Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Maio Mais Notícias
 
31.05.2010
Reunião do mês de maio do Clube Filatélico e Numismático de Taquara


Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e Claudio Schroeder
  Ocorreu no último sábado, dia 29 de maio, mais uma reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, nas depedências do Clube Comercial. Na ocasião, o 2º Secretário do CFNT Claudio Schroeder entregou a Presidente Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer o folheto do Museo Histórico y Numismático del Banco de La Nación Argentina, de Buenos Aires. O folheto foi uma doação do CNROS - Círculo Numismático de Rosario (Argentina) - www.cnros.com.ar, presidido pelo Sr. Carlos J. Damato. O material integrará o acervo do CFNT e já está disponível aos associados para consulta.

No final foi realizado a tradicional venda sob ofertas, organizado pelos associados João Moacir Boff Lima, João Luiz Almeida de Abreu Pinheiro, o 2° Tesoureiro Sérgio Ribeiro Braga e o 1° Secretário Paulo Oscar Klein. Clique aqui para ver mais fotos da reunião do mês de maio do CFNT.


Da esquerda para a direita: João Moacir Boff Lima, João Luiz Almeida de Abreu Pinheiro, Sérgio Ribeiro Braga e Eunice Ramos Medeiros

26.05.2010
Convite para a Reunião Mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara do mês de Maio

Prezados associados

No dia 29 de maio teremos nosso encontro mensal do CFNT no Clube Comercial de Taquara. Solicitamos a todos os Sócios que divulguem nossa reunião que não é somente de selos e moedas mas também do colecionismo em geral. O horário será das 10:00 às 16:00 horas.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT


25.05.2010
6º Encontro Filacap de Colecionadores - Exposição Filatélica Lorena 2010

  De 05 a 09 de junho acontecerá o 6º Encontro Filacap de Colecionadores - Exposição Filatélica Lorena 2010. O evento é organizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Lorena e pela Associação Cultural Filacap. O local será na Casa de Cultura de Lorena - Solar do Conde, localizado na Rua Viscondessa de Castro Lima, 10. Haverá espaço especial para realização de troca de materiais colecionáveis, como selos, cartões telefônicos, postais e moedas. Durante o Encontro serão realizadas exposições, palestras e outras atividades. Mais informações com o Sr. Mauricio nos telefones (12) 3101-1558 e 9151-3659 ou no e-mail ac.filacap@yahoo.com.br.
Clique aqui para ver o cartaz do encontro.

Fonte: Informativo Filacap On Line nº 52 - www.filacap.com.br

24.05.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 278 destaca o leilão de um dos selos mais raros do mundo, o selo Treskilling na versão amarela, o primeiro impresso na Suécia e lançado em 1855. O valor e os compradores não foram revelados pela Casa de Leilões David Feldman sediada em Genebra, na Suíça, mas estima-se que tenha sido em torno de 2,5 milhões de dólares, mais de 4 milhões de reais. Clique aqui para ler o informativo.

22.05.2010
Banco Central do Brasil lança Moeda Comemorativa da Copa do Mundo FIFA - África do Sul 2010


Moeda Comemorativa Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010
  O Banco Central lançou moeda comemorativa da Copa do Mundo da Fifa - África do Sul 2010. A moeda de prata tem valor de face de cinco reais. No anverso, há uma paisagem da savana africana com um jogador de futebol, em composição com o mapa da África, com destaque para a África do Sul. O reverso destaca a imagem de dois jogadores em movimento com a bola, tendo ao fundo versão estilizada da bandeira do Brasil. A tiragem máxima da moeda será de 25 mil peças, que serão comercializadas no Brasil e no exterior. Veja as imagens do anverso e do reverso.

O Brasil foi um dos países convidados pela Fifa para integrar o programa de emissões numismáticas da Copa do Mundo, ao lado de Portugal, França, Espanha, Alemanha, Austrália e diversos outros, além da própria África do Sul. As emissões numismáticas especiais são uma prática internacional que tem como principal objetivo difundir a história e a identidade cultural da nação, consolidando o padrão monetário no país e no exterior. O Banco Central registrou em moedas comemorativas eventos esportivos de interesse nacional, como os lançamentos relativos ao Tetracampeonato Mundial de Futebol (1994), ao Pentacampeonato (2002) e aos XV Jogos Pan-americanos (2007).
O preço de venda no Brasil será de 108 reais e as moedas poderão ser adquiridas nas representações regionais do Banco Central ou pela internet no seguinte site do Banco do Brasil:
https://moedas.bb.com.br/inicio-apresentacao.vpc.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Banco Central do Brasil - www.bcb.gov.br


21.05.2010
Coleção Legado Brasileiro: O orgulho de um país eternizado em selos dourados


Coleção Legado Brasileiro dos Correios e Grupo Hallmark
  A Coleção Legado Brasileiro é um conjunto de 25 dos melhores selos que representam a rica trajetória do país cunhados em prata e banhados a ouro. Produzidos e comercializados pelo Grupo Hallmark, com autorização dos Correios do Brasil, farão parte da mais importante coleção do gênero no Brasil. Poucas coisas ilustram tão bem a grandiosidade de uma nação quanto os seus selos postais. Desde 1843 os selos brasileiros vêm prestando tributo aos grandes homens e mulheres que construíram o país, além de exaltar os aspectos naturais, culturais e os fatos históricos mais relevantes de sua história. Por isto a Coleção Legado Brasileiro é um tesouro para ser passado de geração para geração como um registro histórico.

Os 25 selos da Coleção Legado Brasileiro foram selecionados por historiadores e colecionadores especializados, com a participação de técnicos do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, comprometidos com a missão de tornar douradas as emissões mais expressivas do acervo de selos dos Correios do Brasil. Cada selo foi escolhido para representar um aspecto marcante do vasto panorama histórico, sociocultural e ambiental do Brasil.

Clique aqui para obter mais informações e solicitar o catálogo impresso da coleção.

Clique para ampliar
Relação dos 25 selos históricos que compõem a Coleção Legado Brasileiro (clique na imagem para ampliar)

18.05.2010
Lançado o livro sobre Numismática "Conjunto de Moedas, Barras e Medalhas Brasileiras"


Livro Conjunto de Moedas, Barras e Medalhas Brasileiras, de autoria de RLM
  Foi lançado a edição do livro sobre Numismática intitulado "Conjunto de Moedas, Barras e Medalhas Brasileiras", do autor RLM, que é colecionador e o atual sócio mais antigo da SNB - Sociedade Numismática Brasileira - www.snb.org.br.
Editado pelo próprio autor, a tiragem inicial é de apenas 30 exemplares, distribuídas gratuitamente para as principais entidades numismáticas brasileiras e do exterior. O livro, que já é uma referência na área, possui 96 páginas em papel couche, ilustradas totalmente com imagens coloridas.
Para saber mais sobre o livro "Conjunto de Moedas, Barras e Medalhas Brasileiras" de autoria de RLM, leia o artigo de Claudio Schroeder.

Outro artigo do pesquisador e 2º Secretário do CFNT Claudio Schroeder é sobre a nova oferta em leilão da galeria norte americana Heritage Auctions - http://coins.ha.com, relativo a rara moeda brasileira de 100 Réis de 1844. Clique aqui para ler o texto.

14.05.2010
Convite para o 154º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina na cidade de Timbó

  Nos dias 12 e 13 de junho acontecerá em Timbó - SC, o 154º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina, nas dependências do Clube Ginástico Guairacás, no horário das 08:00 às 17:00 hrs. A promoção é da Associação Filatélica e Numismática Timboense - AFINUTI, com o apoio da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC e da Prefeitura Municipal de Timbó. Informações e reservas de mesas com o Sr. Waldemar Gebauer através do e-mail wgebauer@terra.com.br ou pelo telefone (47) 9905.6765.
O hotel oficial do evento é o Timbó Park - www.timbopark.com.br. Reservas pelo telefone (47) 3281.0700, pelo fax (47) 3281.0701 ou pelo e-mail reservas@timbopark.com.br.



10.05.2010
ABCF promove a 6ª Feira Internacional de Filatelia do Rio de Janeiro

  De 28 a 30 de maio acontecerá a 6ª Feira Internacional de Filatelia do Rio de Janeiro, organizada pela ABCF - Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos - www.abcf.net.br. O local será no Centro de Convenções e Eventos do Hotel Novo Mundo, localizado na Praia do Flamengo, 20, no horário das 9:00 às 18:00 hrs. Entre as atrações, o lançamento do catálogo de selos do Brasil 2010, as últimas novidades da filatelia e uma exposição com grandes coleções. Mais informações pelo telefone (11) 2577 6954 ou pelo e-mail peter@oselo.com.br. Para ver o cartaz do evento, clique aqui.

03.05.2010
Associado do CFNT foi premiado na Exposição Filatélica Nacional Sul das Gerais


Adrianus Vogelaar com o Diploma da Exposição
  O associado do Clube Filatélico e Numismático de Taquara Adrianus Vogelaar foi premiado na Exposição Filatélica Nacional Sul das Gerais, que foi realizada de 19 a 26 de março de 2010, na cidade de Poços de Caldas - MG. Mais informações no site www.fefibra.org.br. Adrianus Vogelaar, que também é Presidente da Sociedade Filatélica e Numismática de Novo Hamburgo - SFN-NH, recebeu a Medalha de Ouro na classe Aerofilatelia com a coleção "O Correio Aéreo no Auge da Era Zepellin - 1924-1939".
Para ver a premiação completa da Exposição Sul das Gerais 2010, acesse o Palmarès.


Clique no diploma para ampliar


01.05.2010
Para homenagear o dia mundial do trabalhador, o filatelista Américo Rebelo escreveu um artigo sobre esta importante data transcorrida no dia 1º de maio.
Clique aqui para ler. Outro artigo de sua autoria é sobre "O dia da mãe vista através da Filatelia", cuja data se comemora no próximo domingo. Para ler acesse a seção de Textos Filatélicos.



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP