Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2011 - Outubro Mais Notícias
 


14.10.2011
Coleções reviveram a história do passado em Taquara

O colecionismo, a filatelia e a numismática estiveram no foco das atenções em Taquara no final de semana passado, com a realização da oitava edição do tradicional encontro nacional. O evento, realizado no Clube Comercial, reuniu colecionadores de selos, cédulas, moedas, fotos, raspadinhas, miniatura de veículos de transporte e diversos outros objetos.


Cerimônia de abertura do 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS

A abertura foi realizada na manhã de sexta-feira, com a presença do presidente do Clube Filatélico e Numismático, Levi Lima; do primeiro vice-presidente do clube, Pedro Pinto Balsemão; do presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, mantenedora da Faccat, Nicolau Rodrigues da Silveira; gerente regional dos Correios, Clemente Krechowieki; prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, vice-prefeita de Taquara, Michelle Sápiras, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Mello entre outros. Para marcar a realização do evento, Pedro Balsemão criou uma medalha comemorativa, entregue a todos os integrantes da mesa oficial.


Autoridades e representantes das entidades homenageadas juntamente com a diretoria do Clube Filatélico e Numismático de Taquara

Já as entidades que neste ano completam aniversários "redondos" foram homenageadas com a criação de um cartão-postal. Em sua fala, a vice-prefeita de Taquara lembrou o apoio concedido à promoção desde sua primeira edição. "Este é um evento histórico que tem que ser preservado. É através da história que ficamos sabendo de nossas origens e a partir dela que passamos a saber para onde devemos ir", pontuou Michelle. Assim que a solenidade de abertura foi encerrada, o colecionador João Moacir Boff Lima, de Canoas, foi conferir as moedas estrangeiras oferecidas por outro participante do evento. "Trabalho com moedas há 30 anos. Elas contam a história do seu país de origem: o que se produzia lá, qual a capital e ainda alguns fatos da época", comentou João.


Público presente na cerimônia de abertura do 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara / RS

O maior pico de movimentação foi no sábado à tarde. Em entrevista ao Panorama, o presidente Levi Lima se disse satisfeito com os resultados do evento, salientando que a maior parte dos colecionadores conseguiu comercializar todo o material trazido para Taquara.Além disso, Levi ressalta que o encontro conseguiu manter uma repercussão estadual e visitação boa em todos os momentos. Acrescentou ainda que houve boa participação de estudantes nas oficinas promovidas para os educandários, na sexta-feira. Para o ano que vem, ele estuda a formação de uma comissão organizadora, que discutirá a promoção já a partir do primeiro semestre.


Alunos do Colégio Santa Teresinha de Taquara participaram da oficina de Filatelia apresentada pelos Correios com a distribuição de material filatélico


Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Von Ihering de Taquara participaram da oficina de Numismática ministrada pelo CFNT que ofereceu um kit de moedas antigas para coleção

Os taquarenses Andrei Reis e Michele Nunes mostraram no evento nacional a coleção de miniaturas de motos antigas, que começaram a 10 meses. Apaixonado pelo motociclismo, Andrei mostrou modelos de motos desde o ano de 1928, num total de 87 versões. "Tudo isso começou com uma brincadeira e agora se tornou realidade", analisou.

O taquarense Adalberto Soares levou até o encontro sua coleção de miniaturas de ônibus, confeccionada desde os seus 18 anos. "Trabalho com isso desde o colégio", explicou. O motorista faz os ônibus com material de mateira e fibra e hoje a técnica já se tornou uma fonte de renda alternativa. Ele aproveitou para aprovar a movimentação do encontro nacional.

Morador de Porto Alegre, Vandré La Cruz expôs em Taquara material relacionado à fotografia antiga, em especial do século 19 e 20. "Tenho máquinas fotográficas e postais, principalmente", ressaltou. A paixão pelo colecionismo, segundo ele, é familiar, uma vez que sua família trabalha na área de antiguidades há mais de 30 anos.

Outra coleção automotiva mostrada no evento foi do motorista Edson Luis Nunes, de Taquara, que levou miniaturas de caminhões montadas com gesso. Segundo ele, a confecção dos veículos leva cerca de um mês de trabalho. A técnica, contou, vem de família. "Sempre gostei de desenhar e aprendi a montagem com meu pai", explica.

Charles Müller, morador do município e Cruzeiro do Sul, trouxe a Taquara parte de sua coleção de material esportivo, principalmente camisetas. Ele contou que a paixão por colecionar iniciou quando foi a um jogo do seu time do coração, o Grêmio, no Estádio Olímpico. Desde então, conta com quase 120 camisas em seu acervo.

Fonte: Jornal Panorama (14/10/2011) - Taquara - www.jornalpanorama.com.br

8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo reuniu dezenas de colecionadores no Clube Comercial

O município de Taquara foi sede durante os dias 07 e 08 de outubro, do 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo. O evento que teve como tema central "A História contada através do Colecionismo", foi realizado no salão de eventos do Clube Comercial. Além dos tradicionais participantes do Município, estiveram presentes colecionadores de várias partes do Brasil, Argentina e Uruguai. Durante a abertura, ocorreu o lançamento de uma medalha comemorativa do encontro e de um Cartão Postal em homenagem a algumas entidades. Durante os dois dias houve mesas de negociação, exposição de diversas coleções e oficinas sobre Numismática e Filatelia. Às 17 horas de sábado, dia 8, foi realizado um leilão entre os expositores, seguido de um coquetel de encerramento às 20 horas.

Para Charles Müller, da cidade de Cruzeiro do Sul, ser um colecionador e participar deste magnífico intercâmbio é poder fazer parte das coisas boas que ajudaram a construir a história do País. Charles, omônimo do inglês considerado o introdutor do futebol no Brasil, disse não ser um fanático pelo esporte, mas que seu hobby preferido é garimpar camisas que já foram vestidas por ícones dos gramados brasileiros. "Tenho muitas camisas de jogadores, mas as que eu mais aprecio é a que Renato Gaúcho usou em sua última partida pelo Grêmio e a que Claudiomiro usou em alguns jogos no último ano que esteve no Inter em 78.

Já o seu colega de bancada, Vandré La Cruz, de Porto Alegre, é um aficcionado por chaveiros e máquinas fotográficas, gosto que herdou dos familiares que praticam o colecionismo há 30 anos no Brique da Redenção, na capital do Estado. Dentre os objetos de maior desejo entre os colecionadores, Vandré expunha uma de suas preciosidades, nada mais nada menos que uma Kodak, filme 120mm, fabricada em 1925.

Fonte: Jornal de Taquara (14/10/2011) - Taquara - contato@jornaldetaquara.com.br

13.10.2011
Clube Filatélico homenageia Faccat com medalha


Presidente da FEEIN Nicolau Rodrigues da Silveira
  O presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FEEIN), mantenedora das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Nicolau Rodrigues da Silveira, recebeu a medalha número 1, criada especialmente para homenagear as instituições comunitárias do município. A distinção foi concedida à Faccat durante a abertura do 8.º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, realizada nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, onde o presidente do Clube Filatélico, Levi Batista de Lima Júnior, destacou a Faccat como a mais importante instituição de ensino superior comunitária da região.

Nicolau Rodrigues da Silveira considerou importante a homenagem porque representa o reconhecimento da comunidade ao elevado nível de ensino da instituição.

Fonte: Notícias Portal Faccat (14/10/2011) - Taquara - www.faccat.br


11.10.2010
8º Encontro de Filatelia, Numismática e Colecionismo conta a história através das coleções

Foi realizado no Clube Comercial durante a sexta-feira e o sábado, dias 07 e 08, com o objetivo de divulgar o colecionismo e atrair novos amantes para a prática, o 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, com o tema "A História Contada Através do Colecionismo". Além das mesas de negociação, estiveram expostas diversas coleções de artigos, entre elas: A História Contada Através de Estampas, A História Contada Através da Telecartofilia, Apresentação Virtual História de Taquara: 1900 - 1950, Exposição Filatélica Árvore, Presente da Natureza, Exposição Fotográfica Natureza de Taquara, Exposição Temática de Latas de Cerveja, Material de Divulgação da Ciranda Musical Teuto-Riograndense, Miniaturas de Automóveis e Caminhões, Miniaturas de Ônibus, Miniaturas de Motocicletas, Objetos Promocionais da Coca-Cola, Orquídeas e Bonsais, Raspadinhas de Loteria e Telas de Pintura em Carvão sobre Papel.

Durante a abertura, uma medalha e um selo comemorativos, em alusão ao evento foram lançadas. Além de um cartão postal homenageando instituições que marcaram a história da região e estão completando aniversários com datas redondas este ano. São elas: Centenário do Sport Clube Taquarense, 80 anos da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS VP, 80 anos do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, Cinquentenário do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, Cinquentenário da Escola Estadual de Ensino Médio Dirceu Marílio Martins, Cinquentenário do Lions Clube de Taquara, Cinquentenário da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O clube existe há cerca de 50 anos e possui mais de 100 sócios espalhados pelo Brasil e alguns até de cidades da América Latina, como Buenos Aires e Montevidéu. Depois de um tempo parado, realiza seu encontro anual desde 2004 e recebe uma média de 550 visitantes, que movimentam a rede hoteleira e restaurantes da cidade e região. O presidente do clube, Levi Metanoya, comenta a relevância do evento para o município: "Estamos chamando a atenção dos visitantes, para a importância de contarmos nossa história por meio das coleções, mostrando que colecionar é um arte e fomentar a cultura".

Presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FEEIN), mantenedora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Nicolau Rodrigues da Silveira destaca: "Temos sempre que apoiar iniciativas como esta, que procuram congregar pessoas em torno de um objetivo tão nobre, resgatar nossa história e nossa cultura através das peças aqui expostas".

Fonte: Jornal Integração Vale do Paranhana (11/10/2011) - www.integracao.jor.br/jip

10.10.2011
Coleções conquistam público em Taquara

O 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara contou com a participação de 15 expositores gaúchos, de diferentes Estados brasileiros, além de gente da Argentina e do Uruguai. O encontro, cuja finalidade era estimular a cultura e a história com as coleções de diversas peças e artigos, entre eles selos, cartões, moedas e certificados, também homenageou entidades que ajudaram a contar a história de Taquara. O evento, que começou sexta-feira, terminou no sábado com uma confraternização.

O casal sapiranguense Daniel e Gediane Souza Ribas, junto com a filha, Laíssa Ribas, não resistiu e conferiu todos os estandes da exposição. "Sou estudante de Turismo da Faccat, fiquei sabendo e resolvi conhecer. Fiquei impressionado", disse Ribas.

Entidades Homenageadas: Sport Clube Taquarense pelo Centenário; Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (Cics/VP) pelos 80 anos; Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke pelos 80 anos; Colégio Municipal Theóphilo Sauer pelos 50 anos; Escola Estadual de Ensino Médio Dirceu Marílio Martins pelos 50 anos; Lions Clube de Taquara pelos 50 anos; Cinquentenário da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, representado pelo CTG O Fogão Gaúcho.

Fonte: Jornal NH (10/10/2011) - Novo Hamburgo - www.jornalnh.com.br

08.10.2011
Band TV realizou reportagem sobre o 8º Encontro Nacional de Taquara

A Band TV de Porto Alegre, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, esteve fazendo uma matéria na tarde de sábado no Clube Comercial sobre o 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. Realizado pelo jornalista Claudio Andrade e pelo cinegrafista Onildo Reis, a reportagem foi ao ar no programa Band Cidade às 20:15 horas do mesmo sábado, no principal noticiário da emissora para todo o estado do Rio Grande do Sul.


Jornalista Claudio Andrade da Band TV e o presidente do CFNT Levi Batista de Lima Junior


Cinegrafista Onildo Reis da Band TV

Variedade de coleções marcou o 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo

Na sexta-feira (07) e sábado (08), o 8º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo reuniu grande variedade de coleções no Salão Principal do Clube Comercial, em Taquara. O evento, que teve como tema "A História Contada Através do Colecionismo", trouxe colecionadores de outras partes do Brasil e também da Argentina e Uruguai. Durante a abertura, realizada na sexta-feira, às 9 horas, foi feito o lançamento de uma medalha Comemorativa ao Encontro e de um Cartão Postal da agência taquarense dos Correios - que homenageia algumas entidades do município. Ao longo do dia, os colecionadores realizaram mesas de negociação, exposição de diversas coleções e oficinas sobre Numismática e Filatelia.

Em entrevista ao Paranhana On-line, na sexta-feira à tarde, Eunice Toscano Abid e João Alberto Abib colecionadores de Curitiba (PR), destacaram a importância que o encontro taquarense tem entre os interessados em colecionar objetos. "Em outras cidades o encontro é feito no saguão do hotel e as pessoas não dão muito valor ao evento", informou Eunice. E concluiu: "Aqui em Taquara a gente percebe que a cidade toda participa, há uma integração da comunidade - inclusive com a participação das escolas". No sábado, as atividades também iniciaram às 9h e por volta das 20h houve um coquetel especial para convidados - marcando o encerramento do encontro.

Acesse a Galeria de Fotos do Portal Paranhana On-line sobre o 8º Encontro Nacional de Taquara.

Fonte: Portal Paranhana On-line da TCA (08/10/2011) - www.tca.com.br


07.10.2011
Encontro de Filatelia e Colecionismo chega a sua 8ª edição

Terá início às 9 horas da manhã desta sexta-feira a 8ª edição do Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O evento será realizado no Clube Comercial, contando com enfoque ao colecionismo, que será ampliado neste ano por meio de uma mostra com diversas coleções de pessoas da região. A promoção se estende até este sábado.

O presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Levi Batisma de Lima Junior, pretende repetir em 2011 o sucesso alcançado pelo evento em edições anteriores. À frente da promoção, Levi anuncia que logo na abertura oficial, será realizado o lançamento de uma medalha comemorativa ao evento. Outro lançamento é um cartão-postal que presta tributo a entidades que fazem aniversários "redondos" neste ano, caso dos 100 anos do Sport Clube Taquarense; dos 80 anos da CICS-VP e do Centro Sinodal Dorothea Schäfke; e dos 50 anos do Colégio Theóphilo Sauer, da Escola Dirceu Martins, do Lions Clube, e da Carta de Princípios do MTG.


A programação aberta ao público transcorre durante todo o dia desta sexta-feira e sábado, com entrada franca. Será possível conferir a exposição e as mesas de negociação. O encerramento do evento está previsto para as 20 horas deste sábado, com um coquetel de confraternização promovido pelo Clube Filatélico e destinado a convidados. Segundo Levi, já estavam confirmados visitantes de várias localidades do Estado e também de fora, vindos principalmente do Paraná e Santa Catarina. "É importante porque também é um evento que traz resultados econômicos para a cidade, com movimentação hoteleira e na área gastronômica", frisa Levi.

Paralelamente ao evento no Clube Comercial, também haverá oficinas de filatelia e numismática para crianças e adolescentes, oferecidas a estudantes das três redes de ensino de Taquara. Elas acontecerão nesta sexta-feira, na sede da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (Cics-VP), também parceira do encontro nacional.

Fonte: Jornal Panorama (07/10/2011) - Taquara - www.jornalpanorama.com.br

31.10.2011
Encontro Filatélico comemora bons resultados

O presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Levi Batista de Lima Jr., comemorou a grande afluência de público à 8ª edição do Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, realizado no Clube Comercial em outubro. Levi destacou, também, que as oficinas de filatelia e numismática para os estudantes das três redes de ensino de Taquara tiveram grande participação. O dirigente anunciou que a entidade pretende formatar, a partir de 2012, uma comissão organizadora do evento, a qual deverá iniciar a preparação da nona edição já no primeiro semestre.

O encontro de 2011 reuniu colecionadores de vários pontos do país, além de alguns de outros países da América Latina. A abertura teve presença do primeiro vice-presidente do clube, Pedro Pinto Balsemão; do presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, mantenedora da FACCAT, Nicolau Rodrigues da Silveira; do gerente regional dos Correios, Clemente Krechowieki; da prefeita de Parobé, Gilda Kirsch; da vice-prefeita de Taquara, Michelle Sápiras, e do presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Paulo Mello, entre outros.

Para marcar a realização do evento, Pedro Balsemão criou uma medalha comemorativa, entregue a todos os integrantes da mesa oficial. Também receberam distinções do Clube empresas e entidades que comemoraram aniversários "em números redondos", entre elas a Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS-VP), pelos seus 80 anos.

Fonte: Revista Hoje Vale do Paranhana (31/10/2011) - Taquara - www.hojevp.com