Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Junho Mais Notícias
 
30.06.09
  O Informativo Filatelia77 nº 248 destaca a Emissão Mercosul: Produtos de Exportação, que os Correios emitirão dez selos destacando o Circuito das Frutas – Turismo Rural. Cada selo focalizará uma fruta produzida em cada cidade do Pólo Turístico Circuito das Frutas, localizado no estado de São Paulo. Na ocasião os Correios realizarão uma Mala Filatélica, que partirá no dia 23 de julho, de Jundiaí, passando por mais oito cidades do interior de São Paulo e terminando no dia 01 de agosto na cidade de Atibaia. Clique aqui para ler o informativo.

29.06.09
Reunião de junho do Clube Filatélico e Numismático de Taquara anuncia a participação do Brique da Redenção

Tradicionalmente como ocorre no último sábado do mês, aconteceu no dia 27 de junho, nas dependências do Clube Comercial, mais uma reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT. A reunião foi coordenada pela 1ª Vice-Presidente do CFNT, Naira Maria Breyer, que informou aos associados presentes mais uma atração programada para o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. Trata-se de uma das mais importantes exposições ao ar livre de artes e de antiquidades do Rio Grande do Sul, o Brique da Redenção de Porto Alegre - www.briquedaredencao.com.br.


Brique da Redenção de Porto Alegre - RS

Esta iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Artesãos do Brique da Redenção e o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Taquara, com o apoio do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, que promoverão na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro de Taquara, uma exposição com as mesmas características da tradicional que ocorre em Porto Alegre. O período coincidirá com um dos principais eventos culturais da cidade, o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, evento que é organizado pelo CFNT e que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2009. O Brique da Redenção será mais uma das inúmeras exposições que estarão disponíveis para visitação pelo público que comparecer ao Clube Comercial de Taqura para conhecer o fantástico mundo da filatelia, da numismática e do colecionismo em geral. Veja abaixo algumas fotos da reunião.


Naira Maria Breyer (à esquerda), 1ª Vice-Presidente do CFNT, coordenando a reunião de junho do CFNT


Organizadores do leilão: Adair Ruppenthal (à esquerda), João Luiz Almeida de Abreu Pinheiro, Sergio Ribeiro Braga e Eunice Ramos Medeiros (sentados); Adrianus Vogelaar (à direita), analisando as peças expostas no leilão


Associados do CFNT presentes na reunião do mês de junho

27.06.09
Site sobre colecionismo é relançado na internet

  O site Colecionismo - www.colecionismo.com.br, está novamente na internet. Editado pelo jornalista filatélico Marcelo Hideo Motoyama, o "Portal do Colecionador" é um dos primeiros sites brasileiros dedicados ao colecionismo em geral, como selos, moedas, medalhas, cartões-postais e telefônicos, entre outros ítens.
O portal apresenta as notícias da área, lançamentos em filatelia e numismática de todo o mundo, o calendário de eventos e exposições, leilões, classificados e informações sobre as entidades e associações. Em suma, um site que pretende ser uma referência obrigatória para os colecionadores brasileiros.

26.06.09
Sociedade Filatélica Riograndense faz 78 anos e inaugura o seu site na internet

  Fundada em 26 de junho de 1931, em Porto Alegre - RS, a ativa e competente Sociedade Filatélica Riograndense - SFRG comemora seus 78 anos de fundação com o lançamento do seu site na internet. Clique aqui para acessar. Reconhecida de utilidade pública pela Lei n° 2.823, de 12.07.1965, a Sociedade Filatélica Riograndense tem como Presidente o Sr. Luiz Paulo Rodrigues Cunha e sua sede está localizada na Rua dos Andradas 943 sala 909, no centro da capital do Rio Grande do Sul. Poucos meses após a sua fundação, em setembro de 1931, a SFRG já iniciou a publicação de seu órgão de divulgação oficial, o Rio Grande Filatélico. Editada até hoje, a revista permite informar e integrar o corpo de associados e divulgar as atividades da própria entidade para o público da comunidade filatélica e numismática nacional e internacional.
A revista Rio Grande Filatélico publica artigos relacionados à filatelia, à numismática ou a outras modalidades de colecionismo escritos por seus sócios ou por outros colecionadores. Ao longo de seus quase 75 anos de história (a serem comemorados em setembro deste ano), o Rio Grande Filatélico chegou a ter a sua publicação interrompida em três ocasiões (entre julho de 1935 e 1973, entre 1978 e abril de 1995 e entre agosto de 1996 e dezembro de 1997) e passou por algumas reformulações em sua forma de apresentação. Podem, então, ser identificadas seis séries do Rio Grande Filatélico, cada uma delas com características editoriais distintas, embora o espírito e o conteúdo essencial da publicação tenham sido sempre mantidos. Clique aqui para saber mais sobre a Revista Rio Grande Filatélico.



Os objetivos da Sociedade Filatélica Riograndense são:
  • cultivar o estudo da filatelia e numismática por todos os meios ao seu alcance;
  • incentivar e fortalecer, fraternalmente, a amizade entre os filatelistas e numismatas;
  • publicar, a juízo da Diretoria, uma revista ou boletim, como órgão oficial da Sociedade, ou oficializar, como sua, qualquer revista que julgar conveniente;
  • dar seu parecer, quando solicitado por qualquer associado, sobre assuntos filatélicos e numismáticos, mantendo, para esse fim, uma comissão técnica;
  • manter uma biblioteca especializada;
  • vender coleção de sócio falecido, quando solicitada pelo seu legítimo herdeiro;
  • promover conferências e exposições filatélicas e numismáticas;
  • proporcionar reuniões semanais aos associados;
  • estimular na juventude o gosto pelo colecionismo.
O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT parabeniza os 78 anos de fundação da Sociedade Filatélica Riograndense pela sua importância na divulgação da cultura filatélica, numismática e do colecionismo em geral.

22.06.09
  O Informativo Filatelia77 nº 247 destaca o site Colecionismo, editado pelo jornalista filatélico Marcelo Hideo Motoyama, um dos pioneiros e o maior dentre os sites brasileiros dedicados ao hobby de colecionar, não somente Filatelia, mas todos os tipos de coleções. Também apresenta a indicação de sites sobre a temática Aves e Helicópteros, com emissões filatélicas de todo o mundo, separadas por país em ordem alfabética. Clique aqui para ler o informativo.

20.06.09
O "Boletín Electrum", primeiro informativo eletrônico da Numismática Argentina está com mais uma edição disponível. O boletim é publicado mensalmente pela Federación de Entidades Numismáticas y Medallísticas Argentinas - FENYMA - http://ar.geocities.com/fenyma. Clique aqui para ler.

O Boletim Eletrônico Filacap On Line é um informativo disponibilizado exclusivamente por e-mail e editado por José Maurício do Prado, da Fundação Cultural Filacap - http://ac.filacap.sites.uol.com.br, de Cachoeira Paulista - SP. Para receber o informativo, envie um e-mail para ac.filacap@uol.com.br solicitando o boletim.

19.06.09
"Dia Internacional da Criança visto através da Filatelia Portuguesa" é o texto de autoria do português Américo Rebelo. Clique aqui para ler. Américo Rebelo é jornalista filatélico de diversos sites, jornais e revistas. É filatelista e colecionador da temática Aves e também sobre o clube Sport Lisboa e Benfica de Portugal. Na última exposição Filatélica Nacional e Inter-Regional "Viana 2008", da cidade de Viana do Castelo - Portugal, recebeu medalha de prata na categoria Literatura Filatélica.

18.06.09
Associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara participam do livro "Raízes de Taquara"

Clique para ampliar
Livro Raízes de Taquara
  O livro "Raízes de Taquara", organizado pelos historiadores Vera Lucia Maciel Barroso e Paulo Gilberto Mossmann Sobrinho, apresenta os mais de 200 artigos apresentados no 19º Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha, realizado em Taquara entre os dias 28 de março e 2 de abril de 2008. Entre eles, três textos sobre o colecionismo são de autoria de associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT. Estes textos estão disponíveis para leitura. São eles: O livro "Raízes de Taquara" da Editora EST totaliza 1.568 páginas, em dois volumes. Esta importante obra literária pode ser adquirida na Associação Cultural Educacional de Taquara. Mais informações nos telefones (51) 3541.3412 e 9958.2285.

15.06.09
  O Informativo Filatelia77 nº 246 traz uma notícia sobre a inauguração da agência dos Correios de Taquara e a homenagem do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, com a elaboração de um cartão-postal com a imagem do novo prédio. Destaque para uma matéria sobre a Exposição Filatélica Mundial China 2009, a partir das informações de Reinaldo Macedo do Centro Temático de Campinas - CTC. Também apresenta um artigo sobre as emissões comemorativas da visita do cardeal Pacelli - futuro Papa Pio XII, de autoria de Diego Salcedo. Clique aqui para ler o informativo.

13.06.09
Sites na internet divulgam a filatelia em âmbito mundial
  O site da internet "Amigos de la Filatelia Temática en Colombia" - AFITECOL, da cidade de Bogotá, na Colômbia, é dedicado a todos os filatelistas temáticos, com informações relacionadas com o colecionismo filatélico. No mês de junho, apresenta um artigo de autoria de Gerardo López-Jurado sobre o 180º Aniversário de criação das Ilhas Malvinas, da Argentina. Acesse www.afitecol.com para ler o texto.
  O site do Núcleo de Filatelia de Faro - ATAF, da cidade de Faro, em Portugal, é filiado na Federação Portuguesa de Filatelia - www.fpf-portugal.com. Entre outros textos, apresenta um artigo elaborado por Américo Rebelo sobre os 120 anos de nascimento do poeta português Fernando Pessoa. Acesse www.nucleofilateliafaro.blogspot.com para ler este e outros textos.

10.06.09
O Jornal do Colecionador -
www.jornaldocolecionador.blogspot.com, blog na internet especializado em filatelia editado por Pedro Brasil Jr., de Curitiba - PR, apresenta raridades que vão a leilão no Rio de Janeiro, reunindo interessantes e raras peças do universo da numismática, filatelia e antiguidades. As peças estão todas expostas no portal www.lamansarde.com.br, através de um catálogo ilustrado com as devidas informações.

06.06.09
Encontro nacional de filatelia abre espaço para as coleções em geral

Pessoas que costumam colecionar qualquer tipo de material terão oportunidade de mostrar ao público os objetos que amam. A sexta edição do Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, marcado para outubro próximo em Taquara, abrirá espaço para o colecionismo em geral, buscando tornar o evento mais popular. A realização do evento foi confirmada pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT) em sua primeira reunião mensal, ocorrida no final do mês passado. Conforme a presidenta da entidade, Ana Lúcia Schweitzer, o encontro ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, novamente no Clube Comercial. Ela explica que a ideia de incluir a participação de colecionadores de outros materiais, que não apenas moedas e selos, surgiu a partir do interesse de expositores do Brique da Redenção, que funciona no Parque Farroupilha em Porto Alegre. Os interessados em participar devem contatar com o clube filatélico através do site da entidade, pelo endereço www.cfnt.org.br.

Fonte: Jornal Panorama (05/06/09) - Taquara (RS) - www.jornalpanorama.com.br


05.06.09
  O Informativo Filatelia77 nº 245 destaca o site da internet Filatelia em Portugal, que disponibiliza os álbuns com todas as emissões portuguesas de 1853 a 2008 e o Blog Postais Publicitários Brasil, sobre cartões-postais publicitários, de autoria de Laura Rangel. Também apresenta a nova emissão filatélica dos Correios da Série Relações Diplomáticas: Cooperação Espacial Brasil-Rússia.
Clique aqui para ler o informativo.

02.06.09
"A ausência de cartas em nossas vidas" é o texto de autoria de João Pereira Coutinho, colunista do Jornal Folha de São Paulo. Clique aqui para ler o texto. Seus artigos para o Brasil foram reunidos no livro "Avenida Paulista", da Editora Record. Para ler outros artigos do autor, acesse o portal da Folha Online.

01.06.09
O Clube Filatélico e Numismático de Lorena, no estado de São Paulo, vem realizando, na Agência dos Correios da cidade desde 1979, mini exposição que tem como objetivo divulgar e estimular o colecionismo de selos entre a população em geral e usuários da mesma. Desta feita estamos homenageando “O Dia do Meio Ambiente” e escolhemos a coleção “Peixes: Beleza submersa” que reúne alguns dos mais lindos e curiosos exemplares da fauna ictiológica do nosso País. Vale a pena uma visita. Filatelia é a somatória de arte, educação, cultura e lazer.



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP