Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Julho Mais Notícias
 
30.07.09
  O Informativo Filatelia77 nº 252 destaca o Dia do Selo Postal Brasileiro, comemorado no dia 1º de agosto. Nesta data, em 1843, foi lançada a primeira série de selos postais do Brasil, conhecidos como "Olhos-de-Boi", sendo a terceira emissão do mundo e a primeira das Américas. O editor Julio Cesar Rodrigues de Castro apresenta uma matéria completa sobre a série de selos "Olhos-de-Boi". Destaque também para o artigo "Os Três Valores de Olhos-de-Boi Sobre Uma Carta - A Carta do Meyer", escrito pelo filatelista Paulo Comelli. Clique aqui para ler o informativo.

29.07.09
Exposição do tricentenário da invenção do Balão a Ar Quente por Bartholomeu de Gusmão


Logotipo 300 anos da invenção do Balão
  No dia 3 de agosto às 20 horas, acontecerá no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Santos - SP, a Sessão Solene em homenagem ao tricentenário da invenção do Balão a Ar Quente, pelo santista Bartholomeu de Gusmão. A cerimônia terá o lançamento do carimbo postal comemorativo e após haverá a abertura da exposição de painéis sobre o 1º Cientista das Américas e de maquetes de seus principais inventos. A promoção é da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, da Comissão 300 Anos do Balão e da Associação Brasileira de Filatelia Temática - ABRAFITE. Para mais informações sobre os 300 anos de invenção do Balão a Ar Quente e do seu inventor Bartholomeu de Gusmão, acesse este endereço do site da ABRAFITE - www.abrafite.com.br/balao.

  O Centro Numismático de las Sierras del Tandil, da cidade de Tandil, na Província de Buenos Aires - Argentina, edita o Boletín Electrónico del Correo de las Canteras. O site espanhol Numisma - www.numisma.org, editado por Enrique Rubio Santos, de Barcelona, publica este e também outros informativos. O portal da internet também apresenta notícias, artigos, fóruns e um glossário sobre Numismática.
Clique aqui para ler o boletim do Centro Numismático de las Sierras del Tandil.

28.07.09
Apresentado na reunião de julho do CFNT o cartaz do 6º Encontro Nacional de Taquara

Na reunião do último sábado do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, foi apresentado o cartaz do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O evento anual que é promovido pelo CFNT, acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro no Clube Comercial. A reunião do CFNT, que tradicionalmente acontece no último sábado do mês, foi coordenada por Naira Maria Breyer, que divulgou o cartaz que pode ser visualizado na página inicial do site do CFNT. A criação gráfica é da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP, das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. A 1ª Vice-Presidente do CFNT também comunicou aos presentes que o site do Clube passará a comercializar espaços de publicidade (banners) para os comerciantes filatélicos e numismáticos que estejam interessados em utilizar a internet para divulgar e comercializar os seus produtos. O 2° Secretário Claudio Schroeder também informou aos associados que o Clube da Medalha do Brasil, vinculado a Casa da Moeda do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro, receberá até o dia 31 de agosto, sugestões de temas de medalhas comemorativas, com lançamento previsto para os anos de 2010 e 2011. Clique aqui para mais informações.
Veja abaixo algumas fotos da reunião do mês de julho do CFNT.



Naira Maria Breyer (à esquerda), 1ª Vice-Presidente do CFNT, coordenando a reunião de julho; Caliandra Nipper Ávila, José Luis de Ávila e Claudio Schroeder, 2° Secretário do CFNT


Organizadores do leilão: Eunice Ramos Medeiros (à esquerda), Sergio Ribeiro Braga, Paulo Oscar Klein e Adair Ruppenthal (em pé); Adilson da Costa Silva e Luiz Hormino Rebello (à direita), participando do leilão


Da esquerda para a direita, associados do CFNT presentes na reunião: Léo José Petry, Adilson da Costa Silva, Adair Ruppenthal, Túlio Cícero Verçoza Severo (em pé), Carlos Jader Feldmann, Paulo Celito Coelho e Adrianus Vogelaar

27.07.09
Clube da Medalha do Brasil recebe sugestões de temas para o lançamento de medalhas comemorativas

  A Casa da Moeda do Brasil mantém, desde 1977, o Clube da Medalha do Brasil - www.clubedamedalha.com.br, que congrega pessoas interessadas em colecionar medalhas. Ele funciona como um difusor de informações sobre Medalhística no país, além do organizar exposições e promover lançamentos públicos envolvendo a sociedade. O Clube da Medalha do Brasil solicita a sugestão de temas para as medalhas a serem cunhadas em 2010 e 2011. Uma Comissão Medalhística se encarregará de escolher os temas que comporão essas novas peças. É através do Clube da Medalha que são lançadas as novas medalhas brasileiras. São edições sempre limitadas e que implicam, obrigatoriamente, na imediata destruição da matriz. Cada medalha é numerada individualmente e todas são fabricadas de acordo com o alto padrão de qualidade da Casa da Moeda do Brasil.
Os critérios para a escolha dos temas são datas comemorativas que ocorram em 2010 e 2011, homenageando o nascimento e/ou aniversário de personalidades, entidades e localidades e/ou acontecimentos históricos. As datas devem ser exatas, tais como: cinquentenário, centenário, bicentenário, etc. É vedada a apresentação de sugestões homengeando personalidades vivas. Nesses lançamentos são homenageados setores importantes da nossa história, nosso povo, nossa cultura e do contexto da atualidade mundial. Os interessados que tenham alguma sugestão de tema, enviem para o e-mail
medalha@casadamoeda.gov.br do Clube da Medalha do Brasil. O prazo para envio das sugestões é até 31 de agosto de 2009.

24.07.09
Boletim Filacap On Line homenageia os 40 anos da chegada do homem à Lua

Para homenagear os 40 anos da chegada do homem à Lua, comemorados no dia 20 de julho, o Boletim Filacap On Line - ac.filacap@uol.com.br apresenta uma peça do acervo da Associação Cultural Filacap, de Cachoeira Paulista - SP, com autógrafos autênticos dos três astronautas pioneiros: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin.


20.07.09
Centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Selo do Theatro Municipal RJ
  O site Pan Colecionismo Temático - www.pancolecionismo.com, editado por José Henrique Almeida Marques, apresenta uma coleção temática em homenagem ao Centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, composta por vários objetos colecionáveis, como selos, cartões-postais e cartões telefônicos. Clique aqui para ver.
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é mais um monumento no país que sofreu influência da França no Brasil. No dia 14 de julho de 2009, data em que completou os seus 100 anos de fundação, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo comemorativo (foto) para marcar o evento. Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, recebendo os maiores artistas internacionais assim como os principais nomes brasileiros da dança, da música e da ópera.

18.07.09
  O Informativo Filatelia77 nº 251 apresenta um interessante artigo sobre os 40 anos da Apolo 11 e a chegada do homem na lua, de autoria de José Carlos Venciguera. Destaca também a exposição Mostra Filatélica 2009 França-Brasil, que acontecerá no período de 7 a 12 de agosto, em Ouro Preto / MG, dentro das comemorações do "Ano da França no Brasil". Clique aqui para ler o informativo.

16.07.09
Clube Filatélico Jundiaiense disponibiliza na internet o informativo E-Mail Filatélico

  O Clube Filatélico Jundiaiense - FIJUN - www.fijun.com.br é uma entidade filatélica fundada em 10 de setembro de 1957 na cidade de Jundiaí - SP. A FIJUN edita mensalmente o informativo E-Mail Filatélico, um boletim enviado somente por correio eletrônico (via e-mail), totalmente gratuito a todos os colecionadores que dispõe de um endereço eletrônico na internet. Atualmente o informativo E-Mail Filatélico encontra-se no seu número 84. Para receber este boletim por correio eletrônico, os interessados devem enviar o seu nome e endereço completos para o e-mail cfijun@terra.com.br. Outra forma é acessando o link Informativos no site da FIJUN na internet. Clique aqui para ler o informativo E-Mail Filatélico.

15.07.09
Lançado o primeiro número do informativo numismático Guanín do Uruguai

  Foi apresentado o primeiro número do informativo Guanín, uma publicação independente sobre numismática distribuída gratuitamente por correio eletrônico (via e-mail). Editado pelo Prof. Emilio Peláez Castello, de Montevideo, no Uruguai, terá periodicidade trimestral. Segundo seu editor, o boletim está aberto a receber contribuições como artigos, estudos
ou notícias sobre numismática. Para participar com matérias ou receber por correio eletrônico o informativo Guanín, envie um e-mail para guanin@adinet.com.uy. Clique aqui para baixar o Guanín nº 1.

14.07.09
152º Encontro de Filatelistas e Numismatas de Santa Catarina na cidade de Florianópolis

  Nos dias 01 e 02 de agosto de 2009 acontecerá o 152º Encontro de Filatelistas e Numismatas de Santa Catarina. O evento com entrada franca ocorrerá das 9h às 17h no Castelmar Hotel, localizado na Rua Felipe Schmidt, 1260, no Centro da cidade de Florianópolis - SC. A promoção é da Associação Filatélica de Santa Catarina - AFSC - www.afsc.org.br, com o apoio da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC e dos Correios de Santa Catarina. As mesas para os comerciantes medindo 1,40m x 0,80m poderão ser adquiridas ao preço de R$ 100,00 (incluído um ticket de almoço), enviando mensagem para reserva no e-mail afsc@afsc.org.br ou no telefone (48)3222-2748. Clique aqui para ver o cartaz. A programação do encontro encontra-se no site www.afsc.org.br/encontros/floripa2009/programa.html.

10.07.09
  O Informativo Filatelia77 nº 250 destaca duas novas emissões filatélicas dos Correios: "Centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro" e "Associação Comercial do Rio de Janeiro - 200 Anos do Alvará Régio - Criação da Praça do Commercio". Também apresenta os livros "Cartofilia Alagoana - Redescobrindo o Passado", de autoria dos professores e pesquisadores Carmem Lúcia Dantas e Douglas Apratto Tenório e "Selos, Moedas e Poder: o Estado Imperial brasileiro e seus símbolos 1840-1899", do filatelista e historiador Luciano Mendes Cabral. Clique aqui para ler o informativo.

09.07.09
6º Encontro de Multicolecionismo do Ceará acontecerá em setembro

  Integração e intercâmbio entre colecionadores, este é o objetivo do 6º Encontro de Multicolecionismo do Ceará, evento promovido pela CeaCard - Telecartofilia do Ceará - www.ceacard.com.br, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de setembro 2009, das 8 h às 18 h, no Teatro do Hotel Praia Centro, localizado na Av. Mons. Tabosa, 740, em Fortaleza - CE.
Este encontro, que já faz parte do calendário de eventos de Multicolecionismo Nacional, terá participação de colecionadores, comerciantes e de pessoas que se interessam em conhecer o mundo do colecionismo. O evento oferecerá uma opção de lazer e cultura com uma Exposição (Cartões Telefônicos, Selos, Moedas Raras e outras peças) com entrada franca e contara com 60 stands de comercialização onde poderão ser adquiridas peças colecionáveis, como também poderão ser feitas avaliações de peças de particulares, compreendendo uma área de 450m². As mesas de comercialização serão disponibilizadas a R$ 150,00. Aproximadamente 18 estados brasileiros devem participar do Encontro, com o público estimado em mais de 3.600 pessoas. Na ocasião da solenidade de abertura será entregue o troféu "O Colecionador" a personalidades que se destacaram no multicolecionismo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone (85) 3248-1618 ou pelo e-mail
dir@ceacard.com.br.

08.07.09
Eleita a nova diretoria do Clube Filatélico de Blumenau

O Clube Filatélico de Blumenau - SC, fundado em 06 de fevereiro de 1938, em Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 23 de maio de 2009, elegeu a sua nova Diretoria por um período de dois anos, ficando assim constituída:
Presidente: Jorge Alexandre Kuhn
Vice-Presidente:   Udo Teske
1° Secretário: Sandro Marcelo Sutter
2° Secretário: Nemésio Silveira
1° Tesoureiro: Arno Eberhard Märtin
2° Tesoureiro: Renato Henschel
Conselho Fiscal: Adolar Klemke, Gerson Rodolfo Hostert Jr e Anselmo Lessa
O Clube Filatélico de Blumenau promoverá nos dias 26 e 27 de setembro o 153º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina, no Centro Cultural 25 de Julho, em Blumenau. Os comerciantes filatélicos interessados em reservar mesas para o evento podem entrar em contato com o Sr. Arno Märtin, no telefone (47) 3328-2481 ou pelo e-mail jorgek@tecnosan.com.br. O valor da mesa simples é de R$ 40,00 e a mesa dupla R$ 80,00.

06.07.09
  O Informativo Filatelia77 nº 249 apresenta um artigo sobre Coleções, de autoria de Leandro Narloch, publicado originalmente no site da Revista Superinteressante da Editora Abril. Também mostra imagens do Encontro de Timbó, em Santa Catarina, que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho.
Clique aqui para ler o informativo.

04.07.09
Jornal FILACAP conquista Medalha de Prata na LIBRAFILA 2009 na Romênia

Clique para ampliar Clique no Diploma para ampliar  

Por especial atenção do correspondente Prof. Dr. Dan Lucian Dumitrascu, Presidente da Asociatia Filatelistilor din Jud. Cluj, da Romênia, o jornal FILACAP recebeu Medalha de Prata na Exposição Nacional de Literatura Filatélica com Participação Internacional LIBRAFILA 2009, realizada em Cluj-Napoca, na Romênia. A exposição que é organizado pela Federação Filatélica da Romênia, aconteceu de 15 a 21 de maio, com a participação de 51 publicações filatélicas de vários países, sendo o jornal FILACAP o único concorrente pelo Brasil. O jornal FILACAP é editado por Jose Mauricio do Prado e publicado desde o ano de 1975 pela Associação Cultural Filacap - http://ac.filacap.sites.uol.com.br, da cidade de Cachoeira Paulista - SP.
Fonte: Boletim Filacap On Line - ac.filacap@uol.com.br



02.07.09
Correios lança Mala Filatélica Circuito das Frutas – Turismo Rural

  A Mala Filatélica Circuito das Frutas – Turismo Rural, será composta por um Envelope de 1º Dia de Circulação, um carimbo de 1º Dia de Circulação (Jundiaí), dez carimbos comemorativos, exclusivos da Mala Filatélica, e dez Selos da Emissão Mercosul - Produtos de Exportação, cada um focalizando uma fruta produzida em cada cidade do interior de São Paulo: Morango (Atibaia), Acerola (Indaiatuba), Caqui (Itatiba), Uva Niágara Rosada (Itupeva), Ameixa (Jarinu), Pêssego (Jundiaí), Uva Niágara Branca (Louveira), Maracujá (Morungaba), Figo Roxo (Valinhos) e Uva Máximo (Vinhedo). Excepcionalmente, não serão aceitos suportes diferenciados para esta Mala Filatélica.

O preço de cada peça, para encomenda direta aos Correios, é de R$ 25,00, que inclui um envelope de 1º dia, 10 selos, 11 carimbos e a devolução da peça circulada por meio de carta registrada. Os pedidos e pagamentos deverão estar em Jundiaí até o dia 20 de julho de 2009, impreterivelmente, considerando a necessidade de preparação das peças com os selos e as obliterações iniciais do percurso. A data de devolução das peças circuladas está prevista para acontecer a partir de 24 de agosto de 2009. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Filatelia e Produtos, no telefone (61)3426-1804 ou pelo e-mail
defip@correios.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ECT - www.correios.com.br.




Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP