Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Outubro Mais Notícias
 


28.10.2010
Comunicado do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT

Informamos aos associados que a próxima reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara será realizada somente no sábado do dia 27 de novembro. O motivo é a realização do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, que ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro. Neste dia será realizada a eleição do próximo biênio e a confraternização de final de ano.
Solicitamos a todos os Sócios que se mobilizem para formar uma (ou mais) chapas da próxima Diretoria. Comunico que não poderei mais ser reeleita por força de estatuto e a Naira Breyer não poderá assumir, pelo motivo do seu vínculo com os Correios. Tenho a certeza que temos muitos nomes a disposição de um trabalho abnegado em prol da cultura filatélica, numismática e do colecionismo.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT



  O Informativo Filatelia77 nº 292 apresenta uma matéria com várias fotos sobre o nosso 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O Júlio e o Thiago estiveram presentes com o estande da Filatelia 77 e já confirmaram presença para o evento de 2011. Clique aqui para ler o informativo.

27.10.2010
Fotos do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara

  Já estão disponíveis as fotos do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara que ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro no Clube Comercial.

As fotos são de autoria da Foto de Fato - www.fotodefato.com.br e do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT.

Clique aqui para ver as fotos.

25.10.2010
7º Encontro Nacional de Taquara promoveu a difusão do colecionismo e a inclusão de novos sócios


Visão geral do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara no Clube Comercial

Um dos objetivos do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara foi o de promover a cultura da filatelia, da numismática e do colecionismo em geral. Este objetivo foi amplamente atingido com um número superior a 500 visitantes nos dois dias do evento. Também o número de associados do CFNT foi ampliado, com a adesão de oito novos membros que se associaram durante o encontro. São eles: Antonio Olmiro dos Reis, de Canela; Márcia Cristina Svendsen Maciel Argenton e Giovane Augusto Weber, de Taquara; Mário Luiz Barcelos, de Santo Antônio da Patrulha; Loivo Hoff e Laércio Augusto Ody, de Portão; Roque Armindo Rathke, de Candelária e Nilo Fiosson, de Porto Alegre. Recebam todos as boas vindas do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT.

23.10.2010
  A Sociedade Filatélica Riograndense, através do seu 2º Secretário Antonio Paulo Ribeiro, convida para a Venda sob Ofertas (Leilão) que acontecerá neste sábado, dia 23 de outubro, a partir das 10:15 horas.
O local será na sede da entidade, localizada na Rua dos Andradas, 943 - sala 909, no centro da cidade de Porto Alegre - RS. Estarão sendo ofertados selos, postais, moedas, cédulas e medalhas entre outros ítens colecionáveis.
Mais informações no site da Sociedade Filatélica Riograndense: www.sfrg.com.br.

22.10.2010
Encontro de colecionismo amplia seu apelo popular

A presença de expositores diversos, boa parte deles oriunda do próprio município, ampliou o apelo popular do Encontro de Filatelia, Numismática e Colecionismo realizado no final de semana passada em Taquara. Chegando a sétima edição, o evento registrou um dos melhores públicos da sua história, movimentando o Clube Comercial tanto na sexta- feira quanto no sábado passado. Um dos colecionadores locais que marcou presença foi o servidor público Antônio Carlos Teixeira de Souza Júnior, que levou miniaturas de locomotivas de trens confeccionadas por ele e por antepassados que tiveram ligações com o meio ferroviário. "É uma forma de cultuar a tradição da família e de divulgar a história da viação férrea", argumentou Júnior, que participou pela primeira vez do evento.


Antônio Carlos Teixeira de Souza Júnior divulgou a história da viação férrea do município de Taquara

Foi também a estréia do motorista Adalberto Soares, que levou sua coleção de mais de 80 miniaturas de ônibus, também de fabricação própria. Ele contou que iniciou o processo há 15 anos, inicialmente transformando brinquedos e mais recentemente fabricando as peças a partir de pedaços de madeira. "Era um hobby, mas pode ser que eu comece a vender", cogitou o aficionado, que, inclusive, está fazendo uma espécie de curso com o especialista Adrianus Vogelaar, que se notabilizou nacionalmente pela fabricação de miniaturas de avião. Adalberto ficou tão empolgado com a experiência de participar do meio colecionista que, inclusive, irá se associar ao Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), organizador do evento local.


Da esquerda para a direita: presidente da Sociedade Gaúcha de Numismática Nilo Fiosson e esposa; Hélio Neumann, diretor da empresa Citral Transportes e o expositor Adalberto Soares com a sua coleção de miniaturas de ônibus

Já o aposentado Reneo Birck levou, pelo segundo ano consecutivo, sua coleção de lápis de madeira, desta vez focalizando os brindes que eram distribuídos em décadas passadas por tradicionais empresas taquarenses, que, em sua grande maioria, já não existem mais. "Só restou a Farmácia Galeno", constatou o colecionador, apontando para um exemplar acondicionado numa cartela, que também trazia lembranças de empresas conhecidas no passado, como Andreas Haiml, João Comassetto Filho, Walter Barth, Auto Viação Cruzeiro, Farmácia Minerva, Casa Ostermann e várias outras.


Prefeito de Taquara Délcio Hugentobler (a esquerda) com o expositor Reneo Birck e a sua coleção de lápis de madeira

Estrutura e organização não perdem para eventos das capitais

O 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo também satisfez as expectativas dos expositores que vieram a Taquara para fazer negócios, alguns deles procedentes de outros estados brasileiros. Foi o caso do catarinense Félix Reichert, que preside a Fefinusc, federação estadual que congrega os aficionados da área. Na condição de quem participou de todos os encontros realizados até agora em Taquara, explicou que gosta de vir à cidade por causa da boa acolhida que recebe aqui. "Em termos de estrutura e de organização, não perde nada para os que são realizados nas principais capitais do País", testemunhou, acrescentando que o volume de negócios nesta edição se mostrou equilibrado, contando compras, vendas e trocas. Félix trouxe a Taquara peças de coleção que haviam sido recolhidas em Santa Catarina para socorrer os flagelados de enchentes ocorridas naquele estado. Como não foram aproveitadas para a finalidade original, acabaram sendo destinadas à Apae de Taquara, proporcionando um lucro superior a R$ 400,00 com a comercialização registrada no evento do último final de semana. O material que sobrou foi destinado ao CFNT para colocação nos encontros mensais da entidade de apoio aos excepcionais.


Da esquerda para a direita: Félix Eugenio Reichert, Presidente da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC; Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, Presidente do CFNT; Mayra Flesh e Emilson Krebs, respectivamente colaboradora e Diretor Financeiro da APAE de Taquara

A presidenta do clube taquarense, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, comemorou os resultados de vendas e de público do encontro deste ano. "A maioria dos expositores acusou um volume maior de negócios do que em 2009", observou. Acrescentou que a repercussão do evento vem servindo também para aumentar o quadro social do CFNT, incluindo colecionadores de cidades próximas, como Igrejinha, Canela e Santo Antônio da Patrulha. Ana Lúcia só não quis falar sobre a continuidade do evento, uma vez que deixará o cargo no final do ano por imposição estatutária. "Há pessoas preparadas para organizar o evento, que já tem um nome consolidado", comentou.

Fonte: Jornal Panorama (22/10/2010) - Taquara - www.jornalpanorama.com.br



Três gerações de colecionadores reunidos no Encontro Nacional de Taquara: o garoto Julio Eduardo Soares, de Taquara (a esquerda); Sérgio Luís de Miranda, de Londrina (PR) e Adrianus Vogelaar, de Novo Hamburgo (a direita)


Pai e filha unidos pelo colecionismo: José Luis de Ávila e Caliandra Nipper Ávila, de Dois Irmãos (RS) e a sua coleção de Caixas de Fósforo Exóticas

20.10.2010
FEFINUSC entrega Diploma de Mérito Cultural a integrantes da diretoria do CFNT

O presidente da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC Félix Eugenio Reichert entregou, no encerramento do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, o Diploma de Mérito Cultural. Os agraciados foram a presidente do CFNT, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e o 2º vice-presidente, Pedro Pinto Balsemão. Os diplomas outorgados pela FEFINUSC foram concedidos a estes dois integrantes da diretoria do Clube Filatélico e Numismático de Taquara em virtude dos relevantes serviços prestados a cultura catarinense. Para fazer a entrega, foram convidados, respectivamente, os associados do CFNT Léo José Petry, de Porto Alegre, que fez questão de ler o texto do diploma e Leandro Ness da Costa, de Pelotas.


Da esquerda para a direita: Félix Eugenio Reichert, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e Léo José Petry


Da esquerda para a direita: Félix Eugenio Reichert, Pedro Pinto Balsemão e Leandro Ness da Costa

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi quando Félix Eugenio Reichert prestou uma homenagem ao numismata e associado do CFNT Edison Corrêa, de Florianópolis (SC), que faleceu tragicamente no último dia 15 de setembro, com uma salva de palmas realizada por todos os presentes. Também destacou a importância do nosso patrimônio histórico e cultural, em especial na arquitetura do entorno da Praça Marechal Deodoro. No final, agradeceu a boa acolhida que sempre recebeu da cidade de Taquara, ressaltando que o encontro organizado pelo CFNT se caracteriza pela hospitalidade e simpatia com que recebe todos os seus visitantes.


Salva de palmas do público presente em homenagem ao numismata Edison Corrêa, de Florianópolis (SC)

19.10.2010
Organização comemora resultados do encontro de colecionismo

A organização comemora os resultados do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, realizado no final de semana. Na avaliação de Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), este foi um dos melhores encontros dos últimos sete anos. "Percebemso que as exposições dos colecionadores no evento fez descobrirmos mais um pouco da nossa cidade", comentou ela, em entrevista ao Paranhana On-line. Segundo Ana Lúcia, diferentes temas se fizeram presentes e abrilhantaram a cultura expondo a sua arte. A presidente do CFNT conta que negociadores taquarenses, gaúchos e de diversos pontos do País participaram ativamente do evento, com suas mesas de troca, venda e compra de filatelia e numismática, além do colecionismo em geral. "Vale ressaltar que os gincaneiros puderam se esbaldar em meio a tantas curiosidades e cumpriram tarefas da gincana que ocorria neste final de semana na cidade de Portão", contou. Por meio da agência local, os Correios apoiaram o evento, participando com uma mesa filatélica.


Visitantes nos dois dias do encontro foi superior a 500 pessoas e no encerramento de sábado o público presente participou de um coquetel de confraternização

Participaram da promoção ainda autoridades de Taquara, como o prefeito Délcio Hugentobler; a promotora de Justiça, Ximena Cardozo Ferreira; o diretor-regional dos Correios no Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida e esposa; os vereadores Fabiano Matte, Luiz Felipe Luz Lehnen, Maurício Hugentobler e Valdecir Vargas de Almeida. Ainda no final de semana, um dos presentes ao evento deu mostras de solidariedade. O sócio do CFNT Félix Eugênio Reichert, de Itajaí (SC), reverteu a receita da venda das peças no encontro para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Taquara. Ele já realiza um trabalho em benefício das Apae's, angariando moedas, cédulas e cartões telefônicos de colecionadores.

De acordo com Ana Lúcia, todos que trabalharam para que o encontro fosse realizado neste ano estão muito satisfeitos com o resultado. Ela agradece a todas as entidades, empresas e particulares que auxiliaram na organização do evento. "Cada um sabe que foi muito importante para atingirmos nossos objetivos na divulgação da cultura do colecionismo como um todo", finaliza.

Acesse a Galeria de Fotos do Portal Paranhana On-line sobre o 7º Encontro Nacional de Taquara.

Fonte: Portal Paranhana On-line da TCA (19/10/2010) - www.paranhana.com.br



Coquetel de confraternização foi prestigiado pela professora Gilmara Pezzi Pereira, o vereador Fabiano Tacachi Matte (ao centro) e o associado do CFNT professor Levi Batista de Lima Junior


Expositor Edson Luis Nunes de Taquara e a sua exposição de Miniaturas de Automóveis e Caminhões

Encontro reuniu colecionadores de todo o país

O 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo reuniu em Taquara, neste final de semana, colecionadores de todo o país. O evento acontece anualmente, voltado à troca de experiência e comercialização de ítens raros entre os aficcionados.

Segundo a presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, o destaque para coleções de todos os tipos é uma das novas marcas do evento: "O colecionismo em nosso evento sempre foi o foco principal, porém ficávamos mais detidos na filatelia e numismática e, desde o ano de 2009, abrimos para coleções em geral. Nossa região possui um potencial muito grande de pessoas que conservam a memória de nosso povo através do colecionismo", comenta.

Segundo a vice-presidente do CFNT, Naira Breyer, o trabalho desenvolvido pela entidade ganha cada vez mais importância na cultura da região: "Um dos destaques do nosso trabalho, e que resta bastante divulgado através dos encontros, é a página Resgate Fotográfico do site www.cfnt.org.br. Esta página é desenvolvida com a colaboração de muitas pessoas interessadas em cultuar nossa história", destaca. Na sétima edição, a procura das mesas de negociação teve participantes de todo o RS, e também dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Fonte: Jornal Integração Vale do Paranhana (19/10/2010) - www.integracao.jor.br/vp



Estande dos Correios que apóiam o encontro desde a sua primeira edição. Da esquerda para a direita: Margarete Dossena; Leandro Rodrigues; gerente dos Correios em Taquara Naira Maria Breyer; Diretor dos Correios do RS Larry Manoel Medeiros de Almeida e sua esposa Francisca Santos da Silva; Luiz Carlos Ostermann; Maristela Petersen e Eloir Osmar da Silva


Pedro Pinto Balsemão, 2º vice-presidente do CFNT, de Ivoti (RS) e a sua exposição "O Encanto de Colecionar Moedas"

18.10.2010
Uma viagem no tempo através de objetos antigos em Taquara
Encontro nacional de filatelia, numismática e colecionismo foi sábado e domingo


O fim de semana foi de conferir objetos diferentes e curiosos e conhecer gente que é apaixonada por guardar aquilo que para muitos não têm mais valor. Sábado e domingo ocorreu o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, reunindo colecionador e negociadores do RS, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Entre os objetos, tampinhas de garrafa dos times de basquete dos Estados Unidos, cheques de 1864 e miniaturas de veículos, com destaque para uma DKW Vemag 1962.


Pesquisa: Claudio Schroeder mostra brasão e bandeira
Foto: Rivelino Meireles / Grupo Editorial Sinos
  Mudanças na bandeira do RS: O pesquisador Cláudio Schroeder, de Porto Alegre, expôs uma coleção de bandeiras do Rio Grande do Sul. Por meio do material à mostra, é possível acompanhar as modificações que ao longo do tempo passou o símbolo maior do Estado. Conforme Schroeder, a bandeira passou por duas mudanças oficiais e outras tantas que não foram registradas nos livros. Entre as peculiaridades expostas, havia bandeiras com as cores trocadas, a data da revolução grafada errada e ao invés do círculo que envolve o brasão, em forma quadrada.

Assista ao vídeo do Jornal NH com o pesquisador Claudio Schroeder sobre a bandeira do RS.

Preservação: A presidente do Clube Filatélico e Nunismático de Taquara, Ana Lúcia Holner Bauer Scweitzer, destacou que o encontro é muito mais que uma reunião de pessoas que gostam de objetos antigos. São estudiosos de cédulas, moedas, selos e cartões. "A nossa região preserva e resgata muito a história. E parte disso está exposto aqui no encontro", disse.

Fonte: Débora Ertel - Jornal NH (18/10/2010) - Novo Hamburgo - www.jornalnh.com.br



Claudio Schroeder, 2º secretário do CFNT, de Porto Alegre (RS) e a sua exposição de Bandeiras e Brasões do RS


Da esquerda para a direita: expositor Emilio Bassoi Jr, de Sorocaba - SP; Naira Maria Breyer, 1ª vice-presidente do CFNT e gerente dos Correios de Taquara; Délcio Hugentobler, Prefeito Municipal de Taquara e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, presidente do CFNT

Encontro de Colecionismo: Confira o vídeo do Jornal Panorama sobre o evento

O Clube Comercial de Taquara foi palco, na sexta-feira e sábado passados, do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo. Segundo os organizadores, o evento recebeu um dos melhores públicos da sua história, reunindo, além dos tradicionais expositores de selos e moedas, colecionadores de diversos tipos de curiosidades.

Assista ao vídeo do Jornal Panorama sobre o 7º Encontro Nacional de Taquara.

Fonte: Jornal Panorama (18/10/2010) - Taquara - www.jornalpanorama.com.br



Vereador Valdecir Vargas de Almeida (a direita) com o expositor Geraldo Lauck e sua coleção de objetos da Coca-Cola


Mirna e Glauco Schuler de Taquara com a sua exposição de Pintura em Carvão sobre Papel

16.10.2010
Iniciou-se na manhã de ontem um dos maiores eventos culturais da região e um dos maiores do Brasil neste segmento: o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. A programação segue até o final da tarde de hoje, no Clube Comercial de Taquara. Coleções para apreciação e muitos materiais disponíveis para venda a colecionadores são as atrações físicas, mas o bacana mesmo é ir para conversar e conhecer mais da história por meio dos conhecimentos sobre filatelia e numismática.

Fonte: Renata Martins - Jornal NH (16/10/2010) - Novo Hamburgo - www.jornalnh.com.br



Da esquerda para a direita: expositor Adrianus Vogelaar, de Novo Hamburgo - RS; Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, presidente do CFNT; Francisca Santos da Silva; Naira Maria Breyer, 1ª vice-presidente do CFNT e gerente dos Correios de Taquara; Larry Manoel Medeiros de Almeida, Diretor dos Correios do RS e Julio César Rodrigues de Castro, da Filatelia 77, de Jundiaí - SP, tendo ao fundo a sua premiada coleção de Selos com Materiais Diferenciados


Expositor Levi Batista de Lima Junior de Taquara e a sua coleção de Cartões Telefônicos

15.10.2010
Colecionismo, filatelia e numismática: Taquara é a capital nacional

Começa na manhã desta sexta-feira o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, um dos grandes eventos nacionais do ramo. A programação, que se desenrolará no Clube Comercial, segue até o final da tarde do sábado, com várias coleções à disposição da comunidade e em exibição. Segundo a presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, o destaque da programação é o colecionismo, onde vários temas poderão ser apreciados pelos visitantes.

A programação desta sexta-feira terá o credenciamento a partir das 8h. As atividades vão iniciar às 9 horas, com encerramento por volta das 18h. O leilão ocorre às 18h30min. No sábado, o horário será o mesmo; das 9h às 18h. Neste ano, as oficinas de filatelia através do projeto Correios nas Escolas não poderão ocorrer por impedimento da legislação eleitoral. Ana Lúcia destaca a importância do colecionismo no evento. "O colecionismo em nosso evento sempre foi o foco principal, porém ficávamos mais detidos na filatelia e numismática e, desde o ano de 2009, abrimos para coleções em geral. Nossa região possui um potencial muito grande de pessoas que conservam a memória de nosso povo através do colecionismo", comenta, junta da vice-presidente do CFNT, Naira Breyer.

Para elas, o reflexo de 7 anos de atividades do CFNT em Taquara está paralelamente ligado a cultura da região. "Um dos destaques é a página Resgate Fotográfico do site www.cfnt.org.br. Esta página é desenvolvida com a colaboração de muitas pessoas interessadas em cultuar nossa história", destacam. Para a sétima edição, a procura das mesas de negociação foi ótima. "Temos confirmada a presença das cidades de Porto Alegre e interior , como também dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo", salientam.

Fonte: Portal Paranhana On-line da TCA (15/10/2010) - www.paranhana.com.br



Leilão de sexta-feira à noite foi um dos momentos mais aguardados pelos negociadores e contou com lotes ofertados em benefício da APAE de Taquara e doados pela Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC