções diversas. Mais informações no site
www.cfnt.org.br, no e-mail cfnt@tca.com.br ou pelo telefone (51) 9865.7426, com Ana Lúcia Schweitzer, Presidente do CFNT.
Veja o cartaz, o folder e a programação do encontro. A criação gráfica é da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.


O encontro deste ano apresentará como novidade um espaço para a exposição de coleções diversas. Os associados do CFNT que estejam interessados em participar, devem remeter um e-mail com o motivo e o espaço que sua coleção ocupará a fim de se verificar a viabilidade do local. Outra atração será o tradicional leilão que acontecerá no dia 16 de outubro, às 19 horas. Os associados do CFNT deverão igualmente enviar por e-mail as planilhas digitadas no modelo em Excel (a exemplo de 2008), com as peças que serão leiloadas. Segundo a Presidente do CFNT, Ana Lúcia Schweitzer, "é importante que se coloquem peças interessantes no leilão para que todos os participantes sejam beneficiados".

06.08.09
Clube Filatélico e Numismático de Taquara participa de curso de elaboração de projetos para a área cultural


Curso ocorreu na Diretoria de Cultura junto ao Museu Histórico Adelmo Trott
  O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT participou nos dias 31 de julho e 1º de agosto do Curso Políticas Públicas para a Cultura, promovido pela Diretoria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Taquara. O curso foi ministrado por Fabiana Menini e Fabio Kossmann, do Instituto Trocando Idéia de Tecnologia Social, de Porto Alegre - RS. O curso contou com a presença de outras entidades culturais sem fins lucrativos e que promovem a cultura na cidade de Taquara. O objetivo do curso foi de orientar as instituições interessadas em verbas públicas e privadas a conhecer quais são as fontes de financiamento para projetos culturais, abrangendo a Lei Rouanet, Lei de Incentivo a Cultura do RS, Fundo Nacional de Cultura e Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses - Siconv.

05.08.09
Correios lança blog sobre Filatelia na internet

No último sábado, 1º de agosto, quando se comemorou o Dia do Selo Postal Brasileiro, os Correios presentearam os filatelistas com um canal de informações especializado no tema: o blog Correios Online/Filatelia. Por meio do blog, a empresa pretende divulgar emissões de selos, matérias sobre lançamento, além de produtos filatélicos à venda na loja virtual Correios Online. Também estarão acessíveis na página links para download de editais filatélicos.


Os colecionadores poderão ainda seguir a Correios Online no Twitter e ficar sempre atualizados sobre as ofertas da loja virtual e as novidades do blog. Com essas iniciativas, a empresa espera fortalecer ainda mais o relacionamento com os filatelistas e atender ainda melhor as expectativas desse público.
O endereço do blog é
www.correios.com.br/blog/correiosonline.
Já para seguir as notícias via Twitter basta acessar a página do perfil www.twitter.com/correiosonline.
A loja virtual Correios Online foi lançada pela ECT há 11 anos e oferece os serviços Carta e Telegrama Via Internet, produtos de conveniência como caixas de encomenda e envelopes especiais para SEDEX e produtos de filatelia dos Correios do Brasil e de outros países.

Fonte: Seção de Filateli