Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2013 - Outubro Mais Notícias
 



Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: Cleusa Silva / TCA

25.10.2013
Encontro Nacional de Colecionismo reuniu relíquias históricas no Clube Comercial

Taquara - Na semana passada, sexta e sábado, o Clube Comercial sediou o 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O evento foi realizado pelo Clube Filatélico e Numismático local e reuniu moedas, selos, cédulas, miniaturas de veículos, cartões telefônicos e outros itens.

"Além de expositores vindos de diversos estados do País, o encontro reuniu visitantes de outras nacionalidades. Tem gente que vem do Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai para nos visitar. Mensalmente, capitais do Brasil recebem os encontros nacionais de colecionadores e o de Taquara é o único realizado em cidades do interior", explicou o presidente do Clube Filatélico, Tito Oil Medeiros. Conforme ele, várias escolas da cidade também visitaram o encontro, reunindo cerca de 1,5 mil pessoas nos dois dias da promoção.


"Gosto muito dos encontros, tanto que venho todos os anos e, inclusive, já comprei itens em edições anteriores", disse o engenheiro agrônomo Alexandre Rick, 63 anos e morador de Taquara. Ele afirmou ser encantado por este tipo de relicários e admirador, principalmente, de moedas e cédulas. Na sexta-feira, ele encontrou o amigo Paulo Luz, artista de Taquara. Paulo já criou várias peças - todas com sucata - retratando a história da cidade e região. "Já fiz carro de corrida, carreta de boi, balsa, gasolina (barco a motor empregado na região na década de 1900), sempre com muita atenção aos detalhes. Mas minhas peças estão todas no Museu Histórico Adelmo Trott", explicou Paulo.

Fonte: Jornal Panorama (25/10/2013) - www.jornalpanorama.com.br


Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: Cleusa Silva / TCA

21.10.2013
10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo atrai público de diversas idades

Realizado na última sexta-feira (18) e sábado (19), o 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara atraiu um público de diversas idades. Durante o evento, que reuniu expositores de várias cidades da região e de outros estados brasileiros, os visitantes puderam conhecer coleções de selos, veículos em miniatura, orquídeas, caixas de fósforos, moedas, entre outras, além de visitar um stand dos Correios - expondo uma série de selos personalizados em homenagem a empresas de Taquara.

Durante os dois dias do encontro, os colecionadores foram visitados por homens e mulheres, jovens, adultos, idosos e crianças - acompanhados de seus pais ou de seus professores. Ao final do encontro, que reuniu expositores, compradores e visitantes, houve o lançamento de um selo personalizado alusivo ao 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara.


Acesse a Galeria de Fotos do Portal Paranhana On-line sobre o 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. O crédito das fotos são de Cleusa Silva.

Fonte: Portal Paranhana On-line da TCA (21/10/2013) - www.tca.com.br


Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: Cleusa Silva / TCA

18.10.2013
Colecionadores se encontram em Taquara

Filatelia, Numismática e Colecionismo no Comercial


Taquara - A única cidade brasileira do interior a sediar um encontro de filatelia é Taquara. O município é reconhecido no Brasil e exterior como polo de filatelia e conquistando cada vez mais respeito e admiração, o Clube Filatélico e Numismático de Taquara está realizando o 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo. O evento inicia hoje, às 8 horas com o credenciamento. Às 9 horas será dada a largada das atividades com a solenidade de abertura. O encontro, que ocorre na sede social do Clube Comercial de Taquara, reunirá colecionadores de diversas regiões do Estado, do Paraná, Santa Catarina, entre outros estados. No local haverá inúmeras coleções dos mais variados segmentos. Selos, cédulas, moedas, coleção da Coca-Cola, miniaviões, estarão na exposição. Além disso, há espaço para a comercialização de raridades. A entrada é franca e a finalidade do encontro é valorizar os colecionadores entre a comunidade.

Correios nas escolas

Além de oportunizar à comunidade um espaço cultural sobre o mundo da filatelia, das moedas e medalhas, e também de coleções, o Clube Filatélico e Numismático de Taquara em parceria com o Correio taquarense leva o conhecimento aos estudantes. Paralelamente ao 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo ocorre a oficina de filatelia para as crianças e adolescentes, por meio do projeto Correios nas Escolas. A vice-presidente do clube taquarense e também gerente da agência dos Correios de Taquara, Naira Maria Breyer, explica que este ano haverá estudantes visitando a exposição. "Os alunos, que em edições anteriores, já participaram das oficinas visitarão o encontro. As oficinas ocorrerão na sede da CICS/VP, ao lado do Clube Comercial", destaca Naira.


Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: José Luis de Avila / CFNT

Produtos diferenciados

Para quem quiser conferir os produtos e objetos do 10º Encontro Nacional de Filatelia, não pode perder a oportunidade. Nesta edição haverá a comercialização de produtos diferenciados, como livros e selos que contam a história dos Correios. O espaço é aberto também às negociações. Haverá ainda o lançamento da Medalha do 10º Encontro e do selo personalizado. Serão colocados à venda 50 medalhas ao valor de R$ 50,00 (cada) e os selos personalizados será R$ 5,00 (cada). As medalhas foram personalizadas pelo sócio do clube taquarense, Pedro Pinto Balsemão.


Filamenia: Coleção de Caixas de Fósforo - Fotografia: José Luis de Avila / CFNT

Saiba mais

Filatelia: é o estudo e o colecionismo de selos, postais e materiais selecionados.
Numismática: é a ciência que se ocupa das moedas e medalhas. Atualmente, apresenta-se como moeda metálica, papel-moeda (cédula) e moeda escritural.
Colecionismo: é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens.


Fonte: Claucia Ferreira - Jornal do Paranhana / Jornal NH (18/10/2013) - www.jornalnh.com.br


Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: Cleusa Silva / TCA

18.10.2013
Clube sedia 10º encontro de colecionismo hoje e amanhã

Amantes do colecionismo, da filatelia e da numismática terão, mais uma vez, a oportunidade de contato com a área. Taquara sediará, nesta sexta-feira e sábado, o 10º Encontro Nacional promovido pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT). O evento acontecerá no Clube Comercial, com programação a partir das 8 horas. As atividades se constituem as mesmas realizadas nos últimos anos.

Segundo as integrantes do CFNT, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e Naira Breyer, a programação contará com visita do público às peças de coleção durante todo o dia. Haverá leilões, hoje e amanhã, sempre no final da tarde, contando com a participação de leiloeiro oficial.

O evento terá ainda o lançamento de um selo personalizado alusivo às 10 edições da promoção. Outra atividade será o lançamento de um selo personalizado alusivo às 10 edições da promoção. Outra atividade será o projeto "Correios nas Escolas", que promoverá ações voltadas à educação, com a recepção de escolas na sala de cursos da Cics-VP para capacitação sobre endereçamento postal. Depois desta aula, os estudantes vão se dirigir ao Clube Comercial, a fim de conferir as exposições. Segundo Naira, que é gerente dos Correios, seis turmas estão previstas para participarem desta atividade.



Tito Oil Medeiros (ao centro), Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - Fotografia: José Luis de Avila

O Encontro Nacional tem entrada gratuita à comunidade. Além dos tradicionais materiais expostos, os Correios vão vender produtos filatélicos, como livros com coleções de selos. Neste ano, o Clube Filatélico está sob a presidência de Tito Oil Medeiros. Ana Lúcia e Naira comentam que, ao longo de 10 anos de realização da promoção, foi possível inserir Taquara no cenário nacional da filatelia e numismática e, mais recentemente, do colecionismo. O município é, atualmente, o único do interior do Rio Grande do Sul que realiza um encontro nacional, sempre em outubro. Também é um dos clubes mais respeitados no Brasil, com 130 sócios ativos. Um detalhe que mostra esta confiabilidade do Clube Filatélico local é que a maior parte dos sócios não é taquarense, mas sim de fora do município.

Fonte: Jornal Panorama (18/10/2013) - www.jornalpanorama.com.br


Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: Cleusa Silva / TCA

12.10.2013
10º Encontro de Taquara/RS

Já divulguei, mas vale a pena relembrar: no próximo final de semana, 18 e 19 de outubro, acontecerá o 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara. Organizado pelo CFNT – Clube Filatélico e Numismático de Taquara, com apoio dos Correios e diversas empresas / entidades, o local será o mesmo das edições anteriores: no Clube Comercial de Taquara, área central da cidade. Amigos colecionadores, principalmente do sul do país, vejam os detalhes no site do CFNT - www.cfnt.org.br - e participem

Fonte: Informativo Filatelia 77 (12/10/2013) - www.filatelia77.com.br


Visão geral do evento no Clube Comercial - Fotografia: Cleusa Silva / TCA

22.09.2013
10º Encontro de Taquara/RS

Organizado pelo CFNT – Clube Filatélico e Numismático de Taquara, com apoio dos Correios e diversas empresas / entidades, o 10º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, no mesmo local das edições anteriores: no Clube Comercial de Taquara, área central da cidade.

Amigos colecionadores, principalmente do sul do país, vejam os detalhes no site do CFNT e participem!

Infelizmente, mais uma vez estaremos ausentes – problemas particulares me impedem de viajar muito ultimamente e já programamos nossa ida em novembro para o Rio, para participar da Brasiliana. Mas eu o Thiago estivemos várias vezes por lá e todos os elogios são poucos para os amigos de Taquara, mestres na arte de bem receber os visitantes do Encontro.

Tenho saudades da simpatia da Ana Lúcia, da Naira, do Tito, da Eunice e de tantos outros amigos que fizemos naquela cidade. Prometo que no próximo ano estaremos lá…


Fonte: Informativo Filatelia 77 (22/09/2013) - www.filatelia77.com.br


Crianças participaram do evento formando futuros colecionadores - Fotografia: Cleusa Silva / TCA



Apoio Cultural







BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP