Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Dezembro Mais Notícias
 
24.12.09


22.12.09
Em época de espírito natalino, apresentamos o artigo "Natal na Filatelia", de Américo Rebelo. O autor que é filatelista e jornalista filatélico também é um torcedor 'fanático' pelo Sport Lisboa e Benfica de Portugal, possuindo uma biblioteca com vários livros. Para conhecer mais sobre o seu glorioso clube de coração, leia também o artigo sobre o "Sport Lisboa e Benfica visto através da Filatelia".
Clique aqui para acessar a seção de Textos para ler os artigos.
Caso algum colecionador tenha algum material relativo ao clube Sport Lisboa e Benfica de Portugal, poderá entrar em contato com Américo Rebelo pelo e-mail americobenfiquista@hotmail.com para informações sobre esta temática.


21.12.09
  O Informativo Filatelia77 nº 266 destaca algumas fotos da Exposição Filatélica Guaratinguetá 2009, do 5º Encontro FILACAP de Colecionadores e da Exposição Filatélica Lorena 2009, que aconteceram no estado de São Paulo.
Clique aqui para ler o informativo.

17.12.09
Associada do CFNT Ana Laura John é uma colecionadora de títulos nas competições de tênis


Ana Laura John com o tenista Gustavo Kuerten, o Guga
  Os associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara passaram todo o ano de 2009 sempre tentando conseguir uma moeda, cédula, selo, cartão postal ou qualquer tipo de outro colecionismo para melhorar cada vez mais as suas coleções. Mas o CFNT tem uma sócia que, além de colecionar selos e moedas com seu avô Sr. Harry John (Sócio Fundador do CFNT), também coleciona diversos títulos nas competições de tênis. Seu nome é Ana Laura Pereira John, de Taquara.
O retrospecto da tenista Ana Laura John em 2009 após 59 jogos foi de 41 vitórias, com participação em 25 torneios, onde obteve 6 títilos de Campeã, 3 vice-campeonatos e 3 semi-finais. Sua situação atual no ranking da Confederação Brasileira de Tênis é a 18ª posição, na categoria 14 anos feminino, sendo que em janeiro de 2010 passará para o 10º lugar. No ranking gaúcho ocupa a 2ª colocação.
Segundo Patrícia Pereira John, mãe de Ana Laura, "é uma semente que estamos plantando para ver se quem sabe mais tarde, tenhamos o esporte feminino, neste caso o tenis, mais valorizado em nosso país".

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara parabeniza toda a família John, especialmente a Ana Laura, pela dedicação ao esporte. Desejamos a ela grandes conquistas nas quadras e que no fururo consiga aumentar cada vez mais a sua coleção de títulos nos torneios de tênis.

15.12.09
O mundo do colecionismo é simplesmente fascinante e ao mesmo tempo inusitado. Recebemos um e-mail do Sr. João Fernando Neves Teixeira, de Portugal, que coleciona "pacotes de açúcar para cafezinho". Leiam a sua mensagem abaixo e verifiquem se tem como auxiliar este colecionador, indicando alguém que se identifica ou faz a sua mesma coleção.

"Amigos colecionadores, sou de Portugal e coleciono pacotinhos de açucar para o cafézinho, fiz varias pesquisas na Net para ver se encontrava colecionadores do mesmo tema do Brasil mas não encontro, será que me podem ajudar a encontrar? Gostava de fazer trocas de pacotes Portugueses por Brasileiros.
Um abraço e agradeço a vossa ajuda".
João Fernando Neves Teixeira
E-mail: neves.teixeira.50@gmail.com


14.12.09
  O Informativo Filatelia77 nº 265 destaca algumas fotos do nosso 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, organizado pelo CFNT no mês de outubro. Clique aqui para ler o informativo. Também apresenta a Programação Filatélica dos Correios para o ano de 2010. Clique aqui para ver.

10.12.09
Casa da Moeda divulga lista de temas de medalhas aprovados para 2010

A listagem com os temas aprovados é resultado da 20ª Reunião da Comissão Medalhística, realizada no dia 29 de outubro de 2009, no Palácio da Fazenda, na cidade do Rio de Janeiro. Nessa reunião, são apreciados e votados temas relacionados a aspectos marcantes da cultura brasileira como: datas, personalidades, esportes, religião, arte, ecologia e atualidades, a serem comemorados com a emissão de medalhas em ouro, prata e bronze. A Chefe do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, representou a empresa na reunião.

Fundada em 1694, a Casa da Moeda do Brasil - www.casadamoeda.gov.br - faz parte da história do país. É uma empresa que promove a melhoria contínua de processos, produtos e serviços, objetivando satisfazer o cliente e, sobretudo, obter o reconhecimento da sociedade. Além de ser uma empresa de produtos metalúrgicos e gráficos, é uma empresa que promove a cultura. Com esta finalidade, a Casa da Moeda do Brasil, criou, em 1977, o Clube da Medalha do Brasil - www.clubedamedalha.com.br, órgão responsável pelo lançamento de medalhas comemorativas em homenagem a fatos e personalidades da história do nosso país, contribuindo para a preservação da memória nacional e medalhística. Anualmente, um grupo de especialistas se reúne para selecionar as efemérides que irão compor o calendário de medalhas do ano vindouro.

Veja a lista de temas de medalhas aprovados para 2010 pela Casa da Moeda:
  • 200 Anos de Fundação da Biblioteca Nacional;
  • Festa Nacional da Uva;
  • 50 Anos de Inauguração do Monumento dos Pracinhas;
  • 350 Anos de Fundação do Mosteiro de São Bento de Sorocaba;
  • 50 Anos da Fundação de Brasília;
  • 200 Anos de Nascimento do Patrono da Arma de Infantaria Brigadeiro;
  • 80 Anos da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana;
  • 100 Anos de Fundação do Sport Club Corinthians;
  • 200 Anos de Criação da Academia Real Militar do Rio de Janeiro;
  • 100 Anos de Nascimento de Francisco Cândido Xavier.
Obs.: Lista atualizada em 06/09/2009. A Casa da Moeda reduziu o número de temas de 17 para 10.

Fonte: Blog Correios On Line (04/11/2009) - www.correios.com.br/blog/correiosonline


03.12.09
Projeto Papai Noel dos Correios tem nova edição neste Natal

  Foi lançado nacionalmente a edição 2009 do projeto Papai Noel dos Correios. De todos os programas desenvolvidos pela ECT, sejam da área ambiental, social ou esportiva, este é o mais conhecido pela população e, com certeza, o que mobiliza um número cada vez maior de voluntários. O projeto surgiu há muitos anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao bom velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas; outros envolviam também a comunidade.

Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da empresa. Em 2008, os Correios receberam 1.078.711 cartas, das quais 464.481 foram adotadas e 365.446 respondidas. Uma das principais atividades do projeto é responder, em nome do Papai Noel, a cada carta enviada, demonstrando carinho e atenção à criança e preservando a magia do Natal. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, o projeto visa atender aos pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, estimular o voluntariado dentro e fora da empresa e incentivar a solidariedade dos empregados e da sociedade.

Serão aceitas no projeto cartas manuscritas de crianças de até 10 anos, recebidas no período de 17/11 a 5/12/2009. Para adoção, será dada prioridade às cartas escritas por crianças que não tenham sido contempladas com presentes no ano passado, que contenham pedidos de brinquedos e que indiquem condição socioeconômica familiar condizente com o projeto. Serão descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou com endereços repetidos. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do remetente, com CEP.

Todos os esforços serão feitos pelos Correios para que tanto os presentes doados quanto as respostas às cartas das crianças sejam entregues até o dia do Natal. Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, atuando como voluntária na leitura e triagem das cartas ou adotando um pedido. Basta entrar em contato com a “Casa do Papai Noel” de sua região ou nas agências dos Correios.

Clique aqui para mais informações sobre como participar do Projeto Papai Noel dos Correios.

Fonte: Blog Correios On Line (12/11/2009) - www.correios.com.br/blog/correiosonline


02.12.09
Claudio Schroeder será um dos palestrantes do VII Congresso Latino-Americano de Numismática


Claudio Schroeder, 2º Secretário do CFNT
  O 2º Secretário do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, Claudio Schroeder, estará participando de 03 a 05 de dezembro do VII Congresso Latino-Americano de Numismática. O evento promovido pela Sociedade Numismática Brasileira - SNB - www.snb.org.br - será realizado no Hotel Pestana, na cidade de São Paulo - SP. Claudio Schroeder apresentará o "Fórum de discussão sobre a Cunhagem do Carimbo de Piratini". Segundo o palestrante, esse trabalho tem como objetivo "divulgar uma interpretação da legislação de 1838 sobre o meio circulante, até então, não realizada pelos numismatas que trataram desse assunto e, assim, auxiliar no estudo dessas moedas carimbadas. Hoje em dia as coleções de moedas apresentam essas peças contramarcadas com uma justificativa que, a meu ver, conflita com a legislação. Busquei em jornais da época a comprovação do parecer e concluo que os farroupilhas não carimbaram moedas. Portanto, não procede a atual classificação numismática dessas moedas em coleções relacionadas com o Brasil".
Claudio Schroeder é graduado em Informática, funcionário da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul e pesquisador de numismática brasileira e parte da sul americana, com maior ênfase à bibliografia e a medalhas militares. Sócio de clubes numismáticos brasileiros e colaborador de suas publicações. Redator do Boletim Rio Grande Numismático da Sociedade Gaúcha de Numismática de Porto Alegre. Palestrante de encontros numismáticos.
Para conhecer mais artigos de Claudio Schroeder,
clique aqui para acessar a seção de Textos Numismáticos do CFNT.
Para mais informações sobre o VII Congresso Latino-Americano de Numismática, clique aqui para acessar a programação oficial.


01.12.09
Clube Filatélico e Numismático de Taquara faz doação ao Hospital de Taquara

No último dia 30 de novembro o Clube Filatélico e Numismático de Taquara fez a doação referente a venda sob ofertas em benefício do Hospital Senhor Bom Jesus de Taquara. Foram adquiridos uma cafeteira e um liquidificador industrial, no valor total de R$ 1.050,00 (um mil e cinquenta reais). Os produtos foram comprados a partir da verificação da sua necessidade junto a Embaixada Feminina de Amor ao Hospital de Taquara, que realiza um importante trabalho comunitário em prol do hospital.


Integrantes do Clube Filatélico e Numismático de Taquara e da Embaixada Feminina de Amor ao Hospital de Taquara no momento da entrega da doação ao Hospital Senhor Bom Jesus



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP