Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2012 - Outubro Mais Notícias
 


18.10.2012
9º Encontro de Taquara / RS

Nesta sexta e sábado, 18 e 19 de outubro, acontecerá o 9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, no mesmo local das edições anteriores: Clube Comercial de Taquara (Rua Julio de Castilhos, 2.735 – Centro).

Confesso a vocês que estou muito chateado por não poder participar, pois a simpatia e calor humano que os amigos de Taquara dispensam aos visitantes já vale a presença por lá. Cheguei até em pensar numa visita relâmpago, sem levar o comércio da Filatelia77, mas apenas para rever os amigos. Infelizmente, também não será possível.


Recomendo a todos, principalmente aos moradores da região, que não deixem de visitar Taquara neste final de semana. Garanto que vale a pena. No site www.cfnt.org.br vocês acessarão o site do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, que organiza o evento. Lá poderão verificar todos os detalhes (comerciantes interessados, ainda tem algumas poucas mesas disponíveis).

Fonte: Informativo Filatelia 77 (18/10/2012) - http://filatelia77.com


Coleção de cédulas, moedas e medalhas foi uma das atrações do Encontro - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

19.10.2012
Evento promove colecionismo no RS

Começou hoje, no Clube Comercial de Taquara (RS), o 9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo. O evento, com entrada franca, promove a integração entre colecionadores de diversos gêneros, e vai até amanhã, das 9h às 17h.

Coleções de objetos temáticos, como os dedicado à série Guerra nas Estrelas, são destaque no encontro, que inclui exposições de selos, moedas, cédulas, medalhas, cartões postais e telefônicos, dentre outros objetos. Haverá também oficinas filatélicas.

Fonte: Blog Eu Filatelia - Correios (19/10/2012) - http://blog.correios.com.br/filatelia

19.10.2012
9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo inicia hoje

Taquara - Terá início hoje, e continua também ao longo de todo o sábado, a 9ª Edição do Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que acontecerá no Clube Comercial, Rua Julio de Castilhos, 2.735 das 9h às 17 h.

A entrada é gratuita, visitantes e colecionadores poderão conferir diversos tipos de coleções, como moedas e cédulas, selos, medalhas, cartões telefônicos, cartões postais, caixas de fósforo, miniaturas diversas, materiais da Coca Cola, série Guerra nas Estrelas, entre tantas outras.

Além da exposição das coleções, no dia 19, serão realizadas oficinas sobre filatelia, coordenada por Naira Breyer, gerente dos Correios de Taquara.".

Fonte: Jornal Integração Vale do Paranhana (19/10/2012) - www.integracao.jor.br


Oficinas do Projeto "Correio nas Escolas" com estudantes foi realizado na CICS/VP - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

19.10.2012
A história contada pelas relíquias em Taquara - Hoje tem Encontro Nacional de Filatelia e Numismática

Taquara - Para viajar no tempo e levar inspiração para a casa. Moedas, selos, cédulas de dinheiro antigos, medalhas, cartões-postais, cartões telefônicos, caixas de fósforo. Essas peças são uma pequena mostra do que os expositores do 9º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática estarão apresentando hoje e amanhã, das 9 às 17 horas em Taquara. O palco do encontro será no Clube Comercial, em Taquara. Participam expositores de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Goias, Paraná, Santa Catarina, além de outros estados nordestinos. Os gaúchos também estarão mostrando suas coleções e estarão representando várias cidades como Porto Alegre, Pelotas e Ivoti, além dos municípios do Vale do Paranhana e do Vale do Rio dos Sinos. A promoção é do Clube Filatélico e Numismático de Taquara e conta com o apoio dos Correios, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS/VP), Citral, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Taquara.

Serão realizadas oficinas onde o público-alvo são crianças e adolescentes, elas ocorrem hoje na sede da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana na Rua Júlio de Castilhos, 2.751.

Coleções retratam a História

O presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Levi Batista de Lima Júnior, conta que as coleções são importantes porque cada uma delas relatam o modo de vida de cada época.

Todas elas contam a história e representam uma linha do tempo. "Respiramos história com as coleções. Cada peça representa uma fase de nossa vida, da nossa cidade, da nossa cultura. Teremos expositores de selos personalizados, coleções de miniaturas de bicicletas, de motos, de veículos, de melissas, de raspadinhas, coleções de toda a trajetória da Coca-Cola, entre outras", comenta Levi.

A entrada é gratuíta para visitação. Durante a realização do 9º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, ocorre paralelamente, das 9 às 17 horas, oficinas sobre filatelia, com o Projeto Correio nas Escolas e Clube Filatélico e Numismático de Taquara.


Miniaturas de automóveis e garrafas de Coca-Cola - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

Guerra nas Estrelas é novidade

Já imaginou ver de pertinho tudo o que se refere aos filmes Guerra nas Estrelas? Pois é, de acordo com o presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Levi Batista de Lima Júnior, um grupo de expositores de São Paulo e do Nordeste preparam uma bela exposição. "Eles virão até vestidos de Cavaleiros Jedi", revela o presidente, que ainda frisa que haverá a participação de 14 expositores, além de diversos negociadores. "Os negociadores são aqueles que estarão expondo suas coleções, mas que vendem seus produtos. Este ano teremos diversos expositores, como um paranaense que tem mais de 1 milhão de cartões telefônicos", enfatiza Levi.

Fonte: Claucia Ferreira - Jornal NH - Paranhana (19/10/2012) - Novo Hamburgo - www.jornalnh.com.br

19.10.2012
9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo acontece nesta sexta e sábado

Acontece nesta sexta-feira (19) e sábado (20), no Clube comercial de Taquara, o 9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo. O evento, que tem entrada gratuita, reúne colecionadores e negociadores de todo o Brasil e do exterior para expor moedas, selos, medalhas, cartões telefônicos, cartões postais, caixas de fósforos, miniaturas diversas, materiais da Coca Cola, série Guerra nas Estrelas, entre outras.

Paralelamente à exposição, haverá oficinas sobre filatelia - estudo sobre colecionismo de selos postais e materiais relacionados, no auditório da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS-VP). Nesta edição, estão participando alunos das escolas Rodolfo Von Ihering e Santa Teresinha.

Para Levi Lima, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - organizador do encontro, o objetivo da oficina é resgatar a cultura da escrita, que segundo ele se perdeu com a chegada da era digital. Levi também enfatiza a importância do colecionismo e da filatelia para a cidade de Taquara, que tem sido reconhecida por todo o País por promover eventos como esse, aproximando colecionadores do mundo inteiro.


Expositor Leandro Ness de Pelotas / RS - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

Entre os expositores, o pelotense Leandro Ness, de 38 anos, esteve exibindo suas moedas de várias partes do mundo. Colecionador há 25 anos, ele conta com um acervo de mais de 2.000 moedas que adquiriu de lugares como Portugal, Austrália e Estados Unidos.

O encontro ocorre no horário das 9h às 17h, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquara, Câmara Municipal de Vereadores de Taquara, Faculdades Integradas de Taquara, Citral, Correios e CICS-VP. Mais informações podem ser obtidas no site www.cfnt.org.br.

Acesse a Galeria de Fotos do Portal Paranhana On-line sobre o 9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O crédito das fotos são de Gisele Pereira.

Fonte: Portal Paranhana On-line da TCA (19/10/2012) - www.tca.com.br

19.10.2012
Taquara tem final de semana dedicado ao colecionismo

Contando com mais participantes a cada edição, o evento organizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT) atrai visitantes de todo o país, contando com entrada franca. De acordo com o presidente do CFNT, Levi Metanoya, neste ano a novidade do Encontro será a participação de membros do Conselho Jedi do Rio Grande do Sul, grupo formado por fãs dos filmes Guerra nas Estrelas, que possui filiados em todo o Brasil. Com pouco mais de dois anos de existência, o Conselho Jedi Rio Grande do Sul faz sucesso entre os fãs da saga cinematográfica criada pelo americano George Lucas. O clube realiza encontros e torneios na capital gaúcha, além da Maratona Star Wars, convenção que já vai para sua terceira edição neste ano. Além de apresentar diversos objetos e artigos de colecionadores relacionados aos filmes, como brinquedos e miniaturas, alguns membros do conselho estarão caracterizados como personagens da saga.

Segundo Levi, que está na presidência há dois anos, o Clube conta com membros de todo o Brasil, e até mesmo de outros países, que se encontram uma vez por mês para trocar informações e debater sobre novidades. Questionado sobre o que leva uma pessoa a começar uma coleção, o presidente, que atua como professor de inglês e informática, disse não saber. “Eu mesmo comecei com minha de coleção de cartões telefônicos sem intenção. Apenas usava, e em vez de colocar no lixo, guardava. Quando me dei conta, já tinha iniciado a coleção”, disse o presidente.

Além de coleções de selos e moedas, durante o evento também estarão expostos diversos itens de adeptos do colecionismo, como caixas de fósforos, veículos em miniaturas, gibis, revistas, lápis e discos de vinil. Paralelamente ao evento, nesta sexta-feira estará sendo apresentada aos alunos das escolas municipais que pré agendaram sua participação nas oficinas ministradas pela gerente da agência dos Correios de Taquara, Naira Breyer. De acordo com ela, a iniciativa, que faz parte do projeto Correios na Escola, objetiva contar um pouco da história da Filatelia, abordando relatos e curiosidades sobre coleções de selos personalizados de empresas taquarenses. As oficinas acontecem na sala de cursos da Cics-VP.

Quando Visitar: O Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo tem visitação nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 17h, no salão nobre do Clube Comercial de Taquara.

Fonte: Jornal Panorama (19/10/2012) - Taquara - www.jornalpanorama.com.br


Réplica em miniatura do Estádio Beira Rio de Porto Alegre onde será disputado partidas da Copa do Mundo de Futebol em 2014 - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

23.10.2012
9º Encontro de Filatelia, Numismática e Colecionismo remonta história

Taquara - O último final de semana, sexta e sábado, dias 19 e 20, foi de excelentes recordações e encantamento com as exposições de colecionadores, mumismatas e filatélicos que participaram do 9º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo. O evento realizado no salão principal do Clube Comercial recontou parte da história da região, país e do mundo por meio dos itens expostos e mesas de negociação.

A edição deste ano contou com a exibição de coleções de selos personalizados; moedas; medalhas; réplicas de estádios de futebol; orquídeas e bonsais; olimpíadas, mundiais e campeonatos de canoagem slalom; série Guerra nas Estrelas; oktoberfest de Igrejinha; objetos promocionais da Coca-Cola; miniaturas de ônibus; maços de cigarros; HQ's de Walt Disney; chaveiros promocionais; canetas alusivas a empresas, entidades e eventos; calendários (cromos), canetas e brinquedos antigos.

"Está sendo um sucesso, temos expositores bem diversificados, negociadores que participam de encontros como este em diferentes continentes, um pessoal que veio do Uruguai. Os Correios também marcam presença exibindo mais de 50 selos personalizados com motivos empresariais, todo o seu material filatélico e cartões de Natal. No auditório da CICS-VP estamos realizando em paralelo oficinas de filatelia e recebendo alunos de diversas escolas como o Teóphilo Sauer, Rodolfo Von Ihering, Julio Maurer, Santa Teresinha, entre outras. Até o momento, mais de 300 já passaram por aqui, e esse número deve ser dobrado e ainda receber mais um acréscimo até o final", comentou na tarde da sexta-feira o presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Levi Lima.

Fonte: Jornal Integração Vale do Paranhana (23/10/2012) - www.integracao.jor.br


Levi Batista de Lima Junior, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS (CFNT) e Clemente Krechowieki, Gerente Regional dos Correios de Novo Hamburgo

26.10.2012
Pluralidade foi o destaque do Encontro Nacional de Colecionadores em Taquara

Contando com participantes de todo o País, e até mesmo de fora, o evento realizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT) teve um significativo aumento de público e expositores. Diversas escolas do município também prestigiaram as coleções expostas no salão nobre do Cube Comercial durante o final de semana passado.

Segundo o presidente do CFNT, Levi Metanoya, cerca de 550 pessoas estiveram presentes na nona edição do evento, que trouxe negociadores e colecionadores do Paraná, São Paulo, Porto Alegre, entre outros municípios gaúchos, e até mesmo do Uruguai e Argentina. “Cada vez mais estamos apresentando uma maior diversidade nas coleções apresentadas, e levando o nome de Taquara para todo o País, e até mesmo fora. A cada ano o evento cresce, tanto em número de participantes, quanto de visitantes”, disse.

O porto-alegrense Francisco Marco compareceu no Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo pela primeira vez, para apresentar sua coleção. Negociador de moedas raras, ele disse que, inclusive, já havia fechado alguns negócios com colecionadores taquarenses. “Atuo como negociador há cerca de 20 anos. Quando iniciei, apenas colecionava algumas moedas. Porém, depois de vender alguns exemplares, optei em virar somente negociador, devido à grande procura por moedas raras no Sul e em todo o País”, explicou.


Diversidade de coleções expostas, como as de gibis e brinquedos antigos (ao fundo) - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

Entre coleções de miniaturas, medalhas e caixas de cigarros, os itens que mais chamaram a atenção de alunos das escolas municipais que estiveram visitando o evento na tarde da última sexta-feira foram os brinquedos e as revistas em quadrinhos, como as apresentadas por Luiz Ebert. O três-coroense é também colecionador de calendários, garrafinhas, chaveiros e latinhas de cerveja que, para ele, já se tornaram corriqueiras. “Hoje, quando se fala em coleção, já se associa as latinhas”, desabafou. De acordo com Luiz, em sua casa está faltando espaço para armazenar tanto material. “É o principal problema de todo colecionador”, lembrou ele, que alertou ainda que o casamento é um grande destruidor de coleções, pois as mulheres não querem saber de coisas velhas espalhadas pela casa.

Negociador de moedas e cédulas há 30 anos, Adelanio Ruppenthal, que veio de Venâncio Aires, disse que iniciou colecionando selos. Em seguida, começou a sua coleção de moedas, e logo já dispunha de um acervo que lhe permitiu iniciar suas primeiras negociações. “Depois de um tempo comecei a trocar, e em seguida a vender moedas e cédulas. Hoje possuo uma loja especializada em numismática na Capital”, comentou ele, que presenteou a reportagem de Panorama com uma cédula da República Tcheca. “Só não dobra, pois ela perderá o valor”, aconselhou.

Depoimento dos Expositores:


Luiz Carlos Ebert junto as suas coleções - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

Luiz Carlos Ebert: "É preciso cuidado no armazenamento de material como gibis e calendários, pois a gordura e a umidade prejudicam o acervo."

Adelânio Ruppenthal: "As cédulas são muito frágeis, é preciso cuidado ao manuseá-las. Aquelas que estão dobradas perdem muito do seu valor."


Gustavo Selbach com parte de suas medalhas e troféus obtidos na canoagem slalom - Fotografia: Gisele Pereira / TCA

Gustavo Selbach: "Estou aqui para apresentar uma parte de minhas medalhas e troféus. E também para buscar interagir com a garotada."


Fonte: Jornal Panorama (26/10/2012) - Taquara - www.jornalpanorama.com.br



Apoio Cultural





BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP