Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2010 - Abril Mais Notícias
 
29.04.2010
Reunião de abril do CFNT contou com a presença de grande número de associados


Da esquerda para a direita: Sérgio Ribeiro Braga, Paulo Oscar Klein e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
  No último sábado, dia 24 de abril ocorreu a segunda reunião do ano do Clube Filatélico e Numismático de Taquara. A Presidente do CFNT, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer agradeceu a presença dos associados do CFNT, que compareceram em grande número nas dependências do Clube Comercial. Na sequência ela apresentou uma carta de agradecimento da Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital de Taquara pela doação realizada pelos sócios do CFNT na venda sob ofertas (leilão) no mês de novembro. Clique aqui para saber mais.

Após foi exposto o folder da Coleção "Legado Brasileiro - O orgulho de um país eternizado em selos dourados", edição limitada produzida pelo Grupo Hallmark e licenciado pelos Correios do Brasil. Também foi apresentado o novo associado do CFNT Antônio Gilberto Ortega Hartz Junior, de Porto Alegre. O 2º Vice-Presidente Pedro Pinto Balsemão. que é gravador, colecionador e um estudioso da numismática brasileira, fez um alerta sobre as imitações na numismática e suas consequências. Clique aqui para ler o artigo.


Pedro Pinto Balsemão (em pé) fez uso da palavra para alertar sobre as imitações na numismática e suas consequências

No final foi realizado a tradicional venda sob ofertas, organizado pelos associados Adair Ruppenthal, João Luiz Almeida de Abreu Pinheiro, o 2° Tesoureiro Sérgio Ribeiro Braga e o 1° Secretário Paulo Oscar Klein. Clique aqui para ver mais fotos da reunião do mês de abril do CFNT.

25.04.2010
Para comemorar o "Dia da Liberdade", feriado nacional instituído em Portugal para homenagear a Revolução dos Cravos que redemocratizou o país em 25 de abril de 1974, o filatelista Américo Rebelo escreveu o artigo "25 de Abril de 1974 - 25 de Abril de 2010". Para ler clique aqui, acessando a seção de Textos Filatélicos.

24.04.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 277 apresenta um artigo sobre a Portugal 2010 - Exposição Mundial de Filatelia, de autoria de Rubem Porto Jr. O evento ocorrerá de 1 a 10 de outubro de 2010 no Parque das Nações, na cidade de Lisboa. Promovido pela Federação Portuguesa de Filatelia e aprovada no Congresso da Federação Internacional de Filatelia - FIP, a exposição será comemorativa ao Centenário da implantação da 1ª República Portuguesa. Clique aqui para ler o informativo.

22.04.2010
Convite para a Reunião Mensal do CFNT do mês de Abril

Prezados Sócios

No dia 24 de abril, sábado, será nossa segunda reunião mensal do ano de 2010. A primeira reunião foi nossa visita ao Encontro Nacional de Colecionismo, Numismática e Filatelia de Porto Alegre.
Convidamos a todos os sócios para participarem, pois teremos algumas novidades, e é de extrema importância a presença de todos vocês. O local do encontro será nas dependências do Clube Comercial de Taquara, a partir das 10 horas, com almoço ao meio-dia e venda sob ofertas (leilão) na parte da tarde.
Gostaríamos também que cada sócio convidasse pessoas interessadas no colecionismo para nos visitarem e conhecer o que o Clube Filatélico e Numismático de Taquara realiza.
A presença de cada um é muito importante para todos.

Cordialmente

Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS



21.04.2010
Banco Central do Brasil lança moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

Clique para ampliar
Moeda do Cinquentenário de Brasília
Clique na imagem para ampliar
  O Banco Central (BC) lançou hoje a moeda comemorativa dos 50 anos da fundação da capital federal. A solenidade ocorreu no Museu da República e contou com a presença do Secretário-Executivo do Banco Central, Isaac Sidney Ferreira, que representou o presidente Henrique Meirelles no evento. A moeda, elaborada em prata, com partes foscas e espelhadas, tem valor de face de cinco reais. No anverso, há uma composição de imagens do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da escultura Guerreiros. No reverso, a reprodução do esboço do projeto original do Plano Piloto. A tiragem inicial é de cinco mil peças, mas poderá chegar a 30 mil, de acordo com a demanda. A moeda comemorativa de Brasília é a primeira da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil. Serão ainda contempladas as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco: Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás. A moeda de Ouro Preto deve ser lançada em 2011, coincidindo com as celebrações pelos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto.

Fonte: Banco Central do Brasil - 21/04/2010 -
www.bc.gov.br

A Casa da Moeda do Brasil também está lançando melhadas comemorativas em alusão ao cinquentenário de Brasília confeccionadas em ouro, prata e bonze, todas com edição limitada. De um lado da medalha, há a logomarca comemorativa dos 50 anos de Brasília, composta pela "cruz", desenho de Lúcio Costa, marca inicial da construção da cidade, com quatro quadrantes, que seriam "azulejos" de Athos Bulcão. Traços sobrepostos formam o número 50 e remetem às curvas das obras de Oscar Niemeyer. No reverso, constam a torre digital, projeto também de Niemeyer, além da cruz em encavo (marca inicial da construção de Brasília), e o plano piloto já definido. As medalhas poderão ser adquiridas por meio do Clube da Medalha do Brasil - www.clubedamedalha.com.br, órgão cultural de divulgação da arte medalhística da Casa da Moeda.

Fonte: Portal G1 - 21/04/2010 - www.g1.com.br


Emissão dos Correios "Brasília, Sonho e Realidade" alusivo ao Cinquentenário da Capital do Brasil

  Os Correios lançam no dia 21 de abril, data do cinquentenário do aniversário da Capital do Brasil, a emissão “Brasília, Sonho e Realidade”. A coleção será composta por uma Mala Filatélica, que vincula as comemorações dos 50 anos de Brasília à história de seu fundador, Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O roteiro da Mala Filatélica compreende as cidades de

Brasília - DF, Diamantina - MG, Belo Horizonte - MG, Jataí - GO e o Rio de Janeiro - RJ, locais que são marcos na história de vida do ex-presidente da República.
A emissão “Brasília, Sonho e Realidade” também será composta por 6 selos, 5 cartões postais, 1 carimbo de 1º dia de circulação (Brasília - DF) e 5 carimbos comemorativos que retratam os monumentos e a arquitetura marcantes da capital federal.
O evento oficial de lançamento ocorrerá no Museu da República, em Brasília - DF.
Mais informações e imagens sobre a coleção "Brasília, Sonho e Realidade" no Blog dos Correios On Line: Mala Filatélica - Selos - Cartões-Postais.


20.04.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 276 apresenta a nova emissão Brasil dos Correios da Série Arquitetura e Festas Religiosas: 350 Anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba - SP. Também destaca algumas fotos da Exposição Filatélica Nacional Sul das Gerais, que foi realizada de 19 a 26 de março de 2010, na cidade de Poços de Caldas - MG.
Clique aqui para ler o informativo.

19.04.2010
Fillmann recebe representantes do Clube Filatélico e Numismático de Taquara


Lauri Fillmann, Naira Maria Breyer e Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer
  O Presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, vereador Lauri Fillmann (PDT), recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 08 de abril, a Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer e a gerente da agência dos Correios de Taquara e vice-presidente do CFNT, Naira Maria Breyer. A visita teve por objetivo, divulgar a realização do 7º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara, que ocorrerá no mês de outubro no Município.

A entidade pretende protocolar em breve, pedido de apoio financeiro ao Poder Legislativo, na forma de devolução de recursos excedentes de seu orçamento anual.

Fonte: Imprensa Câmara de Vereadores de Taquara - 08/04/2010 - www.camarataquara.com.br


17.04.2010
Cidade de Taquara completa 124 anos de fundação

O município de Taquara está completando 124 anos de fundação. A história da cidade está baseada na colonização da etnia alemã. Sua emancipação ocorreu em 17 de abril de 1886, passando a ser denominada Taquara do Mundo Novo. O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 vendeu a Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. No ano seguinte, em 4 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização. Em 7 de setembro de 1846, chegaram os primeiros imigrantes alemães que deram início à Colônia de Santa Maria do Mundo Novo tendo sido os colonizadores as famílias Ritter, Lahm, Schirmer, Krummenauer, Klein e uma de origem italiana denominada Raimundo. Em 24 de setembro de 1880, foi instalada a 1º Comarca de Taquara. O município surgiu com a Lei Provincial nº 1568, de 17 de abril de 1886. Mais tarde, através do Decreto Estadual nº 1404 de 10 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu o título de cidade.


Vista aérea da área central da cidade de Taquara

A origem do nome Taquara é proveniente da cerrada vegetação de bambus silvestres, os taquarais, que na época de sua colonização cobriam as margens do Rio dos Sinos, um dos cursos d´água que banha a cidade e abriga em seu território, atividades que surgiram a partir dos empreendimentos familiares dos imigrantes, em grande parte de origem germânica, ligados em sua maioria aos setores industrial e comercial que detém um elevado percentual da economia de Taquara. A história da cidade está preservada em uma série de prédios antigos, como a sede da CICS-VP, do Clube Comercial, exemplos da beleza arquitetônica encontrada em muitos prédios situados na área central da cidade. Destaca-se ainda o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel de construção neoclássica que data do início do século passado, além dos templos das Igrejas Católica e Protestante localizadas frente a frente na Rua Júlio de Castilhos. Também existem edificações na técnica do enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. Outro cartão postal são os templos das Igrejas Católica e Evangélica, construídos frente a frente na principal rua da cidade e as construções no estilo enxaimel encontradas no interior do município, que encantam os visitantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Taquara -
www.taquara.com.br

10.04.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 275 destaca o Dia do Correio comemorado no dia 8 de abril, data do Decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio no ano de 1805, em Lisboa. O sistema de correios terrestres no Brasil começou a ser organizado em 1798, assim como a correspondência marítima entre Rio de Janeiro e Lisboa e, mais tarde, entre outras cidades do Brasil e Portugal, sendo que a primeira agência postal brasileira foi criada no mesmo ano, na cidade de Campos, no estado do Rio de Janeiro.
Clique aqui para ler o informativo.

08.04.2010
Revista Cofi dos Correios do Brasil destaca a arte centenária do Jogo de Capoeira


Revista Cofi abril - julho / 09
  A edição nº 214 da Revista Cofi referente ao período de abril a julho de 2009 já está disponível para os seus assinantes. Neste número apresenta matéria de capa sobre a Capoeira - Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, com a imagem do selo Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres. A Revista Cofi é produzida, editada e distribuída pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios e pode ser solicitada gratuitamente pelo email revistacofi@correios.com.br.
Segundo o Diretor Comercial Ronaldo Takahashi de Araujo, "nosso objetivo desde 1976 é levar aos colecionadores do Brasil e do mundo, informações de qualidade, que incentivam a prática de colecionar selos e que promovam o crescimento da Filatelia. Nosso trabalho é orientado para a busca de novidades, abrangendo cada vez mais outras esferas de leitores, onde os mais jovens também possam conquistar um lugar cativo".
  Com este objetivo de atrair os jovens colecionadores, foi criado a seção "Selomania", que nesta edição apresenta a história do surgimento do selo postal, que iniciou na Inglaterra. O sistema postal inglês também era diferente do que existia no resto da Europa. Lá quem pagava pela carta era o destinatário. O remetente não pagava nada. E foi, então, que surgiu Sir Rowland Hill numa época em que a Inglaterra se industrializava e surgiam novas cidades, o que logicamente incrementava a correspondência. Em pouco tempo as pessoas encontraram um meio de burlar este tipo de fisco. O remetente transmitia em código sobre o envelope as notícias contidas na carta e o destinatário, ao recebê-la, tomava conhecimento do conteúdo sem abrir o envelope. Simplesmente deixava de pagar a taxa e recusava a carta.

Selo Penny Black da Inglaterra
  Sir Rowland Hill, a partir destes fatos, teve a idéia de obrigar o remetente a pagar a carta na remessa. Como recibo do pagamento este colaria no envelope um selo, que o correio inutilizaria com um carimbo indicando o lugar da remessa e sua data. Estava inventado o selo postal. No dia 3 de dezembro de 1839, a lei inglesa introduzia a reforma postal e no dia 6 de maio de 1840, foi emitido o primeiro selo: o Penny Black, que tinha este nome porque era todo preto, tinha o valor de 1 penny (moeda inglesa) e representava a efígie da rainha Vitória da Inglaterra.

Fonte: Revista Cofi - Correio Filatélico - Ano XXXII nº 214
Abril / Maio / Junho / Julho de 2009

05.04.2010
  O Informativo Filatelia77 nº 274 apresenta a nova emissão Brasil dos Correios comemorativa ao Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier. Também destaca o Cinquentenário de Brasília, composta por uma série de seis selos com o título oficial de "Brasília: Sonho e Realidade - Monumentos e Arquitetura" e uma série de cinco cartões-postais alusivos aos 50 anos da Capital Federal do Brasil.
Clique aqui para ler o informativo.



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP