Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2008 - Setembro e Outubro Mais Notícias



31.10.08
O Clube Filatélico e Numismático de Lorena em São Paulo - http://www.fefiesp.com.br/lorena.htm, dando continuidade a série de Mini exposições realizadas na agência dos Correios de Lorena, este mês homenageia: na primeira quinzena, os 160 anos do Nascimento do Conselheiro Rodrigues Alves ilustre valeparaibano que foi eleito duas vezes Presidente da República e três vezes Governador do Estado de São Paulo. No seu Governo saneou a cidade do Rio de Janeiro da Febre Amarela com a ajuda de outro ilustre valeparaibano – Oswaldo Cruz. Na segunda quinzena, o Dia da Bandeira onde apresentamos as diversas bandeiras que tivemos desde o Descobrimento. Estas duas coleções foram preparadas para divulgar o rico potencial educacional, cultural e social que representa a Filatelia com a nova tendência da Temática. Prestigie, divulgue, compareça a Agência dos Correios de Lorena e aprecie. Você é nosso convidado.

O Informativo Filatelia77 destaca a programação do 3º Encontro Nacional de Colecionadores, que acontecerá de 7 a 9 de novembro, em Brasília. Clique aqui para ler.

30.10.08
Confira as fotos do Seminário e do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara

Fotos do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara
Fotos do Seminário Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara
Fotos da Confraternização do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara

29.10.08
Taquara sedia 5º Encontro de Filatelia e Numismática

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT) e o Departamento de Cultura do Município promoveram nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, que este ano teve o tema "200 anos de História Contada em Detalhes", comemorando os 200 anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil.
No Clube Comercial de Taquara, os visitantes puderam apreciar os selos, os cartões telefônicos, as moedas e as cédulas de expositores locais e de vários estados do Brasil. Os pontos-chave do evento foram divididos no lançamento do Carimbo Comemorativo em homenagem ao fundador e ex-presidente do CFNT, Sr. Análio Feijó Borges e no lançamento da Medalha comemorativa aos 200 anos da vinda da família real ao Brasil, gravada em madeira por Pedro Balsemão (numismata de São Leopoldo).
Paralelamente, o público pode conferir a Exposição "A evolução do Correio Aéreo através dos Zeppelins (acervo de Adrianus Vogelaar) e o Seminário Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara com diversas palestras sobre moedas, medalhas e selos, com palestrantes do Rio Grande do Sul, de Brasília e do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cfnt.org.br.

Fonte: Levi Lima - Jornal A Semana (29/10/08) - Taquara (RS) - jornalsemana@terra.com.br


Visão geral do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara no Clube Comercial

27.10.08
O Informativo Filatelia77 destaca a Exposição Filatélica de Rondônia - EXFILRO 2008. Clique aqui para ler.

24.10.08
Encontro uniu filatelia, numismática e história

Ocorreu da quinta-feira, dia 16, ao sábado, dia 18, o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara. Reunindo colecionadores de selos, cédulas e moedas, o evento contou com diversas atividades realizadas pelo Clube Filatélico e Numismático (CFNT) e ainda em parceria com o Departamento de Cultura do município. A iniciativa, que ocorreu no Clube Comercial de Taquara, contou com uma visitação de cerca de 400 pessoas. Conforme a presidente do CFNT, Ana Lúcia Schweitzer, a programação transcorreu dentro das expectativas. "A organização do encontro foi bastante elogiada pela maioria dos expositores", comentou ela. Para Ana Lúcia, apesar de se tratar de uma palavra complicada, através da realização da quinta edição do evento, a numismática está crescendo e tornando-se mais conhecida em Taquara.
Como novidade deste ano, paralelamente ao encontro, ocorreu um seminário que evidenciou a relevância histórica-cultural dos selos, cédulas e moedas. "A questão filatélica e numismática está sempre ligada à história. São assuntos que andam juntos", analisou o professor Edemar Bueno Souza, que participou da atividade, no último sábado.
Visto também como uma forma de adquirir cultura, o seminário atraiu cerca de 80 pessoas. "Me interesso pela origem e por toda a história do nosso dinheiro. Acredito que seja importante termos esse conhecimento", ressaltou a analista administrativa Júlia Balsemão, uma das participantes.
Além do lançamento da medalha comemorativa aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil, também ocorreu leilão e oficina de filatelia para crianças e adolescentes, atividade que integra o projeto "Correio nas Escolas". O encontro contou com 26 expositores, vindos de várias cidades do Estado, como Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Venâncio Aires e São Jerônimo. Além daqueles que vieram de outros estados, como Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Bahia.
Na manhã da última quinta-feira, quando também ocorreu a abertura oficial do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, foi realizado o lançamento do carimbo em homenagem a Análio Feijó Borges, fundador e ex-presidente do CFNT.
Para o diretor regional dos Correios do Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida, a iniciativa será uma forma de difundir a cultura do município. Após seu lançamento, num período de 30 dias, as correspondências enviadas de Taquara para outras cidades, Estados e países, receberão o carimbo.
Depois por passar por Porto Alegre e Rio de Janeiro, o carimbo será levado ao Museu Postal, em Brasília. "Assim, o que foi importante para a cidade ficará na história brasileira", destacou Larry.

Fonte: Jornal Panorama (24/10/08) - Taquara (RS) - www.jornalpanorama.com.br


Público presente no 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara foi de cerca de 400 pessoas

21.10.08
De 24 de outubro a 1º de novembro de 2008 acontece a 1ª Exposição Filatélica Nacional “Um Quadro“ - Piracicaba 2008, organizado pela Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo. Clique aqui para ver a programação.

O Boletim Eletrônico Filacap On Line nº 3 também destaca a 1ª Exposição Filatélica Nacional “Um Quadro“ - Piracicaba 2008. Clique aqui para acessar.

20.10.08
Selos, cédulas e moedas para colecionadores

Taquara - Um encontro para aficcionados em selos, cédulas de dinheiro antigo, moedas e colecionáveis atraiu em torno de 500 pessoas de quinta-feira a sábado, em Taquara. O 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática reuniu 37 expositores do País, que se concentraram no Clube Comercial. A promoção foi do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT). Na ocasião, os Correios lançaram o carimbo comemorativo, o selo personalizado em homenagem ao fundador e ex-presidente do CFNT, Análio Feijó Borges, que morreu em maio do ano passado, aos 82 anos.
No local, estavam expostos e vendidos variados objetos de coleção, como moedas, medalhas, cédulas, selos, postais, documentos históricos e fotografias. A estudante de Turismo Márcia Dias Klein, 25 anos, tratou de comprar algumas unidades de selo para presentear o seu irmão de 12 anos. “Ele sempre se interessou por coleções, vou apenas incentivar e complementar seus 30 exemplares”, conta. Representantes de diversas regiões do Estado, além de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, também aproveitaram para trocar exemplares.
Um dos destaques da edição foi a exposição do professor, advogado, procurador e colecionador Félix Eugênio Reichert, 67, de Itajaí (SC), que entre outras raridades, apresentou uma moeda de 300 a.C. do rei da Macedônia, Alexandre, o Grande. “Me interesso mais por cheques e documentos bancários, como um que possuo do Bank of America, datado de 1878”, comenta. Reichert conta que a paixão começou há 50 anos, com selos, mas que acabou buscando outros artigos. Hoje, tem uma coleção de cédulas e moedas com exemplares de aproximadamente 200 países. “O hábito de colecionar desenvolve a mente e confere a qualidade do discernimento.”

Fonte: Jornal NH (20/10/08) - Novo Hamburgo (RS) - www.jornalnh.com.br


Público do Seminário Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara foi de aproximadamente 80 pessoas


Palestrantes do Seminário e organizadores do CFNT e da Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Taquara
Da esquerda para a direita: Naira Maria Breyer (1ª Vice-Presidente do CFNT), Regina Valentini (Diretora de Cultura), Pedro Pinto Balsemão (2º Vice-Presidente do CFNT), Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Chefe do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios), Luiz Henrique Peixoto Ferreira (Artista gravador do Clube da Medalha do Brasil), Patrizia Baldini Reininghaus (representante da Hallmark no Brasil), Claudio Schroeder (2º secretário do CFNT), Paulo Amauri de Oliveira Mello (Assessor do Museu de Valores do Banco Central do Brasil), Ana Lúcia Schweitzer (Presidente do CFNT) e Paulo Gilberto Mossmann Sobrinho (mediador do Seminário)


5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática ocorreu em Taquara

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara realizou, no Clube Comercial, entre os dias 16, 17 e 18 de outubro, o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática. Diversas atividades reuniram participantes e visitantes de todo o Brasil. O prefeito do município, Cláudio Kaiser, esteve presente na abertura oficial, prestigiando o lançamento do carimbo comemorativo que homenageou o Fundador e Ex-Presidente do CFNT Análio Feijó Borges.
Também estiveram presentes a Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Ana Lúcia Schweitzer, o diretor regional da diretoria regional dos correios do Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida, a gerente da agência dos Correios de Taquara, Naira Maria Breyer, o colecionador e sócio do CFNT, Tito Oil de Medeiros e familiares do sr. Análio Feijó.
Dentre a programação houve o lançamento da medalha comemorativa aos 200 anos da vinda da família real ao Brasil, gravada em madeira por Pedro Pinto Balsemão, oficinas para crianças e adolescentes; através do projeto "Correios nas Escolas"; e a exposição "A evolução do Correio Aéreo através dos Zeppelins"; acervo de Adrianus Vogelaar. O encontro oportunizou durante todos os dias diversas negociações entre os comerciantes filatélicos, numismáticos e de colecionismo em geral.
Paralelamente ao evento ocorreu, no dia 18, o Seminário Nacional de Filatelia e Numismática, na sala de cursos da CICS/VP, que trouxe assuntos como "Moedas, medalhas e a família real portuguesa no Brasil", "Moedas brasileiras ao tempo de Dom João", "Os selos sintetizando a vida", "Moedas comemorativas-200 anos de emissões" e "O processo de obtenção de Matrizes na Casa da Moeda do Brasil-CMB".

Fonte: Magda Rabie - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal (20/10/08) - Taquara (RS) - www.taquara.com.br


Exposição "A evolução do Correio Aéreo através dos Zeppelins", organizado por Adrianus Vegelaar

18.10.08
O Jornal Zero Hora, de Porto Alegre - RS, publicou uma entrevista na seção "Informe Especial", com Julio César Rodrigues de Castro, Presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos (ABRAJOF), proprietário da Filatelia 77, da cidade de Jundiaí (SP) e um dos expositores do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS. Clique aqui para ler.

O Boletim Eletrônico Filacap On Line nº 2 apresenta a programação do Seminário e do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara. Clique aqui para acessar.

O Boletim Eletrônico nº 19 do Grupo Podium da Argentina já está disponível. O informativo é voltado para colecionadores filatélicos com interesse nas áreas de esportes e jogos olímpicos. Clique aqui para ler.

17.10.08
Colecionadores de selos e moedas realizam encontro em Taquara

Taquara - Moedas, selos, cédulas de dinheiro antigo. Essas peças são uma pequena mostra do que os expositores do 5.º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática estão apresentando. O encontro ocorre até amanhã, no Clube Comercial, em Taquara. Participam expositores da Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além de gaúchos. A abertura oficial ocorreu ontem pela manhã com o lançamento do carimbo comemorativo em homenagem ao fundador e ex-presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), Análio Feijó Borges, que morreu em maio do ano passado, aos 82 anos. A organização do encontro é do CFNT de Taquara.
Para a presidente do clube, Ana Lúcia Schweitzer, a filatelia retrata a cultura de um povo. “Nas cédulas existem detalhes importantes que contam a história de uma região, mas também é oportunidade de ampliar e gerar negócios, de comercialização’’, salienta. Familiares do homenageado não escondiam a felicidade pela homenagem. “Sinto muito orgulho de meu pai. Esse carimbo é um reconhecimento por tudo aquilo o que fez e deixou para todos. Quem dera deixarmos uma marca como ele deixou’’, salienta a filha Valéria Borges Zwetsch.
MEDALHA - O lançamento do carimbo foi realizado pelo diretor regional dos Correios no Estado, Larry Manoel Medeiros de Almeida. Hoje, às 10 horas, ocorre o lançamento da medalha em homenagem aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil, cunhada em madeira por Pedro Pinto Balsemão. Durante o encontro estarão disponíveis mesas de negociação com comerciantes filatélicos, numismáticos e do colecionismo.
O baiano e expositor Rubem Osório Pinheiro, 72, conta que há 30 anos é colecionador e que durante este tempo já tem em torno de dez milhões de selos, oriundos de vários países. “Não é exagero. Tenho selos, moedas, cartões telefônicos. Tudo começou com meu filho, que depois desistiu e eu continuei", explica. “Antigamente a palavra real vinha de realeza, por isso era réis. Hoje a palavra real vem de realidade, por isso o dinheiro é em reais", explica.

Fonte: Claucia Ferreira - Jornal NH (17/10/08) - Novo Hamburgo (RS) - www.jornalnh.com.br


Lançamento da Medalha Comemorativa aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil
Da esquerda para a direita: Sydney Gasparini Filho (Presidente Clube da Medalha do Brasil), Paulo Amauri de Oliveira Mello (Assessor do Museu de Valores do Banco Central do Brasil), Ana Lúcia Schweitzer (Presidente do CFNT), José Aimoré de Oliveira Bolina (Banco Central do Brasil) e Pedro Pinto Balsemão (criador e gravador da medalha e 2º Vice-Presidente do CFNT)


Seminário é atração deste sábado no Encontro de Filatelia e Numismática

Iniciado nesta quinta-feira, o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara tem seqüência nesta sexta e sábado, nas dependências do Clube Comercial. Uma das novidades desta edição é um seminário, marcado para o sábado, evidenciando a relevância histórico-cultural de selos, cédulas e moedas.
As inscrições para essa parte da programação podem ser feitas até momentos antes do evento, que se iniciará às 8h na sala de cursos da Cics-VP (ao lado do Clube Comercial). A promoção é do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), em conjunto com o Departamento de Cultura do município, e reunirá palestras com nomes importantes na filatelia e na numismática do Brasil.
A intenção dos organizadores é atrair professores, acadêmicos de História e outros interessados na dimensão cultural desse tipo de artigo. Os participantes receberão certificados emitidos pela Faccat. As inscrições para o Seminário Nacional de Filatelia e Numismática são gratuitas, podendo ser feitas pelo site www.cfnt.org.br.
No Clube Comercial, os visitantes podem conferir e também adquirir os materiais expostos pelos colecionadores, com entrada franca. A programação diária vai sempre até as 18 horas. Hoje, será lançada no encontro medalha comemorativa aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil. Também estão sendo apresentados selos de prata banhados em ouro alusivos ao mesmo acontecimento.
Na abertura da programação, ontem pela manhã, foi lançado um carimbo em homenagem a Análio Feijó Borges, fundador do CFNT, falecido no ano passado.

Fonte: Jornal Panorama (17/10/08) - Taquara (RS) - www.jornalpanorama.com.br


Leilão foi coordenado por Adelanio Ruppenthal (em pé), assessorado por Otávio Roth Valentini e Sergio Ribeiro Braga

16.10.08
Aberto em Taquara mais uma edição do Encontro Nacional de Filatelia e Numismática

Taquara é desde a manhã desta quinta-feira sede de mais um Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, promovido pelo Clube Filatélico e Numismático do município. O evento se realiza pela quinta edição consecutiva, no Clube Comercial, contando com cerca de 40 expositores, oriundos de diversas cidades do Estado, de Brasília, de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. A entrada do público é gratuita.
A solenidade de abertura oficial contou com a presença do prefeito Cláudio Kaiser (PMDB), da Presidente do Clube Filatélico e Numismático, Ana Lúcia Schweitzer, da Vice-Presidente do clube e gerente da agência dos Correios de Taquara, Naira Breyer, do diretor regional dos Correios no Rio Grande do Sul, Larry Manoel Medeiros de Almeida, do representante da Federação Brasileira de Filatelia e Presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos, Júlio Castro, e do colecionador e sócio do clube taquarense, Tito Oil Medeiros.
A presidente do Clube fez um agradecimento a todos pelo empenho na realização do encontro. O prefeito Cláudio Kaiser destacou a importância da vinda dos expositores e deu boas-vindas a eles. Para o diretor regional dos Correios, o Encontro de Filatelia e Numismática é uma importante oportunidade de integração de cultura.
HOMENAGEM - O ponto alto do evento na manhã desta quinta-feira foi à homenagem feita a Análio Feijó Borges, ex-presidente e um dos fundadores do Clube Filatélico e Numismático de Taquara. Empresário taquarense do setor de transporte em todo o Rio Grande do Sul, Análio morreu no ano passado, aos 82 anos. Foi lançado um carimbo comemorativo que nos próximos 30 dias será utilizado em todas as correspondências postadas na agência taquarenses dos Correios. Após, o carimbo será levado para Porto Alegre e Rio de Janeiro, onde ficará por 30 dias em cada cidade a disposição de colecionadores e estudiosos. Posteriormente, será levado até Brasília, onde ficará no Museu dos Correios.
O Encontro Nacional de Filatelia e Numismática segue aberto ao público até as 18 horas. Nesta sexta-feira, a programação começa às 9 horas. Uma hora mais tarde ocorrerá o lançamento da Medalha Comemorativa aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil, gravada em madeira por Pedro Pinto Balsemão. O encerramento da programação será às 18 horas. No entanto, para as 19 horas está programado um leilão. No sábado, a abertura será ás 9 horas, com encerramento às 18h30min, horário em que está marcada uma confraternização típica alemã. No sábado, também ocorrerá durante todo o dia o Seminário Nacional de Filatelia e Numismática.

Fonte: Vinicius Linden / TCA - Portal Paranhana On-line (16/10/08) - Taquara (RS) - www.paranhana.com.br


Cerimônia oficial de abertura do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara
Da esquerda para a direita: Tito Oil Alves Medeiros (associdado do CFNT), Julio César Rodrigues de Castro (Presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos - ABRAJOF), Claudio Kaiser (prefeito municipal de Taquara), Ana Lúcia Schweitzer (Presidente do CFNT), Larry Manoel Medeiros de Almeida (diretor regional dos Correios no RS) e Naira Maria Breyer (1ª Vice-Presidente do CFNT)



Cerimônia de obliteração do Carimbo Comemorativo em homenagem a Análio Feijó Borges, ex-presidente do CFNT
Da esquerda para a direita: Larry Manoel Medeiros de Almeida (diretor regional dos Correios no RS), Tito Oil Alves Medeiros (associdado do CFNT), Julio César Rodrigues de Castro (Presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos - ABRAJOF), Claudio Kaiser (prefeito municipal de Taquara), Ana Lúcia Schweitzer (Presidente do CFNT), Valéria Borges Zwetsch e Airam Borges (filhos do homenageado)


Convite para o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara


Prédio histórico do Clube Comercial de Taquara
 

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, tem a honra de convidá-lo para o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática, que ocorrerá de 16 à 18 de outubro, no Clube Comercial de Taquara.

A abertura oficial será no dia 16 de outubro, às 10 horas, com o lançamento do Carimbo Comemorativo em Homenagem ao nosso Fundador e Ex-Presidente, Sr. Análio Feijó Borges. No dia 17 ocorre o lançamento da medalha em homenagem aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil, cunhada em madeira por Pedro Pinto Balsemão. Durante todos os dias estarão disponíveis mesas de negociação com comerciantes filatélicos, numismáticos e do colecionismo em geral.

Dia 18 de outubro, das 8 às 17 horas, será realizado o Seminário Nacional Filatelia e Numismática de Taquara com representantes do Museu de Valores do Banco Central de Brasília, do Departamento de Filatelia dos Correios de Brasília, do Clube da Medalha do Rio de Janeiro e também um Pesquisador e um Gravador de Medalhas, ambos sócios do CFNT. O evento conta ainda com a belíssima exposição de selos do sócio Adrianus Vogelaar. Os Correios disponibilizarão a confecção em loco de Selos Personalizados e material filatélico.

Contamos com sua presença em nosso 5º Encontro, cujo objetivo é mostrar a importância da filatelia e numismática no contexto histórico e o trabalho da entidade para valorizar e divulgar a cultura do colecionismo. Mais informações, acesse a programação. Sua presença é muito importante para todos nós.

Ana Lúcia Schweitzer
Presidente
        Naira Maria Breyer
1ª Vice-Presidente


15.10.08
Taquara sedia Exposição Nacional de Filatelia e Numismática

Mais uma vez o município será sede de um evento de nível nacional. Nesta quinta-feira, 16, O Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT