Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2006 - Janeiro a Abril Mais Notícias



24.04.06
Cerimônia de obliteração, realizada na Câmara de Vereadores na cidade de Osório/RS , quando do lançamento do elo Personalizado e carimbo comemorativo do Parque Eólico que foi inaugurado hoje à tarde com a presença do Sr. Presidente Lula, Ministro de Minas e Energia e a Ministra da Casa Civil Dilma Roussef e muitos outros políticos.
Mais uma vez nosso Clube esteve presente com a presença da Naira Breyer, gerente dos Correios local e 2º Secretária do CFNT e Eu, sendo convidada para obliteração de uma das peças lançadas na cerimônia.



15.03.06
Boletim do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, nº8 de 2005. Clique aqui para baixá-lo

13.03.06
A partir de terça-feira, dia 14/3, o Museu Histórico Nacional terá, além da exposição "As Moedas Contam a História", a reconstituição de um "Gabinete de Numismática". Veja o convite abaixo (clique para aumentar a imagem)


03.03.06
O Município de Taquara disponibilizou recentemente o seu calendário de eventos. (Os eventos relacionados ao CFNT foram destacados.) Clique aqui para baixá-lo

23.02.06
Ivana Muller, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara concedeu uma entrevista a Vinicius Linden do site Paranhana On-line - www.paranhana.com.br.
Clique aqui para ler.


21.02.06
O Clube Filatélico e Numismático de Taquara, recebeu ontem (20/02/06) doações de diversas Revistas COFI e de Editais de lançamento de selos. Nós do Clube Filatélico e Numismático ficamos muito agradecidos por esta doação, que vem a enriquecer cada vez mais nossa cultura Filatélica. A doação veio da cidade de Lavras de Minas Gerais do Sr. José Carlos Loiola e que em breve será sócio de nosso Clube o que muito vai nos honrar.
Muito obrigada.
Ana Lúcia - Presidente CFNT


18.01.06
Estudante Taquarense, leva a numismática para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

Muito tem se falado em levar o colecionismo ao conhecimento dos estudantes e assim perpetuar esta arte entre os mais jovens, evitando que ela seja extinta. Em Taquara, o sócio-júnior do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, Otavio Roth Valentini, 13 anos levou tão a sério esta tarefa que foi premiado com o 1º lugar no Congresso de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Colégio Santa Teresinha com o trabalho, Numismática: A arte colecionar dinheiro, sob orientação do professor Mestre João Alberto Silva.

Após a premiação, o estudante submeteu o trabalho à análise da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). "No penúltimo dia do ano passado (30/12/2005) recebi um e-mail
comunicando que o meu trabalho havia sido escolhido como finalista, juntamente com outros 202 trabalhos de todo o Brasil", explica Otavio.

A feira será realizada na Universidade de São Paulo (USP), nos dia 21, 22 e 23 de março, na capital paulista. Os trabalhos são divididos em 7 categorias das quais serão premiados os 3 primeiros lugares em cada uma delas, porém todos os participantes receberão certificados de participação.

Durante os dias de feira os alunos e seus orientadores poderão participar de várias atividades científicas e visitas à varios laboratórios da USP. Nos dias 24 e 25 ocorrerão as premiações.

Segundo Otavio, o interesse em pesquisar sobre numismática surgiu pelo fato dele mesmo colecionar moedas de uma forma que ele classsifica como amadora e artesanal. " Eu não tinha muito conhecimento sobre o valor cultural daquilo que fazia", afirma. Ele garante que ao longo de todo o trabalho foi descobrindo o significado do colecionismo e das moedas.

Os objetivos da pesquisa centram-se em compreender como se desenvolve a história da numismática no Brasil; identificar o desenvolvimento do dinheiro em relação à cultura histórica e descobrir como atualmente o colecionismo atua. "Com este panorama que criamos foi possível adentrar na fascinante tarefa da compreender o próprio dinheiro que manipulamos", salienta.

Parabenizamos o Otávio e seu Professor orientador, Sr. João Alberto pelo brilhante trabalho sobre a Numismática.

11.01.06
O site Filatelia77 publicou seu Balanço Geral. Confira neste endereço: www.filatelia77.com.br



Apoio Institucional



BRASIL










Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
Desenvolvido por Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - AGEPP