Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Janeiro Mais Notícias
 
25.01.2010
Dia do Carteiro: Companheiro que também entrega sonhos

  Em 25 de janeiro de 1663, nascia a função do carteiro, conhecido como Correio-Mor naquela época. O responsável por implantar o serviço no Brasil foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal e assumiu a troca de correspondências oficiais entre a Colônia e a Corte.

Só para ter uma ideia dos desafios de se estabelecer comunicação com pessoas mais distantes, as correspondências eram enviadas por meio de serviços de mensageiros, viajantes (como tropeiros ou bandeirantes), ou de escravos. Só a partir do ano de 1835, os Correios do Império deram início à entrega de correspondências em domicílios e, em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.

Em quase 350 anos de atividade, muita coisa mudou. Novas formas de distribuição foram sendo somadas às mais antigas. O mundo se tornou global, mais dinâmico, e vivemos o apogeu da "Era da Informação", com as novas tecnologias e parâmetros comunicacionais.

Um exemplo de como as fronteiras se encurtaram é o Sedex - serviço de encomenda expressa - em que é possível entregar mercadorias de um estado para o outro com rapidez e segurança. Mesmo em termos de internet e correio eletrônico, as caixinhas de correspondência não perderam sua função. Estão sempre abarrotadas de publicidades, periódicos e faturas, mas, também, nos trazem cartas de longe, de parentes, amigos ou conhecidos, mantendo a tradição de se comunicar por meio de carta, de próprio punho. Diante disso, precisamos dos carteiros, também, para recebermos encomendas de lojas virtuais.

É importante ressaltar que, atualmente, 50 mil carteiros e carteiras dão conta da distribuição de aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente, mantendo o referencial humano desta atividade que se tornou uma das de maior credibilidade junto à sociedade brasileira.

Fonte: Revista Cofi - Correio Filatélico - Ano XXXII nº 213 - Janeiro / Fevereiro / Março de 2009


20.01.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 269 destaca a Coleção Legado Brasileiro, composta de selos de prata pura, banhados a ouro 24 kilates, que será lançada pelo Grupo Hallmark com licença dos Correios do Brasil. Também apresenta algumas fotos da XXII Jornada Nacional de Cartofilia do Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 29 de novembro de 2009. Clique aqui para ler o informativo.

16.01.2010
  O site da Associação Cultural Filacap - www.filacap.com.br, de Cachoeira Paulista - SP, foi reativado. O novo layout foi elaborado pelo colaborador Laerte Galocha Lobão.
O site apresenta seções de notícias, artigos de filatelia, numismática e telecartofilia, agenda de encontros e exposições e links de sites e blogs do Brasil e do exterior. Também é possível visualizar o conteúdo na íntegra do boletim eletrônico Filacap On Line, que é distribuído por email e as matérias do Jornal Filacap, que é impresso ininterruptamente há 35 anos pelo seu editor José Maurício do Prado.

13.01.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 268 destaca a Nova emissão Brasil dos Correios: Corrida de Reis Várzea Grande / Cuiabá - MT. Também apresenta algumas fotos da Exposição Filatélica do Interior de São Paulo - Expofinter 2009, que aconteceu de 19 a 28 de novembro, na cidade de Franca - SP. Clique aqui para ler o informativo.

08.01.2010
Nova edição da Revista Cofi dos Correios


Revista Cofi janeiro - março / 09
  Foi lançada a Revista Cofi nº 213 referente ao período de janeiro a março de 2009. As edições ainda estão saindo com atraso, em função de problemas na terceirização da impressão da revista. Neste número apresenta matéria de capa sobre o meio ambiente com Combustíveis Renováveis: o Brasil na liderança. Uma nova seção foi incluída, a Selomania, dedicada ao público infanto-juvenil, trazendo uma breve história dos Correios, dos primeiros selos postais e dicas de como iniciar uma coleção. Uma forma de aproximar a Revista Cofi dos filatelistas iniciantes e garantir o futuro da filatelia. Também estão as demais seções, como Destaques, com as notícias da área; Panorama Internacional, com os principais lançamentos postais do mundo; Selos do Período, com as nossas emissões do trimestre; Selo em Movimento, com anúncios de intercâmbios entre colecionadores; Carimbos Comemorativos e a seção de Matérias Especiais.

A Revista Cofi é produzida, editada e distribuída pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios do Brasil, dirigida por Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca. Para receber gratuitamente a Revista Cofi, envie um email para revistacofi@correios.com.br, informando o seu nome e enderço completo com CEP e o número do seu CPF.

05.01.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 267 apresenta algumas fotos do 7º Encontro de Numismática e Filatelia Nacional, que aconteceu de 13 a 15 de novembro, na cidade de Goiânia - GO. Também podem ser apreciados as imagens dos três primeiros colocados no concurso Melhor Máximo Mundial FIP 2008 escolhido no dia 24 de outubro, durante a Expo Itália 2009. Clique aqui para ler o informativo.



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP