Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Setembro Mais Notícias
 


28.09.2010
Reunião mensal de setembro do CFNT destacou a memória do associado Edison Corrêa


Ana Lúcia Schweitzer e Paulo Oscar Klein com Jornal Panorama 35 anos
  Como sempre acontece no último sábado de cada mês, foi realizado no dia 25 de setembro, mais uma reunião entre os associados do Clube Filatélico e Numismático de Taquara. O local novamente foi a sala de reuniões da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP e o almoço no Restaurante do Clube Comercial. Aproximadamente 25 sócios se fizeram presentes para conhecer os últimos preparativos para o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2010, no Clube Comercial. Os interessados em adquirir mesas de negociação ainda poderão fazer sua reserva pelo site www.cfnt.org.br/inscrever10.php.
A Presidente do CFNT Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer destacou os 35 anos de fundação do Jornal Panorama de Taquara e a importância da parceria e do apoio deste importante veículo de comunicação na divulgação da filatelia, da numismática e do colecionismo no Vale do Paranhana.

Na reunião também foi destacado a memória do associado Edison Corrêa, que faleceu no dia 15 de setembro, em Santa Catarina. O numismata Edison Corrêa participava ativamente dos Encontros Nacionais organizados pelo CFNT e a sua ausência foi sentida por todos os presentes. O 2º Vice-Presidente Pedro Pinto Balsemão, seu amigo pessoal, relatou detalhes da vida de Edison Corrêa e da falta que ele fará para a numismática brasileira.


Associados do CFNT presentes na reunião mensal de setembro na CICS/VP

No final foi realizada a tradicional venda sob ofertas, com os lotes sendo leiloados pelo associado João Moacir Boff Lima. Clique aqui para ver mais fotos da reunião mensal de setembro do CFNT.


27.09.2010
Jornal Panorama de Taquara completa 35 anos de presença no Vale do Paranhana


Homenagem do CFNT publicada na Edição Especial de 35 anos do Jornal Panorama de 24 de setembro de 2010


Jornal Panorama: há 35 anos contando a história do Vale do Paranhana

O Jornal Panorama completa no dia de hoje 35 anos de circulação ininterrupta no Vale do Paranhana. Fundado em 27 de setembro de 1975 pelo jornalista Olavo Carlos Wagner, seu diretor até hoje, o Panorama nasceu com o espírito de um "jornal de temas comunitários", que foi estampado na capa do seu primeiro exemplar. Após 2.000 edições, o Jornal Panorama continua com este mesmo compromisso de prestação de serviços para a população das cidades de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho.
Em formato tablóide, o jornal possui periodicidade semanal, com circulação às sextas-feiras e tiragem de 4.000 exemplares. Também está disponível na internet no endereço www.jornalpanorama.com.br.


O Vale do Paranhana em foco no concurso fotográfico do Jornal Panorama

  Promovendo concursos fotográficos nas cidades do Vale do Paranhana (Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho), o Jornal Panorama construiu um abrangente acervo de imagens que registram usos, costumes, patrimônio histórico e belezas naturais da região. A série “Paranhana em Foco” está agora disponível na internet, com galerias que permitem conferir os trabalhos inscritos nas promoções.

Para visualizar as fotos, clique nos links abaixo:

Paranhana em Foco 2009   -   Paranhana em Foco 2010



24.09.2010
Homenagem ao numismata e associado do CFNT Edison Corrêa

No último dia 15 de setembro, faleceu o numismata Edison Corrêa, de 67 anos, após um trágico acidente com o seu ultraleve, na cidade de Imbituba - SC. Para homenagear a memória do colega e grande amigo, o 2º Vice-Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara Pedro Pinto Balsemão escreveu um texto de despedida entitulado "Mais um amigo que se vai". Clique aqui para ler.

23.09.2010
Convite para a Reunião Mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara do mês de Setembro

Prezados Sócios

Neste sábado, dia 25 de setembro teremos nossa reunião mensal nas dependências da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP. Caso algum associado ainda queira incluir lotes no leilão do dia 15 de outubro no nosso 7º Encontro Nacional, deve acessar a página www.cfnt.org.br/leilao.php e seguir as intruções.
Sua presença é muito importante para todos nós.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT


22.09.2010
Câmara de Vereadores de Taquara aprova por unanimidade auxílio financeiro para o CFNT

Foi aprovado na noite do dia 21 de setembro na Câmara de Vereadores de Taquara, o Projeto de Lei nº 237/2010 (Executivo nº 228) que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos financeiros no valor de até R$ 5.000,00(cinco mil reais) para o Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT. A matéria foi aprovada por unanimidade dos oito vereadores presentes na sessão legislativa.
Antes da votação, fazendo o uso da palavra, o vereador Luis Felipe Luz Lehnen ressaltou a importância que o 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo representa para a divulgação da cidade de Taquara. O CFNT vai utilizar este valor para auxiliar na organização do evento que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2010, no Clube Comercial.


16.09.2010
Convite para a Sessão da Câmara de Vereadores de Taquara

Prezados Sócios

Na próxima terça-feira, dia 21 de setembro de 2010, a partir das 19 horas, será votado no Plenário da Câmara de Vereadores de Taquara o seguinte Projeto de Lei:

PROJETO DE LEI Nº 237/2010 (Executivo Nº 228) - Autoriza o Poder Executivo a repassar recursos financeiros no valor de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), para o CLUBE FILATÉLICO E NUNISMÁTICO DE TAQUARA (CFNT).
Convido a todos os associados do CFNT que compareçam na próxima Sessão da Câmara de Vereadores para acompanhar a votação deste projeto.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS - CFNT


15.09.2010
Com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso associado Sr. Edison Correa. O corpo será cremado na cidade de Balneário Camboriu - SC, mas antes haverá uma solenidade de corpo presente na capela do Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis. Nós do Clube Filatélico e Numismático de Taquara/RS, enviamos nossas condolências a família enlutada. Foi uma enorme perda para nós e para a Numismática e o colecionismo em geral.

14.09.2010
Conheça a história de Pedro Vaz de Caminha, conhecido carinhosamente por "Pedrinho Cabeça", que nasceu em 1891 e faleceu em 25 de agosto de 1981. Figura folclórica da cidade de Taquara nas décadas de 1950 a 1980, era o padrasto do famoso cantor tradicionalista Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.
Veja as fotos e leia o texto de autoria de Elma Genehr Gonzaga.

07.09.2010
Selo dos Símbolos Nacionais em homenagem a Independência do Brasil


Selo dos Símbolos Nacionais do Brasil
  Para homenagear a Independência do Brasil em relação a Portugal, comemorado no dia 7 de setembro, os Correios lançarão a Série América - Símbolos Nacionais, na capital federal, em Brasília. Os selos constituídos de uma quadra, retratam, em uma perspectiva dinâmica, sobre um fundo dourado que exalta sua importância, os quatro símbolos nacionais do Brasil, de grande valor institucional, reconhecidos e valorizados pela população: as Armas Nacionais (com perspectiva em relevo), a Bandeira Nacional (vista tremulando), o Selo Nacional (sobre um lacre na cor vermelha) e o Hino Nacional (com o pódio, a partitura e a batuta). No canto direito de cada selo a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal - UPAEP. Foram utilizadas na sua criação as técnicas de desenho e computação gráfica.

06.09.2010
Revista Cofi dos Correios está disponível na íntegra em versão eletrônica pela internet


Revista Cofi janeiro-março/2010
  A Revista Cofi nº 216 referente ao período de janeiro a março de 2010 apresenta na sua capa uma homenagem a Zilda Arns: o sorriso da paz. Uma das poucas brasileiras a ter a honra de ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz, Zilda Arns morreu tragicamente no terremoto que devastou o Haiti. Outros destaques são as comemorações do Dia do Filatelista no Brasil, o Rio de Janeiro e Belém do Pará em cartões-postais, Internet e Filatelia: inimigos ou aliados, as novas regras da Maximafilia e a arte de colecionar: a Filatelia como hobby. Criada em março de 1977, a Revista COFI é uma das mais completas publicações sobre Filatelia. Premiada internacionalmente, é editada, publicada e distribuída pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, caracterizando-se como uma importante fonte de informação para filatelistas, colecionadores e interessados em cultura geral, além de se constituir num instrumento de suporte para a educação nas escolas.

Com tiragem de 25.000 exemplares e periodicidade trimestral, a Revista COFI é distribuída gratuitamente. Para obtê-la basta enviar um e-mail para revistacofi@correios.com.br ou carta para o Edifício Sede da ECT, SBN, Quadra 1, bloco “A”, 12º andar, CEP: 70002-900, Brasília / DF, com nome, endereço completo, telefone, data de nascimento e CPF. Também é possível acessar seu conteúdo na íntegra pela internet, no endereço www.issuu.com/revistacofi.

03.09.2010
Foi lançada a nova seção denominada Intercâmbio, do site do Clube Filatélico e Numismático de Taquara. O objetivo é o de divulgar as coleções dos associados do CFNT de modo a aproximá-los dos demais
colecionadores, proporcionando a troca de informações e dos objetos colecionáves. Os associados do CFNT que desejarem participar da nova seção devem enviar um e-mail para cfnt@tca.com.br, informando o tipo de coleção e o tema ou área específica do seu interesse. Estão disponíveis as coleções de Numismática (cédulas, moedas e medalhas); Filatelia (selos, máximos postais e editais); Cartofilia (cartões postais); Telecartofilia (cartões telefônicos); Filamenia (caixas de fósforo) e Colecionismo (miniaturas, latas, chaveiros, objetos diversos). Se for necessário, é permitido incluir os dados em mais de um tipo de coleção. Também é possível incluir uma foto do colecionador e/ou da coleção. Acesse aqui a seção de Intercâmbio.



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP