Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Setembro Mais Notícias
 
30.09.09
Palestra "Conheça o seu dinheiro" lotou o auditório da Associação dos Contabilistas


Naira Maria Breyer, 1ª Vice-Presidente do CFNT, apresentando os palestrantes do Banco Central do Brasil
  Ocorreu na noite do dia 29 de setembro a palestra "Conheça o seu dinheiro", no auditório da Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana - ACON. O evento foi promovido pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, pelo Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Paranhana - SINDILOJAS VP, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Taquara - CDL e a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS VP. Os palestrantes foram os Analistas do Banco Central do Brasil José Aimoré de Oliveira Bolina e Manoel Jorge Conzença, que explicaram sobre os ítens de segurança das cédulas de Real e sobre como reconhecer as diversas falsificações existentes no mercado.


Analistas do Banco Central do Brasil José Aimoré de Oliveira Bolina (à esquerda) e Manoel Jorge Conzença

A importância do tema proposto foi comprovado pelo expressivo público presente que compareceu na sede da ACON. Segundo José Aimoré de Oliveira Bolina, cerca de 80% das falsificações das cédulas de Real podem ser facilmente reconhecidas pela análise da marca d'água, segurando a cédula contra a luz. Também advertiu que o uso de canetas vendidas no mercado para marcar as cédulas não são totalmente seguras contra as falsificações. Já os equipamentos que utilizam a luz ultravioleta para reconhecer as fibras luminescentes do papel das cédulas são mais indicadas. Neste caso, se o papel ficar branco, a cédula é falsa, pois o verdadeiro ficaria mais próximo da cor original da moeda. Mas estas não devem ser as únicas formas de verificar a autenticidade do Real, que possui ao todo 10 ítens de segurança. Outra curiosidade é que além dos elementos de segurança, as cédulas brasileiras ainda possuem uma marca tátil, um símbolo gráfico representado por uma ou mais elipses, que tem por função auxiliar os deficientes visuais na identificação das cédulas, de modo a reconhecer o seu valor monetário.


Público presente no Auditório da Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana - ACON

29.09.09
Estância Velha comemora meio século com lançamento de carimbo


Clemente Krechowieki e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
  Os 50 anos de emancipação da cidade de Estância Velha, no Vale do Rio dos Sinos, foram comemorados com o lançamento de um carimbo em homenagem ao cinquentenário. O evento ocorreu no dia 8 de setembro, no Pavilhão de Atividades Múltiplas. O carimbo que será utilizado em todas as correspondências do município no mês de setembro, foi apresentado pelo Prefeito de Estância Velha Valdir Dilkin e pelo Gerente Regional dos Correios, Clemente Krechowieki. O Clube Filatélico e Numismático de Taquara esteve representado na cerimônia de obliteração pela sua Presidente, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e Naira Maria Breyer, Gerente da agência dos Correios de Taquara e 1ª Vice-Presidente do CFNT.

28.09.09
Encontro nacional de filatelia enfocará também o colecionismo neste ano


Durante a apresentação, na reunião mensal do CFNT, alguns leilões foram realizados por participantes
  Faltando menos de um mês para a realização do evento, foram apresentadas neste sábado as novidades do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que ocorrerá em Taquara nos dias 15, 16 e 17 de outubro. O evento é promovido pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT) e já se tornou referência nacional. A principal novidade deste ano é justamente a inclusão do colecionismo entre os motes da promoção. A ideia de incluir as coleções no evento surgiu como uma tentativa de desmistificar esse hábito, explica a presidente do CFNT, Ana Lúcia Schweitzer.

Segundo ela, diversas coleções estarão sendo expostas no evento, como discos de vinil, caixas de fósforos, brasões, entre outras. "Colecionadores de Taquara e de diversos lugares do Brasil estarão presentes em Taquara", frisa, ressaltando que toda a comunidade pode participar do encontro, que tem entrada franca e acontecerá no Clube Comercial.
Presente neste sábado, durante a reunião mensal do CFNT, o vice-presidente da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos, José Alberto Junges, disse que o evento taquarense vem se tornando referência em todo o Brasil. "Cada vez está mais forte e respeitado a nível nacional", enfatizou. Ele participará do encontro trazendo sua coleção de selos, principalmente os comemorativos, que, segundo ele, os Correios deveriam incentivar mais a sua criação. "Quando eu comecei a colecionar selos, circulava muito os comemorativos, o que era uma porta aberta para começar uma coleção", anunciando que durante o evento em Taquara dará dicas sobre como iniciar uma coleção.

OFICINAS - Outro destaque da programação do encontro serão as oficinas com mais de 400 estudantes da rede de ensino taquarense. Elas serão ministradas pela equipe da agência dos Correios de Taquara. Conforme a gerente da agência e vice-presidente do CFNT, Naira Breyer, as oficinas acontecerão na sala de cursos da Cics-VP, ao lado do Clube Comercial. "As crianças vão aprender um pouco sobre o colecionismo", adianta. Nas oficinas, segundo Naira, também serão explicados assuntos como o endereçamento de uma carta, como colar um selo, entre outras. "Todas as crianças vão sair das oficinas com uma coleção de selos iniciada com três unidades", anuncia. O trabalho, neste ano, será voltado para as crianças de terceira a quarta séries.
O prestígio do evento taquarense pode ser verificado no número de presenças confirmadas. Segundo Ana Schweitzer, sete exposições estão garantidas, assim como 27 das 32 mesas de negociação já estavam comercializadas na manhã deste sábado. As pessoas confirmadas virão de Curitiba, São Paulo, Jundiaí, Itajaí, além de diversas cidades do próprio Rio Grande do Sul.

COLECIONISMO E A HISTÓRIA - Presença confirmada no evento taquarense em outubro, o aposentado Paulo Celito Coelho, 61 anos, de Novo Hamburgo, contou hoje o seu amor pelo hábito. "A história do nosso País pode ser contada através de nossa moeda, por meio das coleções de moedas", disse. Ele se disse um colecionador contumaz. "Faço coleção de cédulas, moedas, selos, caixa de fósforos, charutos, chaveiros, lápis, caneta, entre outras", contou, dizendo que adquiriu o hábito há mais de 50 anos.


Fonte: Vinicius Linden / TCA - Portal Paranhana On-line (26/09/09) - Taquara - www.paranhana.com.br

Veja abaixo algumas fotos da reunião do mês de setembro do CFNT.


Leilão foi coordenado por Adair Ruppenthal (em pé)


Da esquerda para a direita: Levi Batista de Lima Junior, Otávio Roth Valentini, Margarete de Fátima dos Santos Dossena (em pé), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer (Presidente do CFNT) e Claudio Schroeder (2° Secretário do CFNT)


Da esquerda para a direita: Caliandra Nipper Ávila, José Luis de Ávila e Luiz Hormino Rebello

25.09.09
  O Informativo Filatelia77 nº 258 destaca a solenidade de abertura da Mostra Filatélica França-Brasil 2009, que ocorreu no período de 7 a 12 de agosto, em Ouro Preto - MG. Esta Mostra fez parte das comemorações ao Dia do Selo Postal Brasileiro, ocorrido em 1º de agosto e estava inserida no contexto das comemorações ao "Ano da França no Brasil". Clique aqui para ler o informativo.

24.09.09
Reunião mensal de setembro do Clube Filatélico e Numismático de Taquara será neste sábado

No próximo sábado, dia 26 de setembro, a partir das 10 horas, será realizado no Clube Comercial a reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT. Esta será a última reunião antes do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro. Por este motivo, "a presença dos associados é muito importante para todos do CFNT", segundo a Presidente Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer.
Também será o último dia para que os associados do CFNT entreguem os lotes do Leilão do dia 16 de outubro. O modelo de arquivo para a inclusão das peças a serem leiloadas pode ser acessado aqui. Ainda existem mesas de comercialização disponíveis, que podem ser reservadas aqui.
O Candemil Executivo Hotel está oferecendo 10% de desconto no valor das diárias para os participantes do Encontro. Mais informações sobre a hospedagem oficial e de como fazer a sua reserva você encontra aqui.
Outra novidade será a apresentação dos espaços de comercialização de anúncios que agora estarão disponíveis no site do CFNT. Os banners de propaganda na internet serão mais uma forma dos comerciantes oferecerem os seus objetos de coleção aos internautas que acessam o site do CFNT. Também auxiliará nos custos de manutenção do site, de modo a permitir que o seu conteúdo seja constantemente atualizado com assuntos de interesse dos colecionadores e associados.
Os colecionadores que desejarem apresentar a sua coleção na Exposição também poderão manifestar este interesse, informando os recursos e o espaço que será necessário. Nesta reunião foram convidados os representantes da imprensa regional, para participarem de um almoço em que serão apresentados os detalhes deste grande evento cultural da região do Vale do Paranhana. Não deixe de participar.


23.09.09
XX Exposição Filatélica Luso-Brasileira - Lubrapex 2009 em Évora - Portugal
 
De 02 a 11 de outubro acontecerá a XX Exposição Filatélica Luso-Brasileira - Lubrapex 2009, o maior evento filatélico luso-brasileiro, que neste ano será realizado na cidade de Évora, em Portugal. As Lubrapex são Exposições Filatélicas que se realizam de 2 em 2 anos, desde 1966, alternadamente, no Brasil e em Portugal. O Comissário Brasileiro para a Lubrapex 2009, Sr. Gilberto Fernando Tenor, informa a programação oficial e a listagem das participações. Clique aqui para ler. Mais informações no site www.abrafite.com.br/lubrapex09.htm
21.09.09
5º Encontro Internacional de Comerciantes Filatélicos em São Paulo

De 2 a 4 de outubro acontecerá o 5º Encontro Internacional de Comerciantes Filatélicos. O evento será realizado no Braston Hotel, localizado na Rua Martins Fontes, 330, no centro da cidade de São Paulo - SP. Além da mostra e do comércio filatélico, haverá o lançamento da Série Aves Exuberantes Brasileiras. O encontro tem o apoio dos Correios, Abrajof, AFNB, Clube Filatélico do Brasil, Filacap, Fefibra, Sociedade Filatélica de Curitiba e SPP.
Clique aqui para ver o cartaz.

18.09.09
  O Informativo Filatelia77 nº 257 destaca a inauguração do Centro Cultural dos Correios de Recife - PE. O prédio histórico é uma construção do início do século passado e foi integralmente restaurado. Localizado em uma área privilegiada do centro antigo da cidade tombada pelo IPHAN, o edifício é de composição eclética e arquitetura influenciada pelo classicismo francês. Clique aqui para ler o informativo.

12.09.09
Executivo entrega lei de repasse de verba ao Clube Filatélico e Numismático de Taquara


Naira Breyer, Délcio Hugentobler e Ana Lúcia Schweitzer

Fonte: Melissa Hugentobler - Assessoria de Imprensa
Prefeitura Taquara (11/09/09) - www.taquara.com.br
  O Executivo Municipal de Taquara entregou, na manhã do dia 11 de setembro, às representantes do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Naira Maria Breyer e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, a Lei Municipal nº 4.310, que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos financeiros para o clube. O valor a ser repassado é de R$ 5.000,00, que conforme o Prefeito Délcio Hugentobler cobrirá as despesas com o envio de correspondências, produção de cartazes e fôlderes para a realização do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro. A efetuação do repasse será realizado nos próximos dias, no Gabinete do Prefeito.


11.09.09
Clube Filatélico e Numismático de Taquara é recebido pela Direção Regional dos Correios no RS


Naira Breyer, Larry de Almeida e Ana Lúcia Schweitzer
  O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT esteve no dia 10 de setembro na Diretoria Regional dos Correios no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na ocasião foi realizado o convite oficial da direção do CFNT para o Diretor Regional dos Correios no RS, Sr. Larry Manoel Medeiros de Almeida, para participar do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS. A direção do CFNT esteve representada pela Presidente, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e pela 1ª Vice-Presidente, Naira Maria Breyer. O evento acontecerá no dias 15, 16 e 17 de outubro, no Clube Comercial de Taquara.
Clique aqui para ver a programação.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos participa desde a sua primeira edição em 2004, de todos os Encontros Nacionais organizados pelo CFNT, com a exposição de coleções filatélicas e pelo apoio institucional. A Agência dos Correios de Taquara disponibiliza aos colecionadores os produtos filatélicos e a emissão de selos personalizados. Também realiza o Projeto Correio nas Escolas, com a apresentação de palestras e oficinas, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela filatelia. O Diretor Regional, Sr. Larry Manoel Medeiros de Almeida, já confirmou a sua presença na cerimônia oficial de abertura e informou que concedeu cota promocional para o carimbo comemorativo alusivo ao 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS.

10.09.09
  O Informativo Filatelia77 nº 256 apresenta a escolha pelos Correios do melhor selo de 2008. Na categoria popular, com votação realizada pela internet, o escolhido foi o bloco "Serra do Japi", criado por Álvaro Nunes. Já na categoria arte filatélica, o vencedor foi o bloco "Obras de Oscar Niemeyer", criado pela artista plástica Cris Alencar. Também destaca o Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo ao cinquentenário da cidade de Três Coroas - RS. Clique aqui para ler o informativo.

09.09.09
Definida a Programação Filatélica 2010 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, homologou esta semana os motivos das emissões que comporão a Programação Filatélica de 2010, escolhidos na 107ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional, ocorrida em 21 de julho último. Os motivos são os seguintes:



Fonte: Boletim Eletrônico Filacap On Line Nº 31 (05/09/09) - ac.filacap@uol.com.br

08.09.09
Palestras sobre a Bandeira e o Brasão do Rio Grande do Sul no Acampamento Farroupilha 2009


Palestra de Claudio Schroeder no Acampamento Farroupilha
  O 2° Secretário do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, Claudio Schroeder, estará apresentando uma série de palestras sobre a Bandeira e o Brasão do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto cultural será apresentado em três datas diferentes no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre - RS. No dia 09 de setembro, quarta-feira, no Piquete Tropa Gaucha, às 19 horas; no dia 16 de setembro, quarta-feira, no Piquete da CEEE, do Centro de Tradições Gaúchas Candeeiro do Sul, às 18 horas e no dia 17 de setembro, quinta-feira, no Piquete Cultural Centauros do Pampa, às 19 horas.

Conforme Schroeder, "a Bandeira e o Brasão atuais do Estado têm origem na época da Revolução Farroupilha. Registrar essa origem e descrever a evolução até hoje é o objetivo de estudo para futura publicação". Em destaque divulgamos o nome do novo patrão do Piquete Cultural Centauros do Pampa, José Alberto Junges, sócio do CFNT, que convida a todos para conhecer uma exposição cultural sobre a Revolução Farroupilha, no lote número 78 do Acampamento Farroupilha.
Clique aqui para mais informações sobre a Semana Farroupilha, a maior festa popular do Rio Grande do Sul.


07.09.09
Círculo Numismático de Rosário na Argentina completa 57 anos de fundação

O Círculo Numismático de Rosário - http://www.cnros.com.ar, da Argentina, comemora neste dia 7 de setembro 57 anos de fundação, sob a presidência do Sr. Carlos J. Damato. Conforme o "Boletín Electrum" número 118, de setembro de 2009 - http://ar.geocities.com/fenyma/bol-electrum.htm, o Círculo Numismático de Rosário foi o pioneiro entre as entidades abertas na criação das "Jornadas Nacionales de Numismática y Medallistica", em organizar o "Encuentro de Numismática del Litoral" e o "Seminario Integral de Numismática" na Argentina.


05.09.09
Clube Filatélico e Numismático de Taquara promove a palestra "Conheça o seu dinheiro"

Clique para ampliar
Clique no convite para ampliar
  O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT promove a palestra "Conheça o seu dinheiro", com o objetivo de reconhecer a nossa moeda verdadeira. Serão apresentados no curso os ítens de segurança do Real, de como identificar as falsificações, as cédulas danificadas e a legislação vigente. Os palestrantes serão os Analistas do Banco Central do Brasil José Aimoré de Oliveira Bolina e Manoel Jorge Conzença. O evento será no dia 29 de setembro (terça-feira), às 19 horas, no auditório da Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana - ACON, localizado na Rua Federação, 1900 (próximo a sede do Ministério Público - Promotoria), em Taquara. Também participam da promoção, além do CFNT, o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Paranhana - SINDILOJAS VP, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Taquara - CDL e a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS VP, com o apoio da Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana - ACON. A entrada será um quilo de alimento não perecível e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone do Sindilojas: (51) 3542.1012 ou pelos endereços de e-mail sindiloja@tca.com.br ou cfnt@tca.com.br.

04.09.09
Lançado Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo do Cinquentenário de Três Coroas

 
Foi lançado no dia 2 de setembro, no 4º Encontro de Historiadores do Mundo Novo, o Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo aos 50 Anos de fundação da cidade de Três Coroas, no Vale do Paranhana.
O prefeito de Três Coroas, Rogério Grade, homenageou o artista plástico Ítalo da Costa, representado por Raina da Costa; a autora da obra do selo personalizado, Lizete Heidrich; a presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e o representante da empresa Brenner e Lucas, que desenvolveu a arte final do selo.

Encontro resgata emancipações e enfoca 50 anos de Três Coroas

Ana Lúcia Schweitzer e Rogério Grade   Começou na noite desta quarta-feira, em Três Coroas, o 4º Encontro de Historiadores do Mundo Novo. A iniciativa aconteceu no Centro Municipal de Cultura e teve programação até esta sexta-feira. O foco do evento são as emancipações na região, destacando, principalmente, a emancipação de Três Coroas, que completa 50 anos em 2009. Participaram da solenidade de abertura o prefeito de Três Coroas, Rogério Grade, o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, e o idealizador do evento Paulo Gilberto Mosmann Sobrinho, além de autoridades e outros representantes da região. A abertura da solenidade aconteceu com a Banda da Rede Municipal de Ensino de Três Coroas, que entoou o hino a Três Coroas.
O encontro surgiu em 2007, segundo Paulo, com a ideia de resgatar um pouco da história de Taquara do Mundo Novo, cidade mãe dos municípios da r