Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2009 - Março Mais Notícias
 
31.03.09

Moeda norte americana de Duke Ellington
  Numismática: Imagem divulgada pela Casa da Moeda dos Estados Unidos mostra o ícone do jazz Duke Ellington cunhado em uma moeda de US$ 0,25. Ellington é o primeiro afro americano que aparece em uma moeda. Ele foi o vencedor de uma votação realizada entre os moradores da cidade de Washington, que disputou com o abolicionista Frederick Douglas e o astrônomo Benjamin Banneker.

João Pessoa - PB: A cidade das Acácias estará recebendo colecionadores de todo o Brasil, no período de 30 de abril a 03 de maio, por ocasião do XVII Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Telecartofilia. O evento será realizado nas dependências do tradicional Ouro Branco Praia Hotel. Informações e reservas de mesas com Ary Luna no telefone (83) 9981.4912.

Fonte: Informativo Ponte Filatélica - ponte.filatelica@gmail.com

  O Informativo Filatelia77 nº 237 destaca os 40 anos de fundação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, comemorado no último dia 20 de março. Os Correios figuram entre as 50 empresas mais respeitas do mundo, tendo recebido o prêmio "World Mail Awards", espécie de Oscar internacional da logística. Na pesquisa "Marcas de Confiança", da revista Reader's Digest, conquistou o primeiro lugar na categoria Instituições / Organizações. Segundo pesquisa IBOPE, ocupa o 1º lugar em confiança da população entre as instituições do Rio de Janeiro e o 2º lugar em São Paulo. Clique aqui para ler o informativo.

28.03.09
Diretoria do CFNT prestigiou a abertura do Encontro Nacional de Colecionismo no Rio Grande do Sul


Claudio Schroeder, Adelanio Ruppenthal e Ana Lúcia Schweitzer
  O Clube Filatélico e Numismático de Taquara esteve presente no Encontro Nacional de Colecionismo no Rio Grande do Sul, realizado no Porto Alegre City Hotel, nos dias 26, 27 e 28 de março. O evento foi organizado pela Sociedade Gaúcha de Numismática e pela Sociedade Filatélica Rio-Grandense, com coordenação de Adelanio Ruppenthal. Estiveram na inauguração representando o CFNT, a Presidente Ana Lúcia Schweitzer, a 1ª Vice-Presidente Naira Naira Maria Breyer, o 2° Secretário Claudio Schroeder e Adrianus Vogelaar do Conselho Fiscal. Durante os três dias do encontro, outros associados do CFNT estiveram participando deste importante evento do colecionismo nacional, como o 2º Vice-Presidente Pedro Pinto Balsemão, o 1° Secretário Paulo Oscar Klein, o 2° Tesoureiro Sergio Ribeiro Braga, Tito Oil Alves Medeiros e Eunice Ramos Medeiros. O evento trouxe a Porto Alegre os principais expositores do Brasil.
Clique aqui para ver mais fotos.

Veja as fotos do associado do CFNT José Ramos de Porto Alegre, que esteve participando como expositor do Encontro Nacional de Colecionismo no Rio Grande do Sul.

26.03.09
Lançamento de selo e medalha comemorativa em homenagem ao Centenário do Sport Club Internacional


Selo comemorativo do Internacional
  Para homenagear o Centenário do Sport Club Internacional de Porto Alegre, será lançado um selo emitido pelos Correios e uma medalha cunhada pela Casa da Moeda do Brasil. A apresentação das peças ocorrerá durante as festividades do Centenário, no dia 4 de abril, data da fundação, em cerimônia no Estádio Gigante da Beira Rio, a partir das 13 horas.


Frente e verso da medalha comemorativa do Centenário do Internacional

Os Correios buscam propagar neste selo postal os grandes destaques do esporte nacional. O selo comemorativo do Centenário do Sport Club Internacional faz parte da Série Clubes de Futebol - Rumo à Copa de 2014, homenageando os 100 anos de fundação de um dos clubes mais prestigiados e vitoriosos da história futebolística mundial. O selo destaca a imagem do escudo do Sport Club Internacional, com as taças que registram as diversas conquistas do Clube. No canto superior esquerdo, a indicação do primeiro século de sua história. As imagens estão sobrepostas a um fundo vermelho, cor que identifica o “colorado gaúcho”, cujas nuances representam a passagem do tempo nesse centenário.
Clique aqui para baixar o edital. Já as medalhas são cunhadas em ouro, prata e bronze e possuem valor de peças de coleção. Para adquirir as medalhas, os interessados devem entrar em contato diretamente com a Casa da Moeda do Brasil, através do e-mail medalha@cmb.gov.br ou cmeb@cmb.gov.br.

23.03.09
O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT recebeu a correspondência de Naira Maria Breyer, gerente local dos Correios e 1ª Vice-Presidente do CFNT, referente a inauguração da nova agência de Taquara. A carta ensejou a presidente do CFNT, Ana Lúcia Schweitzer, a enviar os parabéns a Diretoria dos Correios, pelo empenho na concretização desta belíssima obra. Também parabenizou a gerente Naira Breyer e todos os seus colegas pela dedicação no exercício da profissão e pelo empenho na divulgação da cultura Filatélica.
Clique aqui para ler a carta.

21.03.09
Agência dos Correios de Taquara retorna ao seu endereço tradicional


Nova agência dos Correios de Taquara foi reportagem de capa do Jornal Panorama
  A transferência da agência dos Correios em Taquara para o seu tradicional endereço na esquina das ruas Tristão Monteiro com Nelson Renck mereceu uma reportagem de capa do Jornal Panorama de Taquara - www.jornalpanorama.com.br.
Os funcionários Margarete Dossena, Naira Maria Breyer, Denise Pereira Böhler e Luiz Carlos Ostermann (foto) trabalharam na antiga sede dos Correios antes da sua desativação, a 14 anos atrás e agora comemoram o seu retorno para casa. A inauguração oficial da nova agência dos Correios está marcada para o dia 16 de abril, às 9 horas.
Clique aqui para ler a matéria.

20.03.09
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos comemora 40 anos como modelo de correios de sucesso


Logotipo comemorativo aos 40 anos dos Correios
  Há 40 anos, no dia 20 de março de 1969, foi criada pelo Decreto Lei Nº 509, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Vinculada ao Ministério das Comunicações, a ECT deu início ao processo de desenvolvimento do Serviço Postal Brasileiro. Nesses 40 anos, os Correios superaram muitos desafios, sempre buscando contribuir para o desenvolvimento e a integração do País. A presença constante no dia a dia dos brasileiros, aliada à oferta de serviços rápidos e de qualidade, fez com que os Correios permanecessem até hoje no topo da lista das empresas com maior credibilidade no Brasil.
Embora se comemore 40 anos da criação da ECT, a história postal brasileira começou a ser escrita cinco séculos atrás, em 1500, com o descobrimento do Brasil pelos portugueses. A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal é a primeira “operação postal” de que se tem registro no País. Oficialmente, o serviço postal no Brasil teve início em 1663, com atuação destacada durante o Império. São, portanto, 346 anos que se confundem com a própria história do Brasil – um dos primeiros países a utilizar selo postal, em 1843.
Leia na íntegra a notícia da Assessoria de Comunicação da ECT.
Clique aqui para baixar a edição especial do Informativo Correios.

19.03.09
Coleção de painéis feitos de moedas de diversos países é destaque no Livro dos Recordes


Eduardo Dinis Henriques exibe o certificado do Guinness Book of Records
  Uma coleção inédita de painéis construídos com moedas de praticamente todo o mundo foi criada pelo português Eduardo Dinis Henriques. Esta magnífica coleção é composta por uma série de painéis de grandes dimensões que retratam a importância das conquistas portuguesas na época das navegações marítimas. As obras de arte consistem na aplicação de moedas pelo sistema de colagem sobre as pinturas a óleo. "Sempre gostei de moedas, e como tinha muitas, lembrei-me de as utilizar numa obra que recordasse os descobrimentos dos grandes navegadores portugueses. A moeda vem realçar nesta obra, o valor que foi o navegar destes valentes ao mundo todo" destaca Eduardo Dinis Henriques. Três dos painéis já foram reconhecidos pelo 'Guinness Book of Records' como os maiores painéis do mundo confeccionados com moedas. Clique aqui para ver a coleção.


Painel "Império Português" considerado o maior do mundo pelo Guinness

  O Informativo Filatelia77 nº 236 destaca as diversas comemorações ocorridas no país alusivo ao "Dia do Filatelista Brasileiro", comemorado no último dia 5 de março. Também apresenta as fotos de inauguração do Clube Filatélico do SESI / SENAI de São João Nepomuceno - MG.
Clique aqui para ler o informativo.

16.03.09
Taquara ganha nova sede dos Correios


Novo prédio da agência dos Correios em Taquara
 

A agência dos Correios de Taquara estará atendendo a partir da próxima sexta-feira, dia 20 de março, em seu antigo prédio, agora totalmente reformado e ampliado, para melhor atender os seus clientes. O novo endereço será na Rua Tristão Monteiro esquina com a Rua Nelson Renck, próximo da Prefeitura Municipal. Segundo a gerente Naira Maria Breyer, na nova agência “os clientes vão ter um saguão mais amplo, com guichês melhores. As novas instalações são melhores e trarão maior conforto para funcionários e clientes. Enfim, será um ambiente mais agradável.” O horário de atendimento dos Correios em Taquara continuará sendo de segunda a sexta-feira, das 9 às 17:30 horas, sem fechar ao meio-dia. Veja a área interna.


14.03.09
PUC/PR competa 50 anos com lançamento de carimbo e selo personalizado

Carimbo e selo personalizado alusivo aos 50 anos da PUC/PR   Para assinalar os 50 anos de fundação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR - www.pucpr.br, acontecerá no dia 17 de março, às 11 horas, na Biblioteca Central, sessão solene de lançamento do carimbo e selo personalizado comemorativo ao cinquentenário da instituição de ensino. Participarão da cerimônia o diretor regional dos Correios no Paraná, Sr. Itamar Ribeiro e o reitor da PUC/PR, Dr. Clemente Ivo Juliatto.
Fonte: Jornal do Colecionador www.jornaldocolecionador.blogspot.com

13.03.09
Reunião mensal do CFNT será realizada no Encontro Nacional de Colecionismo no Rio Grande do Sul


Monumento do Laçador, símbolo de Porto Alegre
 

De 26 a 28 de março acontecerá o Encontro Nacional de Colecionismo no Rio Grande do Sul, no Porto Alegre City Hotel, localizado na Rua Dr. José Montaury, 20, no Centro de Porto Alegre. A organização do evento é da Sociedade Gaúcha de Numismática e da Sociedade Filatélica Rio-Grandense. A programação é a seguinte:

Quinta-feira - 26/03
08:00h - Credenciamento de comercialização de mesas
09:00h - Abertura do Encontro e início da Feira
12:00h - Almoço livre
18:00h - Coquetel da Sociedade Filatélica Rio-Grandense
18:30h - Venda Sob Ofertas de Filatelia

Sexta-feira - 27/03
08:00h - Início dos trabalhos
12:00h - Almoço livre
18:00h - Venda Sob Ofertas de Numismática
20:00h - Jantar de confraternização

Sábado - 28/03
08:00h - Início dos trabalhos
12:00h - Almoço livre
15:00h - Venda Sob Ofertas de Numismática

Para mais informações ou reservas de mesas, os interessados devem entrar em contato com Adelânio Ruppenthal, pelos telefones (51) 3228-3324 ou 9986-8006. Como nos anos anteriores, a primeira reunião do ano do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, será realizado no Encontro Nacional de Colecionismo no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no sábado, dia 28 de março.

12.03.09
  O Informativo Filatelia77 nº 235 destaca a programação do 149º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em Joinville - SC. Também apresenta a nova emissão filatélica dos Correios da Série Relações Diplomáticas: Chile - Proteção dos Pólos e das Geleiras". Clique aqui para ler o informativo.

10.03.09
Marcada a data do 6º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara

Em reunião ocorrida no VI Congresso Latino-Americano de Numismática, no último mês de dezembro, em São Paulo, foi acertado o calendário de eventos das entidades associadas da Sociedade Numismática Brasileira - SNB. Ficou defindo que o 6º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, organizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, será realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2009, iniciando novamente em uma quinta feira e terminando no sábado. O CFNT esteve representado nesta reunião pelo seu 2º Secretário, Claudio Schroeder. O calendário oficial da Sociedade Numismática Brasileira para o ano de 2009 é o seguinte:



09.03.09
O Clube Filatélico e Numismático de Lorena em São Paulo -
http://www.fefiesp.com.br/lorena.htm, realiza durante todo o ano uma série de mini exposições, na agência dos Correios de Lorena. As mini exposições acontecem desde 1979 e tem como objetivo divulgar e estimular o colecionismo de selos entre a população em geral e os usuários daquela Agência. Neste mês de março, na primeira quinzena, a exposição é referente ao Dia Internacional da Mulher e para a segunda, o tema é referente ao Dia Mundial da Água. Foram escolhidos selos brasileiros para montar as duas coleções, em homenagem as referidas datas.

07.03.09
Correios promove o 38° Concurso Internacional de Redação de Cartas 2009

  O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido anualmente pela União Postal Universal - UPU, sediado em Berna, na Suíça, envolvendo mais de 190 países. No Brasil, este concurso é organizado pelos Correios, que recebem até o dia 31 de março as inscrições.
O objetivo do concurso é o de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O tema do concurso deste ano é “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como as condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor”. Podem participar estudantes de 9 a 15 anos de idade das escolas públicas e privadas, a partir da seleção das duas melhores redações de cada escola. Na fase estadual são premiadas as 3 melhores cartas de cada estado e na fase nacional em Brasília é escolhida apenas uma, que irá representar o Brasil na fase internacional.
Para ler o Regulamento, clique no site dos Correios e após, no menu à esquerda, no ítem "Ações Culturais" e "Concurso Internacional de Redação de Cartas 2009".


06.03.09
  O Informativo Filatelia77 nº 234 destaca a Exposição Filatélica e Numismática Americana 2009 - EXFINAME, que acontecerá de 23 a 27 de março, na cidade de Americana - SP. A organização é da Sociedade Filatélica de Americana - SOFIA - www.fefiesp.com.br/americana.htm. Conheça também as imagens dos novos selos regulares que serão lançados pelos Correios no próximo dia 20 de março. A emissão da Série Produtos e Serviços Postais - Carta e Telegrama registra os 40 anos da criação, através do Decreto-Lei nº 509, de 20 de março de 1969, da atual ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Clique aqui para ler o informativo.

05.03.09
Correios comemora o Dia do Filatelista Brasileiro

 

Os Correios comemoram nesta quinta-feira (5 de março) o Dia do Filatelista Brasileiro. Há mais de um século e meio, o hábito de colecionar selos tem atraído um grande número de aficionados por todo o mundo. Esse tipo de colecionismo é denominado "Filatelia" (do grego fila = amigos e telos = selo), tendo como seu praticante o filatelista. Contudo, nem só de selos vive o filatelista: na sua coleção também se encontram carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos. A Filatelia se tornou uma atividade cultural. Os selos comemorativos, por exemplo, registram os aspectos socioculturais das nações, tornando-se fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento.

Os Correios vêm promovendo a revitalização da Filatelia no Brasil, por meio de programas que divulgam o hobby. Um deles é o Correios nas Escolas, que visa estimular alunos e educadores a utilizar os selos postais como instrumento de cultura, pesquisa, entretenimento e integração social. Entre outras ações, o programa fez ampla distribuição de material promocional para professores, autorizou a impressão de selos em livros didáticos recomendados pelo MEC e incentivou a criação de clubes filatélicos na rede escolar, fomentando essa atividade por meio da organização de mostras e exposições nas escolas.

No contexto dessa popularização, a ECT instituiu em 2001 o Troféu Olho-de-Boi, concedido ao artista criador do selo mais bonito do ano. Em 2003 foi lançado o prêmio Correios Jovem Colecionador, destinado a destacar a melhor coleção filatélica montada por alunos do Ensino Fundamental em todo o País, estimulando-os a colecionar selos e utilizá-los como elemento de pesquisa nos trabalhos escolares.

História - Em cinco de março de 1829, D. Pedro I baixou um decreto que organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras questões de importância para o desenvolvimento dos serviços postais. Essas medidas culminaram com a independência e a organização dos Correios do Brasil, possibilitando que, em 1º de agosto de 1843, 14 anos depois, fosse emitido o primeiro selo postal brasileiro. Mas a decisão de tornar o 5 de março o “Dia do Filatelista” ocorreu somente em 1969, em São Paulo, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia.

O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, graças ao pioneirismo de D. Pedro II. Sensível às idéias inovadoras da época, o Imperador vislumbrou no Penny Black, primeiro selo emitido no mundo, em 1º de maio de 1840, na Inglaterra, uma conquista que marcaria definitivamente o destino dos correios. Entre selos, coleções e medalhas, a Filatelia movimenta um mercado de clientes apaixonados por arte, comunicação e cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ECT - www.correios.com.br.



Apoio Institucional


no mundo, em 1º de maio de 1840, na Inglaterra, uma conquista que marcaria definitivamente o destino dos correios. Entre selos, coleções e medalhas, a Filatelia movimenta um mercado de clientes apaixonados por arte, comunicação e cultura.