Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2005 - Setembro a Dezembro Mais Notícias



15.12.05
Veja a reportagem sobre o selo do CTG O Fogão Gaúcho. Clique na imagem para ampliar.



15.12.05
Filatelistas, Numismatas e Colecionadores
Dias 30 de novembro à 4 de dezembro em São Paulo Hotel Pestana foi realizado o III Congreso Latino Americano de Numismática.
Estiveram presentes a este evento, diversos sócios do Clube Filatélico e Numismático de Taquara como também de todo o Brasil.
Foi realizada uma reunião com todos os Presidentes de Sociedades Numismáticas do Brasil, para organizar o calendário de encontros para o ano de 2006.
O mês de outubro de 2006 foi reservado para o Rio Grande do Sul, especificamente a cidade de Taquara.
O Clube Filatélico e Numismático de Taquara realizará seu 3º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática.
Um grande abraço a todos.
Ana Lúcia - CFNT


12.12.05
Veja as fotos do almoço de confraternização de final de ano. Clique aqui

05.12.05
Uma nova safra de colecionadores é possível

Encerrou-se no último domingo o 3° Congresso Latino-Americano de Numismática em São Paulo. A organização é da Sociedade Numismática Brasileira, contando com cerca de 48 mesas de negociação, palestras e a participação de colecionadores do Brasil e do Mundo. O Clube Filatélico e Numismático de Taquara esteve presente com alguns sócios, entre eles a presidente Ana Lúcia Schweitzer, o 2° vice-presidente, Pedro Pinto Balsemão, e a 1° secretária, Walkíria Borges.
Além das negociações de compra e venda de material, um assunto tomou conta dos bastidores e corredores de conversa do Hotel Pestana: como atrair novos colecionadores? Como fazer os jovens se interessarem por moedas, selos e medalhas, impedindo que um dia o colecionismo esteja apenas em cofres de grandes colecionadores? Este assunto foi amplamente discutido por pessoas que pretendem promover ações diretas no front, ou seja, divulgar nas escolas o lado cultural e até lúdico das coleções.

Opinião - O colecionismo está em baixa entre as crianças e jovens! Não se vê mais as crianças indo comprar figurinhas em bancas de jornal, muito menos se interessando por objetos raros. Mesmo sem um estudo aprofundado, acredito que um dos motivos seja a dificuldade. No mundo infantil de hoje é tudo muito fácil. Presas em apartamentos, ou mesmo no interior, os pequenos não sentem mais o velho prazer pela dificuldade de esperar o próximo mês para comprar uma nova peça para sua coleção. Querem chegar lá antes de percorrer o caminho. E no colecionismo, por mais leiga que eu seja, entendo que melhor do que completar uma coleção é sentir o doce prazer da dificuldade.
Nem tudo está perdido! Existem maneiras de atrair os jovens como eu, que nunca tiveram contato com este universo. Na minha humilde opinião, os negociadores experientes deveriam começar a pensar em alguma estratégia antes que seja tarde. Acredito que a atenção seja o melhor caminho. Se alguém senta em uma mesa, ou vai a um evento de numismática, é porque tem alguma vontade de começar a colecionar. Cabe aos mais experientes ajudarem para que este interesse não morra.
Por exemplo, o REAL, as sociedades e clubes poderiam incentivar estudantes a colecionarem a moeda do país, ensinando que uma coleção pode ter um objetivo possível se ser conquistado. Como diria nossa presidente Ana Lúcia, precisamos mexer com o bichinho da vontade para que eles queiram começar a colecionar. E como fazer isso?
No ano passado eu me interessei pela numismática e pela filatelia ao visitar o 1° Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara. Lá eu ganhei uma moeda do presidente na ocasião, senhor Análio Feijó Borges. Era 50 centavos de Real do ano de 2003 e ele me ensinou que eu deveria tentar conseguir todas as moedinhas de 50 de outros anos. Eu nem sabia disso, mas comecei!
Nas escolas, no orkut ou promovendo mini-encontros com crianças é possível fazer nascer o interesse presenteando com uma moedinha, mostrando catálogos, ensinando a organizar uma bela coleção possível de ser alcançada. È preciso apenas que os negócios sejam um pouquinho menos importantes do que a vontade de ver nascer um novo colecionador.

(Escrito pela Renata Martins - Jornalista e Sócia do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, também presente no 3º Congresso Latino Americano de Numismática realizado entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro no Hotel Pestana em São Paulo.)

24.11.05
Já está disponível a edição 31 do Boletim Eletrônico do Brasil Filatélico. Clique aqui para ler.

24.11.05
O site Dissonancia realizou uma cobertura do 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara/RS. Leia no site: http://www.dissonancia.com/2005/105-05.htm

03.11.05
Cartão do 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara/RS.

21.10.05
As fotos do 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara já estão on-line. Clique aqui e veja as fotos.

20.10.05
Carta aos Filatelistas, Numismatas, Cartofilistas, Telecartofilistas e Colecionadores!

Queremos em primeiríssimo lugar, agradecer a presença de todos ao evento e também aqueles que não se fizeram presentes , mas estavam torcendo pelo sucesso do 2º Encontro .

Dia 14 de outubro:
Ocorreu o lançamento da medalha do Protetor dos Numismatas,(Sanctus Eligius) pelo Sr. Pedro Pinto Balsemão, 2º Vice Presidente do CFNT e a quebra de cunho realizada pelo Sr. Claudio Amato, Presidente da Sociedade Numismática Brasileira.
À noite realizou-se a venda sob oferta das peças anteriormente divulgadas e das 10 medalhas de madeira do Sanctus Eligius, todas vendidas.

Dia 15 de outubro :
Lançamento do Selo e do carimbo de 1º Dia de Circulação em homenagem ao dia do Professor, cerimonial realizado pelos Correios/DR/RS conduzido pelo Sr. Ubirajara Duarte Rosa e pelo Diretor Regional de Negócios Sr. José Mario Amorim.
Houve também o lançamento do Carimbo Comemorativo alusivo ao Dia do Professor, juntamente com um Cartão criado por Rodrigo Fagundes e Adriana Holmer , em parceria com a FACCAT e Prefeitura Municipal deTaquara.
Obliteraram as peças: Sr. Claudio Kaiser (Prefeito Municipal)Sr. Eldo Ivo Klain (Diretor -Presidente da Mantenedora da FACCAT e Fundador do CFNT), Sr. José Alberto Junges(Presidente Nacional dos Comerciantes Filatélicos), Sra. Lacy Günther(Professora homenageada), Sra. Suzi de Abreu Costa(Professora homenageada) e Sra. Ana Lúcia Schweitzer(Presidente CFNT).
Jaqueline Schirmer , da escola CNEC foi a aluna premiada no concurso de redação em homenagem ao Dia do Professor e recebeu o prêmio de 8 créditos das Faculdades de Taquara-FACCAT.
À noite, durante o jantar de confraternização , fomos prestigiados com o show do CTG o Fogão Gaúcho que parabenizamos pelo brilhantismo da apresentação dos Gaúchos e das Prendas.
Também durante o jantar muitas homenagens foram realizadas e com a oração do Pai Nosso, unindo todos através de uma corrente de mãos dadas , agradecemos pelo evento ter transcorrido conforme o programado.

Dia 16 , domingo
Encerramento do encontro às 12 horas.

As fotos do 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática estão sendo preparadas e colocaremos no site. Aguardem, em breve avisaremos.

Novamente queremos agradecer a presença de todos e aos nossos parceiros:
Faculdades de Taquara-FACCAT, Direção, Professores,Alunos e Funcionários, Citral Transporte e Turismo S/A, Prefeitura Municipal de Taquara , Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos , Gerência e funcionários da Agência dos Correios de Taquara, Banco Central, Corsan, Lojas Alfer, Multiluzes, ao Carlinhos e Walkíria pela belíssima decoração no Clube Comercial, enfim, foi uma soma de esforços para que conseguíssemos realizar o 2º Encontro com tamanho brilhantismo.

"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho, quando sonhamos juntos é o começo da realidade".

Muito obrigada a cada um em especial

Ana Lúcia
Presidente-CFNT


18.10.05
2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara reúne colecionistas de todo o Brasil

Numa promoção do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, com apoio da Faccat e Prefeitura Municipal de Taquara e patrocínio da Citral, aconteceu durante o último final de semana o 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara. A mesa oficial da cerimônia contou com a presença do prefeito municipal de Taquara, Cláudio Kaiser, da presidente do clube anfitrião, Ana Lúcia Schweitzer, do presidente da Sociedade Numismática Brasileira, Cláudio Amato, do idealizador e gravador da medalha do Protetor dos Numismatas - Sanctus Eliguis, Pedro Pinto Balsemão. Também compuseram a mesa o presidente da Sociedade Gaúcha de Numismática, Adelânio Ruppental, o Diretor regional de Negócios dos Correios, José Mário Amorim, e a gerente dos Correios de Taquara, Naira Maria Breyer. Durante a cerimônia houve a quebra de cunho onde foram gravadas as medalhas, o que valoriza o trabalho e garante que jamais serão reproduzidas as peças.

Segundo Balsemão é um prazer lançar a medalha do protetor dos numismátas, pois segundo ele, conheceu a imagem pela internet e idealizou esta homenagem. "Sanctus Eligios nasceu no dia 1° de dezembro, na França do Século VII, foi ferreiro e abridor de cunhos, tornando-se rico, porém muito solidário para com os mais necessitados", salienta. É por isso que o Dia dos Numismatas se comemora neste dia. "Foram feitas 10 peças de madeira, 50 de cobre e também 50 de bronze", enfatiza Balsemão. Durante o encontro, apenas as de madeira puderam ser adquiridas durante a Venda Sob Oferta, que ocorreu na noite do dia 14.
Mais de 400 peças foram ofertadas durante o evento. Expositores de várias partes do país estão reunidos não apenas para divulgar o colecionismo, mas também formando uma rede de amizades no meio filatelista e numismático. "Nesses encontros temos a oportunidade de aumentar nossa mais preciosa coleção que é a coleção de amigos", garante Amato, durante seu discurso na abertura do evento. Ele foi o responsável pela quebra de cunho da medalha lançada.

Em prosseguimento a programação, na manhã do dia 15 foi lançado pelos Correios - ECT, o selo e carimbo comemorativo ao Dia do Professor, criado pela artista plástica de Novo hamburgo, Ariadne Decker e seu filho Rafael. Uma das atrações do evento foi o estande dos Correios, que contou com equipamentos específicos para confecção de selos personalizados para aqueles que têm interesse em criar um selo próprio, mas com valor comercial. Vale destacar que, no ano passado, o município de Taquara foi responsável, em todo o Rio Grande do Sul, por 33% das vendas desse produto exclusivo da ECT.

Aqueles que não puderam comparecer ao evento tiveram a oportunidade de conferir ao vivo o Lançamento da Medalha do Protetor dos Numismatas e o Lançamento do Selo e Carimbo Comemorativo em homenagem ao Dia do Professor. Os eventos foram transmitidos pelas Faculdades de Taquara (Faccat) via internet.

06.10.05
IX Congresso de Pesquisa a Iniciação Científica do Colégio Santa Teresinha de Taquara/RS

Os alunos OTÁVIO VALENTINI e HENRIQUE HONAISER OSTERMANN, sócios do Clube Filatélico e Numismático de Taquara obtiveram o 1º lugar no IX Congresso de Pesquisa a Iniciação Científica, do Colégio Santa Teresinha, de Taquara/RS. O trabalho de pesquisa denominado "NUMISMÁTICA - A arte de colecionar dinheiro" foi escolhido entre muitos, como o grande vencedor.
Estamos muito orgulhosos em podermos ter em nosso quadro de associados, jovens colecionadores e premiados com o 1º Lugar neste Congresso de Pesquisa a Iniciação Científica, de alunos do Ensino Fundamental.
Parabenizamos ao Otávio e ao Henrique que desenvolveram este belo trabalho sobre a Numismática e também ao Professor orientador Sr. João Alberto da Silva, pelo incentivo ao desenvolvimento desta cultura.

Clique aqui para ler o trabalho de pesquisa na sua íntegra.
Para ver as fotos da apresentação e premiação, clique aqui
.

03.10.05
Carta ao CFNT. Clique para ampliar

27.09.05
Já está no ar o Informativo Cariri Filatelio nº 04. Clique aqui para baixá-lo.

26.09.05
Preparamos uma grata surpresa para aqueles que não puderem por algum motivo comparecer ao evento. Estes poderão ver e ouvir ao vivo o Lançamento da Medalha do Protetor dos Numismatas no dia 14 às 9 horas e também o Lançamento do Selo e Carimbo Comemorativo em homenagem ao dia do Professor no dia 15 de outubro às 9.30 horas.
Os eventos serão transmitidos pela FACCAT, Faculdades de Taquara.
Nos horários em que houver transmissão, vai ficar disponível na capa do Portal da Faccat um um banner para assistir ao evento pela internet é só clicar. Vamos passar as instruções para que possam acompanhar em tempo real.
É necessário que tenham o programa Real Player instalado em seu computador.
Site da FACCAT: www.faccat.br ou clique no logo da Faccat que está na nossa capa que automaticamente irá abrir o site, a seguir clique no link da transmissão do evento que ficará a direita da tela.


23.09.05
Colecionadores

O Banco Central do Brasil estará oferecendo para troca ou compra por intermédio do Banco do Brasil a moeda lançada hoje, 23/09/2005, em comemoração aos 40 anos do Banco Central. No verso da moeda tem a foto do Banco Central. Em nosso 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, dias 14, 15 e 16 de outubro.


09.09.05
Ofício da Diretoria da Associação Filatélica e Numismática de Brasília enviado a todos os Associados e Clubes do Brasil. Clique aqui e leia.

08.09.05
Leia o novo texto enviado pelo Sr. Claudio Schroeder, "A moeda particular de Taquara".
Clique aqui
e leia o texto.

Para melhor compreensão do texto, veja a imagem das moedas.
Clique aqui para ver a imagem das moedas.

08.09.05
Conheça o boletim do mês de setembro do Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal. Clique aqui para ler.
Agradecemos a publicidade do nosso 2º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática.

08.09.05
Neste desfile cívico de 7 de setembro, o Clube Filatélico e Numismático foi homenageado pela Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. "Homenagem a Cultura Taquarense"
Nas fotos alguns sócios do Clube que participaram da caminhada cívica: Tito Oil Medeiros, Eunice Medeiros, Otávio Valentini, Henrique Honaiser Ostermann, Naira Maria Breyer, Ilma Reck de Bittencourt e Ana Lúcia Schweitzer.








05.09.05
No próximo dia 07 de setembro a ECT lançará uma carimbo alusivo aos 70 Anos de Fundação da Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos n° 85 de Juazeiro do Norte/CE. Na ocasião também será emitido um selo personalizado. O CLUFIC preparou peças filatélicas para serem obliteradas com o carimbo. (Colaboração: Ivanildo Henrique Teles)




Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP