Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Outubro Mais Notícias
 
30.10.09
Veja as fotos do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS. As fotos são de autoria da Foto de Fato, Filatelia 77 e Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT.

29.10.09
  O Informativo Filatelia77 nº 261 destaca a nova emissão dos Correios sobre o Natal 2009. Os selos focalizam os tradicionais presépios Ana Rech, situados no município de Caxias do Sul, na serra gaúcha, caracterizados pela singeleza e expressividade de suas formas e a guirlanda, que contém, além da tradicional estrela de Natal e do laço vermelho com dourado. Clique aqui para ler o informativo.

23.10.09
Encontro em Taquara mostrou a diversidade do colecionismo

De quinta-feira da semana passada até sábado ocorreu, no Clube Comercial de Taquara, a sexta edição de um evento reconhecido em nível nacional como um dos principais em seu gênero. Foi o Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, organizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT). A novidade foi a participação de colecionadores em geral, os quais expuseram exemplares de caixas de fósforos, válvulas, colheres, brasões, cartões-postais, latinhas de refrigerantes, lápis de madeira e produtos da Coca-Cola, além dos tradicionais selos, cédulas e moedas. A iniciativa contou com participantes de várias regiões do Brasil e também do exterior.

Conforme a presidenta do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, em relação ao ano passado, o público desta edição compareceu em maior número, chegando a somar cerca de mil visitantes. Destes, aproximadamente 600 pessoas conferiram a exposição, no salão do Clube Comercial, e outros 400 foram estudantes que participaram das atividades do projeto Correio nas Escolas, promovidas na sala de cursos da Cics-VP. Para a presidente do CFNT, o colecionismo, além de ser novidade no evento, também promoveu a diversificação do encontro, contribuindo para o aumento da participação de visitantes. "O fato humanizou mais o encontro, visto que havia pessoas da própria comunidade e da região expondo seu material", avaliou.

Na visão da presidenta do CFNT, o evento teve um saldo bastante positivo. Ao todo, integraram o Encontro de Filatelia, Numismática e Colecionismo 20 negociadores e 10 expositores. Durante o leilão realizado na noite de sexta, surgiu a idéia de separar uma peça de cada negociador para ser leiloada no último encontro anual do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, no dia 28 de novembro. O evento acontecerá a partir das 14 horas, no Clube Comercial, e terá os lucros revertidos em benefício do hospital Bom Jesus de Taquara. A presidenta do CFNT destacou que a 7ª edição do evento está confirmada para o próximo mês de outubro em Taquara. "Como um amigo costuma falar: 'Olhar para uma moeda é como folhear um livro de história'", finalizou Ana Lúcia.



Geraldo Lauck e sua coleção de objetos promocionais da Coca-Cola

Geraldo expôs produtos da Coca-Cola

O comerciante Geraldo Antonio Lauck também participou do evento de colecionismo no último final de semana em Taquara, expondo no Clube Comercial sua coleção de objetos da Coca- Cola. São banners, caminhõezinhos de madeira, garrafas, copos, latas, relógios, quadros, CDs, fitas de vídeo, cinzeiro, pratos, porta-retratos, jogos americanos e outros artigos promocionais da famosa marca de bebidas. Lauck conta que, no início, reunia exemplares de selos, moedas, chaveiros e, após algum tempo, doou o material para focar sua coleção apenas na Coca-Cola. "Desde guri, a marca me chamava a atenção por ser a mais divulgada no mundo, então me apaixonei", conta Geraldo. O colecionador diz não ter uma peça preferida, pois a maioria é trazida para ele por pessoas que voltam de viagens. "Por isso, a coleção não é somente minha, mas também dos amigos, dos clientes, de todo mundo", finaliza.

Juntando caixinhas de phosphoros

Com mais de sete mil unidades de caixas de fósforos, José Luis de Ávila veio de Dois Irmãos, no Vale dos Sinos, para participar do Encontro de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. Sócio de CFNT, ele participou pela primeira vez como expositor do evento, devido à oportunidade dada aos colecionadores para que se unissem à iniciativa. Ávila iniciou sua coleção em 1980, quando ganhou as primeiras trezentas caixas. Elas pertenciam ao marido de uma amiga, que lhe repassou o presente, com a condição de que desse continuidade à coleção. "E assim fui tentando fechar as séries", relata. Para José Luis, a caixa de fósforos mais rara de sua coleção é a Cometa Phosphoros, de uma fábrica de Porto Alegre, do ano de 1930. O colecionador reúne ainda exemplares da Alemanha, Suécia, de Portugal e, entre tantas outras, uma coleção criada com o intuito de fazer propaganda para um zoológico da Rússia no ano de 1950.


Mais de dois mil lápis foram expostos pelo colecionador Reneu Birck no evento

Reneu Birck levou sua coleção de lápis de madeira

"Lápis era uma coisa que eu usava desde quando era guri, além disso ele era muito utilizado pelas empresas como forma de marketing", explica o aposentado Reneu Birck, falando a respeito do material que levou para expor no Encontro de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. Apesar de não se lembrar de quando iniciou a coleção, ele traz como data oficial o ano de 1948, sendo a mais antiga inscrição encontrada em um dos seus lápis. Reneu diz que, desde então, simplesmente foi guardando os exemplares, que, mais tarde, se tornaram objetos de tarefas de gincana. "Então, surgiu um novo direcionamento da minha meta, renovando-se a curiosidade", comenta. A partir de janeiro deste ano, Reneu começou a organizar seus 2.386 lápis para expô-los no Encontro de Filatelia. "Resolvi participar para colaborar com o evento e agora estou em estado de graça, pois me dei por conta do que eu tinha em mãos e me surpreendi", revelou.

Reneu conta ter sido obsequiado por vários amigos com volumes substanciais de lápis (como Laci Aguiar e um ex-colega de trabalho, o Plotino da Corsan). "Minha coleção começa em Riozinho, Rolante, Taquara, vai para o estado Estado, para o Brasil e acaba no Acre", ilustra. Um fato curioso aconteceu ainda na quinta-feira, quando Isolda Bento da Rocha deparou-se com o lápis comemorativo da empresa de sal de seu pai, situada em Porto Alegre, com o qual foi presenteada pelo colecionador. "Me emocionei muito, pois foi o primeiro que vi", contou Isolda, surpresa. Reneu elogiou a iniciativa do Clube Filatélico e Numismático de Taquara por lhe ter concedido a oportunidade de expor aos colecionadores. "Além de bem visitado, o colecionismo foi bem recebido por todos", avalia Birck, comentando que não esperava tanta repercussão. "A cidade só sai ganhando com um evento desses, que é o que nós, taquarenses, queremos", finaliza.

Fonte: Jornal Panorama - Taquara - (23/10/2009) - www.jornalpanorama.com.br



Encerramento foi na sede social do CTG O Fogão Gaúcho de Taquara com a apresentação da invernada artística do CTG Sangue Nativo de Parobé

22.10.09
TV Vale do Paranhana esteve no 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo

  A TV Vale do Paranhana - www.tvvaledoparanhana.com, a primeira televisão do Vale do Paranhana exibida na internet, fez uma reportagem sobre o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O programa Achados & Perdidos, apresentado por Mateus Werb, foi gravado diretamente do Clube Comercial e apresenta entrevistas com alguns dos participantes. Clique aqui para assistir.


21.10.09
Mostra de Colecionismo atrai 600 pessoas

Mais de 600 visitantes passaram pelo 6º Encontro Naconal de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que aconteceu no Clube Comercial nesta quinta, sexta e sábado. O evento reuniu colecionadores de todo o Brasil e da Argentina em mostras de selos, cédulas, caixas de fósforos, lápis de cor e outros artigos.

De acordo com a presidente do Clube Filatélico e Numismático Taquara (CFNT), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, a novidade deste ano, o colecionismo em geral, popularizou o evento. "A receptividade foi muito boa. Sabemos que ele é um encontro focado, mas ele está começando a se tornar popular", ressalta. Outro resultado positivo obtido foi o já tradicional leilão. Segundo Ana Lúcia, mais de 70% das peças foram vendidas.

Os estudantes também não ficaram de fora do evento. Cerca de 430 alunos de 3ª e 4ª séries do municípo participaram do projeto Correio nas Escolas. Organizada pelos funcionários dos Correios, a iniciativa garantiu que os pequenos aprendessem a enviar correspondências. Além disto, ganharam um selo para se iniciarem do colecionismo. "Essa atividade é importante porque os alunos descobrem o prazer de ter uma coleção. Essa oficina os instiga a continuar", salienta a professora do Colégio Santa Teresinha, Janet Valentini.

O carimbo comemorativo do evento, lançado na quinta-feira, já estava marcando as correspondências enviadas pela agência taquarense ontem, 19 de outubro. "Ele será usado durante 30 dias. O carimbo também está a disposição dos colecionadores que quiserem marcar suas peças com o logotipo do evento", salienta a vice-presidente do Clube, Naira Breyer.

Doação para Hospital

A visita dos colecionadores à cidade também fez com que houvesse uma motivação em prol do Hospital de Taquara, interditado desde junho de 2008. Para contribuir para a reabertura da casa de saúde, sócios e participantes do Clube farão uma venda sob oferta de artigos no sábado, dia 28 de novembro. Os recursos serão doados ao centro hospitalar. Segundo Ana Lúcia, a ação está marcada para as 14 horas e deverá ser feita no Clube Comercial, onde acontecem encontros mensais da entidade.

O 7º Encontro Nacional também já está agendado para outubro do ano que vem e colecionadores já reservaram mesas para a exposição e venda.

Fonte: Jornal Integração Vale do Paranhana - (20/10/2009) - www.integracao.jor.br/vp



O funcionário da agência de Taquara dos Correios, Anápio Vichinheski Gebhardt (no centro), foi um dos orientadores das oficinas do Projeto Correio nas Escolas, que ocorreu na sala de cursos da CICS-VP, que distribuiu aos estudantes uma cartilha com selos para incentivar o colecionismo

20.10.09
Colecionando cultura


Geraldo Lauck é um dos maiores colecionadores de artigos promocionais da Coca-Cola no Brasil

 
Pelo 6º ano consecutivo, Taquara torna-se a capital das coleções no Brasil com o Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que ocorre no Clube Comercial até o final da tarde de hoje. A novidade deste ano são exposições muito bacanas que estão atraindo a curiosidade dos visitantes. A entrada é franca.



Eunice Ramos Medeiros, Beatriz Schmitt e Eloísa Coelho foram conferir de perto a mostra. No registro acima, uma parada para apreciar a coleção de caixinhas de fósforos

Fonte: Renata Martins - Jornal NH (17/10/2009)
Novo Hamburgo - www.jornalnh.com.br
As voluntárias Gabriela Möller, Maria Luiza Vieira Martins e Cléia Silveira recebem os visitantes com muito carinho.
Elas contam com a segurança de Paulo Roberto Mello dos Santos e equipe


19.10.09
Cidade de Taquara torna-se a Capital Nacional de Filatelia
Comunidade poderá conferir coleções de expositores do Brasil e da Argentina


Colecionadores de diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Argentina participam do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O evento segue até amanhã (sábado) no Clube Comercial da cidade. O diretor regional dos Correios / RS, Larry Manoel Medeiros de Almeida, diz que Taquara é atualmente a Capital Nacional de Filatelia. "Por meio destes colecionadores podemos conhecer a cultura de nosso País", comentou. Os visitantes poderão conferir objetos de coleção, como medalhas, cédulas, moedas, selos postais, fotografias e cartões telefônicos, entre outros objetos. A abertura oficial ocorreu na manhã de ontem (sexta-feira), quando foi lançado selo do encontro.

Colecionador desde criança

Para o colecionador Paulo Celito Coelho, 61 anos, de Novo Hamburgo, o Encontro Nacional de Filatelia é a oportunidade de mostrar às pessoas o trabalho e as coleções. Ele conta que ganhou sua primeira cédula do avô, quando tinha 11 anos. "Desde então comecei a colecionar. Tenho mais de 450 cédulas brasileiras, além de moedas e cédulas estrangeiras", ressalta.

O encerramento do encontro será amanhã (sábado), às 20 horas, na sede social do CTG O Fogão Gaúcho. A realização é do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), com o apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (Cics-VP), Citral Transportes e Turismo e CR Sistemas e Web.

Fonte: Claucia Ferreira - Jornal NH (16/10/2009) - Novo Hamburgo - www.jornalnh.com.br


Visão geral do Clube Comercial, local do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara

17.10.09
Histórias lembradas por uma coleção

Colecionadores de todo o Brasil abriram oficialmente ontem, 15 de outubro, 0 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que acontece no Clube Comercial. O evento segue hoje e amanhã com uma programação para todas as idades. Ontem o principal momento da cerimônia aconteceu quando os organizadores lançaram o carimbo comemorativo. "Essa é uma marca que será difundida por todo o Brasil e mundo, pois nos próximos 30 dias, as encomendas serão marcadas com este carimbo", salientou o diretor regional dos Correios, Larry de Almeida.

A novidade deste ano está no colecionismo geral. Além dos tradicionais selos, moedas e medalhas, entram na mostra e venda coleções de caixas de fósforo, lápis de cor, latas de cerveja, cartões-postais, fotos e outros materiais. Ao todo são esperados oito expositores e vinte e cinco negociadores vindos de lugares como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Argentina e diversos municípios do Rio Grande do Sul. "Nesses três dias de eventos, somos a capital brasileira de filatelia, numismática e colecionismo", avaliou a presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer. Mais de quinhentos visitantes e compradores são aguardados nas exposições.

Entre os colaboradores, está o paulista José de Augusto Pereira. Aos 61 anos, o comerciante de cédulas, selos e moedas começou sua coleção desde pequeno. "Eu coleciono desde os 7 anos. Lembro-me que só havia duas coisas que eu gostava de fazer naquela época: comer cachorro-quente e comprar pacotes de selo (risos)", conta. Quem também começou cedo a juntar selos e moedas é Caliandra Ávila, 12 anos, homenageada por ser a filiada mais jovem do Clube. "Comecei porque o meu pai (José Luis de Ávila) coleciona caixas de fósforo e a Ana (presidente do CFNT) me deu um incentivo (doando moedas)", conta a jovem.


José Luis de Ávila e a filha Caliandra: a jovem de 12 anos começou a colecionar inspirada no pai

Além de contar com a presença dos já experientes participantes, o Clube ainda programou oficinas que incentivam aproximadamente 400 alunos das 3ª e 4ª séries das escolas municipais, estaduais e particulares a colecionar. Concentrada na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cics-VP), a atividade é ministrada pelos funcionários da Agência de Correios e Telégrafos até hoje, 16 de outubro. "Eles aprendem o endereçamento, como colar o selo e tem iniciação em colecionismo", salienta a 1ª vice-presidente do CFNT, Naira Maria Breyer.

Fonte: Jornal Integração Vale do Paranhana - (15/10/2009) - www.integracao.jor.br/vp


Diretoria da Afinuti presente no 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo

Integrantes da diretoria da Associação Filatélica e Numismática Timboense - AFINUTI, de Timbó - SC, esteve participando do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS. Estiveram presentes o Presidente da AFINUTI, Curt Donner, acompanhado da esposa e Waldemar Gebauer, Secretário da entidade.


Da esquerda para a direita: Naira Maria Breyer, Beatriz e Eduardo Schmitt, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, Waldemar Gebauer, Curt Donner e esposa

O 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS foi notícia no Blog dos Correios On Line postado no dia 16 de Outubro. Clique aqui para ler.

16.10.09
Encontro de colecionismo pode ser visitado até amanhã


Ana Lúcia Schweitzer, Presidente CFNT
  Na manhã de ontem, foi iniciado em Taquara um evento já reconhecido em todo o Brasil como um dos principais em seu gênero. É o Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que neste ano chega à sexta edição. A participação de colecionadores em geral, além daqueles que se ocupam especificamente de selos e moedas, é a novidade da programação, que transcorre até amanhã, no Clube Comercial. Podem ser conferidos no evento, exemplares de lápis de madeira, brasões, colheres, válvulas, latinhas, caixas de fósforos, entre outros.

Durante a abertura oficial, na manhã desta quinta-feira, a presidenta do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, declarou que, neste final de semana, Taquara é a capital nacional dessas duas modalidades de colecionismo. O momento contou com a presença da diretoria dos Correios e autoridades locais e incluiu o lançamento de um carimbo especial alusivo ao evento.

A exposição permanece aberta ao público até este sábado, das 9 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. A partir das 19 horas de hoje ocorrerá um leilão, cujos lotes podem ser acessados através do site do CFNT - www.cfnt.org.br. Após, haverá um jantar no Restaurante Topo Gigio.

Paralelamente ao evento, foram organizadas oficinas de filatelia para crianças e adolescentes, integrando o projeto Correio nas Escolas. Iniciada ontem, a oficina ocorre ainda das 8 às 17 horas desta sexta feira, na sala de cursos da Cics-VP, ao lado do Clube Comercial.

Fonte: Jornal Panorama - Taquara - (16/10/2009) - www.jornalpanorama.com.br


Aberto em Taquara o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo

Colecionadores de todo o Brasil já estão preparados para o 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, que ocorre a partir desta quinta-feira, dia 15, até o sábado, dia 17, no Clube Comercial. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feir, com a presença da presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, do diretor de museus da Prefeitura, Paulo Silva, representante o prefeito Délcio Hugentobler, do vereador Luis Felipe Lehnen, e do gerente regional dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida. O encontro é promovido pelo CFNT com o apoio institucional da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Taquara, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS-VP), Citral Transporte e Turismo e CR Sistemas e Web.


Mesa oficial na abertura do evento. Da esquerda para a direita: Eunice Ramos Medeiros, Luis Felipe Lehnen, Paulo Silva, Ana Lúcia Schweitzer, Larry Manoel Medeiros de Almeida, Naira Maria Breyer e Caliandra Nipper Ávila

Na abertura, foi prestada uma homenagem a colecionadora Eunice Ramos Medeiros, integrante do CFNT, e Caliandra Nipper Ávila, associada mais jovem. Também foi lançado o carimbo comemorativo do evento, que nos próximos dias será despachado junto a todas as correspondências enviadas por meio da agência dos Correios de Taquara. A presidente do CFNT disse que o trabalho de organização previu cada detalhe do evento e ressaltou a importância da promoção, tendo em vista a conservação das raízes da história do Brasil. "Nestes três dias, Taquara é a capital brasileira da filatelia, da numismática e do colecionismo em geral", enfatiza Ana Schweitzer. O gerente regional dos Correios destacou o lançamento do carimbo comemorativo, que levará a marca do encontro de Taquara, um dos mais reconhecidos a nível nacional, a diversos lugares do Brasil. Já Paulo Silva, que representou o prefeito, disse que o Executivo sempre será parceiro da iniciativa e lembrou da coleção de moedas doadas ao Museu Histórico Municipal por Análio Borges, um dos grandes idealizadores do CFNT e do encontro taquarense.


Carimbo comemorativo ao encontro foi lançado: Larry Manoel Medeiros de Almeida e Ana Lúcia Schweitzer

Fonte: Vinicius Linden / TCA - Portal Paranhana On-line (15/10/09) - Taquara - www.paranhana.com.br

15.10.09
Carimbo comemorativo e selo personalizado em homenagem ao 6º Encontro Nacional de Taquara

Clique para ampliar
Carimbo comemorativo (Clique na imagem para ampliar)
Clique para ampliar
Selo personalizado (Clique na imagem para ampliar)
  No dia 15 de outubro, quinta-feira, às 10 horas, na abertura oficial do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS, houve o lançamento oficial pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de um carimbo comemorativo em homenagem ao evento. A cerimônia de obliteração foi conduzida pelo Diretor Regional dos Correios no Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida.
A criação do carimbo comemorativo é de autoria de Bernardo Boeira, da Invento Propaganda e apresenta o logotipo do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, promotor do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS.
O Carimbo Comemorativo é uma marca filatélica que se destina a difundir e homenagear cidades, pessoas, eventos ou instituições, que de alguma forma, destacam-se no cenário social, econômico ou cultural, perpetuando, associados ao motivo enfocado, a data e o local em que os eventos são comemorados. Durante 30 dias, as correspondências que forem enviadas da