Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Julho Mais Notícias
 
29.07.2010
Rede Cultural lança pesquisa de perfil para agentes culturais

Com o objetivo de contemplar o intercâmbio cultural da região dos Vales do Paranhana e dos Sinos, o músico e produtor cultural Renato Velho e o desenvolvedor de web Vinícius Vollrath estão lançando o projeto Rede Cultural. A proposta é fazer cultura como forma de expressão e cidadania através de uma mídia social pública que promova a comunicação e a sustentabilidade para produções culturais. Antes de lançar a iniciativa, os idealizadores pretendem realizar uma pesquisa de perfil. “Trata-se de uma ferramenta importante para traçarmos o público-alvo da Rede Cultural”, explica Renato Velho. Podem participar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos, produtores culturais, espaços e entidades culturais. O endereço eletrônico para visualizar e responder a pesquisa é www.redecultural.org.

Fonte: Jornal Panorama - Taquara (23/07/2010) - www.jornalpanorama.com.br


26.07.2010
Confirmado o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara


Sérgio Ribeiro Braga, Paulo Oscar Klein e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
  No último sábado, dia 24 de julho, foi confirmado junto aos associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, a realização do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O comunicado foi feito na reunião mensal que ocorreu na sala de reuniões da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP.
Conforme Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, Presidente do CFNT, o evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro (sexta-feira e sábado), nas dependências do Clube Comercial.

Os negociadores interessados em adquirir mesas de comercialização já podem confirmar as suas reservas pela internet no endereço
www.cfnt.org.br/inscrever10.php. No evento estará a disposição do público diversos objetos colecionáveis, como selos, cartões-postais e telefônicos, cédulas, moedas e medalhas. Também haverá um espaço de exposição de coleções, o tradicional leilão, as oficinas filatélicas do Projeto Correio nas Escolas, um jantar de confraternização e um coquetel no encerramento do Encontro.
Como acontece em todas as reuniões do CFNT, ao meio-dia ocorreu um almoço no Restaurante do Clube Comercial e após uma venda sob ofertas (leilão) na CICS/VP. Clique aqui para ver mais fotos da reunião do mês de julho do CFNT.


24.05.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 284 apresenta uma notícia sobre a confirmação do nosso 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, no Clube Comercial. A Filatelia77 é uma das empresas que já confirmaram a participação no evento, com a respectiva reserva de mesa de negociação. Clique aqui para ler o informativo.

20.07.2010
Convite para a Reunião Mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara do mês de Julho

Prezados Sócios

Informamos que nossa reunião mensal será realizada no dia 24 de Julho, nas dependências da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP. A reunião será antecipada em uma semana por solicitação de alguns sócios do CFNT que irão participar do Encontro de Colecionadores de Santa Catarina, em Florianópolis, no dia 31, último sábado do mês. Desta forma todos os interessados poderão participar das duas atividades.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / CFNT


17.07.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 283 apresenta uma interessante matéria sobre Dave Crisp, um caçador de tesouros do Reino Unido, que encontrou cerca de 52.500 moedas romanas, uma das maiores descobertas desse tipo até hoje na Grã-Bretanha.
Clique aqui para ler o informativo.

14.07.2010
Participe da votação do Melhor Selo de 2009 dos Correios

  Os Correios do Brasil promovem a escolha do Melhor Selo emitido em 2009. Você pode participar indicando o que mais lhe agradou e concorrer a uma Coleção Anual de Selos. A votação vai até o próximo dia 31 de julho de 2010 e pode ser feita pela internet, na seguinte página do site dos Correios: http://www.correios.com.br/selos/melhor_selo_ano/vota_selo.cfm?consulta=Yes
O autor do selo mais votado receberá o Troféu Olho de Boi, na Categoria Popular, no dia 9 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial dos Correios.

13.07.2010
Revista Cofi dos Correios apresenta o tema Futebol


Revista Cofi agosto-dezembro/09
  A Revista Cofi nº 215 referente ao período de agosto a dezembro de 2009 destaca na sua capa o tema Futebol: Determinação e União, com o selo da Série Relações Diplomáticas: Brasil - Hong Kong - Futebol. A revista apresenta uma reportagem completa sobre a 20ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira - Lubrapex 2009, que realizou-se no período de 2 a 11 de outubro de 2009, na cidade de Évora, em Portugal. Também traz uma matéria especial com o título "426 mil voltas ao redor do mundo", sobre como os cartões-postais estão conectando pessoas de todo o planteta, de autoria de Altemar Henrique de Oliveira.
A Revista Cofi é produzida, editada e distribuída pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios do Brasil, dirigida por Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca. Para receber gratuitamente, envie um email para revistacofi@correios.com.br, informando o seu nome e enderço completo com CEP e o número do seu CPF. A Revista Cofi é uma leitura recomendada a todos os interessados pela Filatelia.

  O Informativo Filatelia77 nº 281 de 03 de julho de 2010 traz uma dica do leitor Luís Cláudio Fritzen para os amantes do futebol. A indicação é o site Exponet - www.exponet.info, que apresenta uma interessante coleção virtual filatélica sobre a temática Futebol.

12.07.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 282 apresenta duas novas emissões dos Correios do Brasil: Vila Inglesa de Paranapiacaba e a Série Relações Diplomáticas: Brasil - Egito. Também destaca o Brasil na Exposição de Filatelia Temática "Filatem - Avilés 2010", que ocorreu de 26 a 29 de junho na cidade espanhola de Avilés.
Clique aqui para ler o informativo.

10.07.2010
“Encontro de Filatelia sai em Taquara, ou não sai”, diz presidente do CFNT


Nova reunião na Câmara discutiu realização do evento nacional em Taquara
  Foi realizada nesta quinta-feira, em Taquara, nova reunião para tratar do impasse em relação a realização da 7ª edição do Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, inicialmente previsto para outubro. De concreto da reunião no Legislativo, a certeza de que se o evento vier a ser realizado, ele acontecerá em Taquara. Essa foi a garantia dada pela presidente do Clube Filatélico e Numismático (CFNT), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer. Segundo ela, o evento não deverá acontecer em Gramado, município que também vinha mantendo negociações com a entidade organizadora.

Apesar da definição de Taquara, o Encontro Nacional de Filatelia e Numismática ainda depende de formalização em relação a questões tributárias. Fiscais tributários da Prefeitura de Taquara participaram do encontro e explicaram as licenças quem podem ser retiradas na administração, para legalizar a comercialização de joias que possa ocorrer. Apesar disso, ficou definido que será protocolada uma consulta junto a Receita Estadual e a Receita Federal, tentando evitar qualquer risco ao evento e aos organizadores decorrente de possível fiscalização tributária. A ideia é legalizar toda e qualquer situação de comercialização que possa ocorrer dentro do evento.

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer reiterou que, sempre que se organizou o evento, a preocupação sempre foi com a questão cultural. Para ela, a discussão sobre o Encontro Nacional está tomando um rumo diferente do objetivo original do evento, que é divulgar a filatelia, numismática e o colecionismo. “E o evento está indo para um lado de joias”, ponderou. O vereador Luis Felipe Lehnen, propositor do encontro, argumenta que a Câmara buscou, nos encontros promovidos, uma aproximação entre CFNT e Clube Comercial, para que o evento não deixasse de acontecer em Taquara. Ainda na reunião desta semana, Ana Lúcia elogiou a participação das entidades taquarenses nas discussões, em referência a CDL, Cics-VP e Sindilojas.

Participaram da reunião na Câmara, além Ana e o vereador Luis Felipe, o presidente do Legislativo, Lauri Fillmann; os vereadores Fabiano Matte, Paulo Mello e Valdecir Almeida; além de demais representantes do CFNT e das entidades. A expectativa para o evento gira agora na resposta das entidades tributárias estadual e federal.

Fonte: Vinicius Linden - Portal Paranhana On-Line - Taquara (09/07/2010) -
www.tca.com.br

09.07.2010
Bicentenário da Independência da República Argentina



Bandeira e Brasão de Armas da República Argentina
  Em 09 de Julho é comemorado o dia da Proclamação da Independência da República Argentina, que aconteceu no ano de 1816. Já a Revolução pela Independência em relação à Espanha ocorreu no dia 25 de Maio de 1810 por José de San Martín, considerado o herói de sua emancipação e o "Pai da Pátria". Para homenagear os 200 Anos de Independência, apresentamos a História da Moeda Argentina, de autoria de Luís Castro, com texto em espanhol e imagens com cédulas e moedas desde o Peso de 1881 até o Austral da atualidade. Clique aqui para baixar.

07.07.2010
Entidades estarão novamente reunidas para discutir Encontro de Filatelia e Numismática

Dando continuidade as tratativas com as entidades envolvidas, para viabilizar a manutenção e a permanência da 7ª edição do Encontro Nacional de Filatelia e Numismática em Taquara, inicialmente programada para ocorrer entre os dias 15 e 17 de outubro, a Câmara Municipal de Taquara realizará nesta quinta-feira, dia 08 de julho, às 15h, encontro com representantes do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, CDL, CICS/VP, Sindilojas, Clube Comercial e os vereadores. Também foi enviado ofício ao Executivo, solicitando a indicação de um servidor da área da tributação, para acompanhar os encaminhamentos a serem definidos.

Fonte: Câmara de Vereadores de Taquara (07/07/2010) - www.camarataquara.com.br


05.07.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 281 apresenta as fotos do 4º Encontro Nacional de Colecionadores, que aconteceu de 14 a 16 de maio em Brasília, dentro das comemorações dos 15 anos da Associação Filatélica e Numismática de Brasília - AFNB. Também destaca a nova emissão Brasil dos Correios da Série Relações Diplomáticas: Brasil - Maláui. Clique aqui para ler o informativo.

02.07.2010
Portal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara chega a marca histórica dos 100 mil acessos


Clique para ampliar
Site do CFNT alcança os 100.000 acessos
  O portal na internet do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - www.cfnt.org.br, ultrapassou a marca histórica dos 100 mil acessos dos internautas no último dia 28 de junho de 2010. O acesso de número 100.000 teve a honra de ser realizado pelo associado do CFNT José Luis de Avila, que é filamenista (colecionador de caixas de fósforos) na cidade gaúcha de Dois Irmãos. O site entrou oficialmente na internet no mês de abril de 2003 durante a presidência do saudoso Análio Feijó Borges (1925 - 2007). O desenvolvimento da página web original foi uma doação do associado Breno Gilberto Ritter Filho, iniciando assim a presença mundial do CFNT no espaço virtual da internet. Em julho de 2004 o seu design gráfico foi remodelado pela Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP, do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

Nestes 6 anos de funcionamento, o portal contribuiu para divulgar para o Brasil e os demais países do mundo as diversas atividades do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS, como reuniões, eventos, palestras, leilões e as demais notícias da área de Filatelia, Numismática e do colecionismo em geral. Desde então o CFNT passou a ter um mecanismo suficiente para manter informados os seus sócios e visitantes e colaborar para a expansão do conhecimento cultural e histórico do colecionismo.

O site apresenta um conteúdo cultural diversificado, como a seção
Acervo, onde está registrado o material relativo aos Encontros Nacionais promovidos pelo CFNT, como cartazes, cartões-postais, selos personalizados, carimbos e medalhas comemorativas. A seção de Textos possui artigos Filatélicos e Numismáticos de diversos autores. A seção Monografias Numismáticas é uma homenagem ao pesquisador Kurt Prober (1909 - 2008) e têm por objetivo divulgar os estudos relacionados com a Numismática, especialmente a brasileira. A seção Resgate Histórico Cidade de Taquara apresenta imagens relacionadas com a história da cidade, como cartões-postais, fotografias, ilustrações e documentos, de modo a constituir uma "Iconografia Taquarense". Já a seção de Fotos mostra as diversas imagens que registram a história do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS. A seção de Links informa uma série de sites nacionais e internacionais que permitem aos interessados pelo tema se aprofundar no estudo do fascinante mundo do colecionismo.

O site têm desde a sua criação em 2004 o apoio institucional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT - www.faccat.br, da Prefeitura Municipal de Taquara - www.taquara.com.br, da empresa Citral Transporte e Turismo S/A - www.citral.tur.br e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - www.correios.com.br.

A partir do ano de 2009 foi disponibizado um espaço de propaganda, que contribui para viabilizar a manutenção do portal. Atualmente o patrocínio é da Filatélica Junges - www.filatelicajunges.com.br, de Porto Alegre - RS; Filatélica Porto Alegrense - www.filatelicaportoalegrense.com.br, de Porto Alegre - RS; Numismática Ness - www.numismaticaness.com.br, de Pelotas - RS; Numismática Ruppenthal - www.numismaticaruppenthal.com.br, de Venâncio Aires - RS; Pedro Pinto Balsemão Gravador - www.cfnt.org.br/site/balsemao.html, de São Leopoldo - RS e Sérgio Ribeiro Braga Cédulas & Moedas - www.cfnt.org.br/site/sergiobraga.html, de Taquara - RS. A todos o nosso agradecimento pela parceria.




Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP