Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Junho Mais Notícias
 
30.06.2010
Reunião de junho analisou o Encontro Nacional de outubro promovido pelo CFNT


Paulo Oscar Klein, Sérgio Ribeiro Braga e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
  No sábado dia 26 de junho, na Sala de Reuniões da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP, ocorreu a reunião mensal de junho do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS.
Na ocasião foi exposto aos associados pela Presidente Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer a situação envolvendo a realização do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, previsto para ocorrer no próximo mês de outubro.

Ficou definido que o CFNT solicitará um alvará de comercialização junto aos órgãos de fiscalização, como Prefeitura Municipal, Receita Estadual e Federal (caso necessário), para a realização do evento em Taquara. A obtenção desta licença de autorização foi sugerido na reunião que ocorreu do dia 21 de junho na Câmara de Vereadores de Taquara, que foi intermediada por integrantes do legislativo com a presença do CFNT, do Clube Comercial de Taquara e representantes do comércio local, como CDL, Sindilojas e CICS/VP (veja notícia abaixo). Esta medida será tomada pela diretoria do CFNT como uma forma de legalizar a comercialização dos objetos colecionáveis que estarão expostos no Encontro Nacional de Taquara. Ao meio-dia aconteceu o tradicional almoço no Restaurante do Clube Comercial e após aconteceu uma venda sob ofertas (leilão). Clique aqui para ver mais fotos da reunião do mês de junho do CFNT.

25.06.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 280 destaca os carimbos lançados pela ECT no mês de maio. Também apresenta a nova emissão Brasil dos Correios da Série Relações Diplomáticas: Brasil-Síria - História e Turismo. Clique aqui para ler o informativo.

23.06.2010
Câmara de Vereadores busca entendimento para permanência de evento nacional em Taquara

Encontro promovido na manhã desta segunda-feira, 21 de junho, pela Câmara de Taquara, reuniu no gabinete da presidência, representantes do CFNT - Clube Filatélico e Numismático de Taquara; CDL; CICS/VP; Sindilojas; Clube Comercial e os vereadores Paulo Ricardo Pires de Mello (PTB), Fabiano Tacachi Matte (PMDB) e o propositor do encontro, Luis Felipe Lehnen – Fifi (PSDB), além do próprio presidente Lauri Fillmann (PDT). A reunião foi agendada com o propósito de encontrar uma alternativa entre os organizadores, para que a 7ª edição do Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, programado inicialmente para ocorrer entre os dias 15 e 17 de outubro, permaneça aqui e seja realizado este ano. Porém, com a decisão da diretoria do Clube Comercial de Taquara, de proibir a comercialização no interior da entidade, os organizadores do encontro decidiram cancelar o evento.


Reunião na Câmara de Vereadores de Taquara coordenado pelo Presidente do Legislativo Lauri Fillmann (no centro)

O vereador Luis Felipe comentou que sua intenção é de unir às entidades em torno da manutenção do evento, ressaltando a sua grandeza e a projeção dada a nível nacional a cidade de Taquara, idéia compartilhada pelo representando da Câmara de Diretores Lojistas, Dênis Lemos, que citou inclusive a vontade de municípios como: Gramado e Igrejinha, de atrair o encontro. O presidente do Clube Comercial, Volnei Azevedo, explicou as razões pelas quais a sua diretoria decidiu de forma unânime, proibir a comercialização de mercadorias e objetos durantes os eventos realizados no interior do Clube. Reforçou dizendo não ser contra o evento, porém esta foi uma decisão tomada por todo o grupo que atualmente comanda a agremiação taquarense. Por sua vez, o representante do Sindilojas, presidente Paulo Renato Beck, pediu para que o interesse coletivo fosse priorizado na decisão. “Precisamos buscar o melhor para a cidade”, avaliou Beck. Fabiano Matte indagou sobre a estrutura da diretoria do Clube Comercial, questionando se a vedação tinha fundamento estatutário ou teria sido própria da diretoria.

Contrapondo na discussão, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, presidente do CFNT, fez de início um breve relato sobre a trajetória da entidade, desde a sua constituição e a realização da primeira edição do encontro, que em 2009, trouxe para Taquara aproximadamente 500 visitantes. Na sequencia, fez a leitura do ofício recebido da diretoria do Clube Comercial, que informava a proibição de qualquer entidade de realizar evento de caráter comercial nas dependências do clube, exceto as estabelecidas na própria entidade. Ana explicou que o CFNT está registrado em toda a sua documentação, no Clube Comercial. Geraldo Lauck, integrante da diretoria do Clube, admitiu o erro na redação do ofício.

Ao final da reunião, um entendimento sobre o assunto foi encontrado, onde Volmar Azevedo cedeu aos apelos, com o aval das entidades de classe presentes, concordando com a realização do evento nos moldes anteriores, condicionando apenas a regularização, por meio de alvará municipal, as vendas efetuadas. Esta decisão deverá ainda ser referendada nesta quarta-feira, na reunião da diretoria.

Fonte: Câmara de Vereadores de Taquara (22/06/2010) - www.camarataquara.com.br


21.06.2010
Blog Correios On Line estréia a seção Selo Mania com a História das Copas do Mundo de Futebol



O Blog Correios On Line apresenta uma nova coluna que vai falar sobre Filatelia de uma maneira simples e descontraída. Selo Mania vai trazer muitas informações, curiosidades e detalhes interessantes sobre as emissões postais brasileiras e mostrar que os selos são uma fonte inesgotável de cultura, história e arte. Aproveitando o clima de expectativa em torno do início da 19º Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, vamos lançar a coluna com uma série especial sobre este que é o 2º maior evento esportivo do planeta e que em 2014 vai ser realizado pela segunda vez no Brasil. Durante a série você ainda vai poder participar do quiz especial sobre selos das copas e concorrer a brindes filatélicos. Acesse a seção Selo Mania no Blog Correios On Line no site www.correios.com.br/blog/correiosonline/index.cfm/Selo-Mania.

19.06.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 279 destaca o Dia do Correio Aéreo Nacional - CAN, comemorado em 12 de junho. Foi nesta data, em 1931, que o serviço entrou em operação, quando os tenentes do Exército Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère Wanderley transportaram uma mala postal com duas cartas, do Rio de Janeiro para São Paulo, e de lá retornando, com correspondência, no dia 15 de junho.
A partir da implantação dessa primeira linha, três meses mais tarde iniciavam-se os estudos para a sua extensão até outros estados e as atividades do CAN se intensificaram nos anos seguintes, com linhas implantadas para outros estados e países americanos.Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, pela fusão da antiga arma da Aviação Militar do Exército com a da Aviação Naval da Marinha, o Correio Aéreo foi transferido para este órgão e recebeu a denominação com que ficou conhecido: Correio Aéreo Nacional. Clique aqui para ler o informativo.

16.06.2010
Esclarecimento oficial do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara vem realizando nos últimos seis anos eventos nacionais na cidade de Taquara, com observância das normas da SNB - Sociedade Numismática Brasileira. O CFNT estava preparando a sétima edição do evento, direcionado à filatelia, à numismática e ao colecionismo em geral, que ocorreria no mês de outubro de 2010.

Esclarecemos que em todo e qualquer encontro do gênero, seja nacional, sul americano ou internacional, existem mesas de negociação e venda sob oferta, sendo essa atividade inerente à natureza do evento. São negociados selos, moedas, cédulas, documentos, peças de prata e ouro, bem como outros objetos colecionáveis.

O motivo para o cancelamento do encontro foi a decisão da direção do Clube Comercial de Taquara de proibir qualquer tipo de negociação em suas dependências, conforme registrado na correspondência em
anexo, o que inviabiliza o evento devido justamente às suas características.

Diretoria do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT


14.06.2010
Emissão dos Correios da Copa do Mundo FIFA - África do Sul 2010

Clique na imagem para ampliar
Selo da Copa do Mundo FIFA de 2010
Clique na imagem para ampliar
  No dia 11 de junho, data da abertura da Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, os Correios emitiram um selo postal comemorativo. Com este selo postal os Correios expressam a sua honra de compartilhar com a sociedade brasileira o momento de mais esta grande decisão no Futebol Mundial, desejando à Seleção Brasileira presente na África do Sul, muito êxito na busca pelo título de Hexacampeão. Os primeiros selos postais brasileiros focalizando as Copas do Mundo foram emitidos em 24 de junho de 1950, assinalando o 4º Campeonato Mundial de Futebol, realizado no Rio de Janeiro, quando o Brasil, apesar de uma excelente campanha, perdeu para o Uruguai, no Estádio do Maracanã recém-construído. A partir daí, os Correios têm emitido selos para todas as Copas do Mundo de Futebol, registrando com arte e beleza as jogadas mundiais que levaram o Futebol do Brasil ao Pentacampeonato.

Se o Futebol é paixão nacional, podemos concluir que os selos sobre Futebol apaixonam os filatelistas, que vêem nas emissões dedicadas a esse tema a grande oportunidade de enriquecer e complementar suas coleções. No dia 11 de junho, quando começa a Copa do Mundo 2010 na África do Sul, tivemos o lançamento do selo oficial da Copa que, certamente, será cobiçado por filatelistas de todo o mundo que têm os selos e o futebol como suas maiores paixões. Este selo da copa do Mundo da África do Sul é uma síntese da expectativa em torno desse Campeonato Mundial, prestando uma homenagem aos países participantes, por meio de suas Bandeiras e jogadores em ação.

O selo, criado pelo artista Alan Magalhães mostra, parcialmente, ao centro, em formato circular, uma imagem da América do Sul e da África, com os mapas do Brasil e da África do Sul (país sede) cobertas por suas respectivas bandeiras nacionais. Na faixa que circunda o selo, as bandeiras nacionais das demais nações que participam da Copa do Mundo 2010 e o desenho estilizado de dois jogadores. Essas imagens estão sobrepostas às bandeiras do Brasil e da África do Sul. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica.

Fonte: Blog Correios On Line (11/06/2010) -
www.correios.com.br/blog/correiosonline

10.06.2010
Álbum de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol faz sucesso entre os colecionadores


Álbum de figurinhas da Copa de 2010
  A editora italiana Panini lançou o álbum oficial da Copa do Mundo Fifa - África do Sul 2010. O álbum é comercializado nas bancas de todo o país por R$ 3,90 e os envelopes, com cinco cromos cada, custa R$ 0,75. Ao todo serão 638 figurinhas com 17 jogadores das 32 seleções do Mundial, além dos estádios, times, escudos e muitas outras imagens relacionadas a copa. Além de se divertir e conhecer mais sobre a Copa do Mundo 2010 da África do Sul, o colecionador ainda poderá concorrer a prêmios, como bolas de futebol históricas de Copas passadas.
O álbum faz tanto sucesso, que os colecionadores ficam atrás de outras pessoas para trocar suas figurinhas repetidas e tentarem completar seu álbum, valendo-se das ferramentas da internet como o Orkut, Facebook e Twitter. Para esses colecionadores, o feito de completar o álbum se compara só às vitórias das equipes em campo e o momento do encontro com a última figurinha que faltava colar é como um gol do título no último minuto.

De acordo com o Museu do Futebol de São Paulo, a mania de colecionar figurinhas no Brasil surgiu no final da década de 1940, quando foi lançado pela primeira vez um álbum em que os cromos vinham separados em pacotinhos. Na ocasião, contava a história da Branca de Neve e os Sete Anões. Em 1961, a empresa italiana Panini, especializada em álbuns, lançou a primeira coleção do Campeonato Italiano de Futebol. Às vésperas da Copa do Mundo da Fifa de 1974, foram editados no Brasil três miniálbuns, cada um com apenas 24 figurinhas, que representavam todos os jogadores das seleções campeãs mundiais de 1958, 1962 e 1970. Os álbuns passaram a ser vendidos na Europa a partir da Copa de 1970, ano em que o Brasil foi tricampeão.

Segundo Jose Henrique Almeida Marques do site Pan Colecionismo Temático "todo colecionador de selos (filatelista) começou algum dia colecionando álbum de figurinhas e este é um passatempo esportivo e cultural que abrange meninos e meninas, crianças jovens e adultos. Este ano, a Mastercard lançou um comercial de TV com Pelé, o maior garoto-propaganda do mundo, que se deixa ser fotografado para que um filho ajude o pai a completar um antigo álbum. Este comercial, de forte apelo emocional talvez tenha sido o motivo de aumentar a procura pelo álbum de figurinhas lançado recentemente em todo o mundo por uma editora multinacional e que não conseguiu atender à grande demanda que foi a procura dos novos colecionadores" complementa Jose Henrique Almeida Marques.

No site Pan Colecionismo Temático - www.pancolecionismo.com.br existe uma coleção de selos e cartões telefônicos sobre a Seleção Brasileira de Futebol. Clique aqui para acessar. Também está disponível o álbum de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol de 1962 que ocorreu no Chile. Clique aqui para baixar.


02.06.2010
Comunicado oficial do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT

Prezados Senhores

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara iniciou suas atividades em 13 de dezembro de 1954. Após anos de atividades, ficou adormecido por um grande período, até que, um de seus fundadores, Sr. Análio Feijó Borges, imbuído do espírito de divulgar nossa cultura filatélica, numismática e o colecionismo em geral reativou o CFNT. No ano de 2004 foi organizado o 1º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática e assim sucessivamente todos os anos realizamos os encontros nacionais com muito sucesso na cidade de Taquara, recepcionando diversos colecionadores e negocidores de todo o Brasil.

Desde o primeiro evento, contamos com a parceria da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Faccat, Citral Transporte e Turismo, ECT-Correios, Banco Central do Brasil, CICS/VP e outros apoiadores.

No mês de outubro próximo realizaríamos o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo em geral, com as parcerias já firmadas e local reservado (Clube Comercial). Dia 29/05, fomos surpreendidos com uma correspondência da Diretoria do Clube Comercial de Taquara com o seguinte teor:


Ao Clube Filatélico e Numismático de Taquara

Conforme sua solicitação referente locação do salão do CLUBE COMERCIAL, informamos que tal evento muito nos honra. Outrossim, em reunião realizada dia vinte e oito (28) de maio de 2010, conforme ATA 05/2010, informamos que a diretoria decidiu vetar toda e qualquer comercialização para entidades que não estejam formalmente estabelecidas nas dependências do CLUBE.

Atenciosamente

Lisange Tieppo
Secretária do Clube Comercial de Taquara
Na qualidade de Presidente e Vice-Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, informamos a comunidade taquarense, que cancelamos o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo em nossa cidade, motivo ficarmos privados de utilizar as dependências do Clube Comercial que sempre locamos desde nosso primeiro evento nacional.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer - Presidente
Naira Maria Breyer - Vice-Presidente




Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP