Clube Filatélico e Numismático de Taquara

  2008 - Julho e Agosto Mais Notícias



31.08.08
Adrianus Vogelaar é parabenizado na reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara

No dia 30 de agosto ocorreu a reunião mensal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, no Clube Comercial. No encontro o associado do CFNT Adrianus Vogelaar foi parabenizado pelo prêmio conquistado na Classe Aerofilatelia com "A Evolução do Correio Aéreo Através dos Zeppelins", recebido na Exposição Nacional de Filatelia - Floripa 2008, que ocorreu em Florianópolis (SC), de 28 de julho a 3 de agosto. Esta exposição premiada estará sendo apresentada novamente no 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, que ocorrerá no mês de outubro. Clique aqui para mais informações.


Ernani Rebello (à esquerda), presidente da Associação Filatélica de Santa Catarina, entregando a Adrianus Vegelaar (à direita), o prêmio na Categoria Aerofilatelia na Exposição Nacional de Filatelia - Floripa 2008, em Florianópolis - SC


Adrianus Vegelaar (em pé ao centro) sendo aplaudido pelos associados do CFNT pela premiação no Floripa 2008

Na ocasião, o associado do CFNT Claudio Schroeder convidou o público para assistir a sua palestra sobre a Bandeira e o Brasão do Estado do Rio Grande do Sul. A palestra, que faz parte das comemorações da Semana Farroupilha 2008, será no dia 18 de setembro, quinta-feira, às 20 horas, no Piquete Centauros do Pampa, lote número 81, no Acampamento Farroupilha do Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Segundo Claudio Schroeder, "a Bandeira e o Brasão atuais do Estado têm origem na época da Revolução Farroupilha. Registrar essa origem e descrever a evolução até hoje é o objetivo de estudo para futura publicação". Após a comunicação será servido um churrasco de costela para os presentes.


Ana Lúcia Schweitzer e Claudio Schroeder (em pé) convidando para a sua palestra na Semana Farroupilha

As reuniões do CFNT ocorrem sempre no último sábado do mês, a partir das 13 horas, nas dependências do Clube Comercial de Taquara. As pessoas interessadas no colecionismo em geral estão convidadas para participar dos encontros. Confira abaixo mais algumas fotos.


Associados do CFNT durante a reunião mensal de agosto


Túlio Verçoza Severo (em pé à esquerda), associado do CFNT, coordenando o leilão

28.08.08
O Informativo Filatelia77 traz uma matéria sobre o Concurso Melhor Máximo Postal Mundial 2008, realizado em Bucareste, na Romênia, em que o brasileiro Agnaldo de Souza Gabriel obteve o 3º lugar com o Máximo Postal "A Rosa". Clique aqui para ler.

25.08.08
Convite para o Seminário Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara


Prédio histórico da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP
 

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taquara, convidam para participar do Seminário Nacional de Filatelia e Numismática. O objetivo do seminário é popularizar o estudo e o colecionismo de selos, cédulas, moedas, medalhas e cartões postais.

Clique aqui para baixar o convite.

O seminário, que é gratuito, ocorrerá no dia 18 de outubro, das 8h às 17h, na Sala de Cursos da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS/VP, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2751, no centro de Taquara.

Clique aqui para se inscrever.

O seminário será ministrado por pesquisadores e representantes de entidades reconhecidas e respeitadas em nível estadual e nacional, tendo como enfoque os 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Durante o evento, haverá uma visita guiada no 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS, que acontece no Salão Principal do Clube Comercial.

Clique aqui para acessar a programação.




22.08.08
Curiosidades do Site Portal do Selo - Filatélica Penny Black

"Vocês sabem o que é um FDC? Com certeza, você sabe mas muita gente ainda não sabe. FDC : é a abreviação do termo em inglês Fisrst Day Cover, ou seja, envelope de primeiro dia. Este nome foi dado ao envelope de primeiro dia de circulação. Quando um selo é emitido, fazem um envelope especial, com motivos alusivos impressos; o selo é fixado nesse envelope e depois recebe o carimbo de primeiro dia de circulação e ou o carimbo comemorativo feito para o selo em questão. Os FDC podem ser oficiais, emitidos pelo correio ou particulares, emitidos por alguma pessoa ou entidade. Existem até clubes de colecionadores de FDC espalhados pelo mundo, que para cada selo emitido em seus países fazem um FDC. No Brasil, infelizmente não temos um desses clubes, mas nos países mais adiantados na filatelia, existem muitos. O FDC é uma peça filatélica que enfeita a coleção com a sua beleza, seja a coleção de selos por país ou por temas, o FDC além de enriquecer a coleção, quebra a monotonia. É aquilo que costumamos chamar de peça de efeito; pois chama a atenção e mostra um selo comum de uma forma totalmente diversa, com mais detalhes e explicações devido a decoração impressa no envelope. Não deixem de entrar no link para ver uma amostra dessas peças tão bonitas, que muita gente ainda não conhece".

Ana Lúcia Loureiro Sampaio e Giorgio Radini
http://www.portaldoselo.com.br


20.08.08
O Informativo Ponte Filatélica nº 121 presta uma homenagem ao numismata Kurt Prober e também faz uma chamada para o nosso 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS. Clique aqui para baixar.

18.08.08
O Informativo Filatelia77 desta semana destaca o nosso 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2008. O Informativo Filatelia77, um dos principais do país, Medalha de Prata Grande na Lubrapex 2006 e Medalha de Prata Grande na 17ª Exposição Nacional de Literatura e Imprensa Filatélicas, traz um elogio a Ana Lúcia Schweitzer, ex-presidente e atual 1ª Vice-Presidente do CFNT, descrita como "incansável batalhadora na organização dos encontros anuais que acontecem em Taquara / RS, todos coroados de grande sucesso". Clique aqui para ler.

16.08.08
O Informativo Ponte Filatélica nº 120 destaca o V Encontro Nacional de Multi Colecionismo, em Fortaleza - CE. Clique aqui para baixar.

15.08.08
Clube Filatélico e Numismático de Taquara e Correios presentes na 3ª Feira do Livro Cultural de Taquara

O Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT em parceira com a agência local dos Correios, participaram com um estande na 3ª Feira do Livro Cultural de Taquara, organizada pela Prefeitura Municipal, nos dias 6 à 9 de agosto. Durante o evento foram colocados a venda cédulas, moedas, selos, álbuns, cartões postais e produtos filatélicos em geral desenvolvidos pelos Correios. Além da divulgação do colecionismo, também foi apresentado ao público a programação do Seminário e do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS, que ocorrerá no próximo mês de outubro. Clique aqui para mais informações. Confira algumas fotos.


Estande do CFNT e da agência local dos Correios na 3ª Feira do Livro Cultural de Taquara


Denise Bohler, funcionária dos Correios de Taquara e Sérgio Ribeiro Braga, 2º Secretário do CFNT

13.08.08
Eleita nova diretoria da Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC

A Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - FEFINUSC, fundada em 07 de maio de 1972, elegeu sua nova diretoria para o bienio 2008/2010, em Assembléia Geral realizada no dia 02 de agosto, durante o 147º Encontro de Filatelistas e Numismatas de Santa Catarina. A diretoria eleita ficou assim constituída:
Presidente: Félix Eugenio Reichert
Vice-Presidente: Renato Mauro Schramm (CFMB)
1º Secretário: Carlos Guérios
2º Secretário: Carlos Dalmiro Soares
1º Tesoureiro: Waldemar Gebauer (AFINUTI)
2º Tesoureiro: Arno Eberhard Martin (CFB)
O Conselho Fiscal Efetivo é composto por Curt Donner (AFINUTI), Renato Henschel (CFB) e Lucia Milazzo (AFSC) e pelos suplentes César Luiz Salfer (AFJ), Ademar Goeldner (AFSC) e Udo Teske (CFB).


12.08.08
O Numismata João Gualberto Abib, de Curitiba - PR, editor do blog Abibonds Numismática & Scripophilia - http://abibonds.blogspot.com, envia uma correspondência lamentando a morte de Kurt Prober, considerado por ele como o "Cientista Numismático de maior relevância que o Brasil já teve nestes últimos 70 anos". Clique aqui para ler a carta.

11.08.08
Faleceu aos 99 anos o Numismata Kurt Prober (12/03/1909 - 23/03/2008)

 

O numismata alemão, naturalizado brasileiro, Kurt Prober, principal pesquisador e escritor contemporâneo da Numismática Brasileira, morreu na madrugada do dia 23 de março último, aos 99 anos, na cidade do Rio de Janeiro, segundo informação de sua família recebida somente agora em julho. Associado de várias agremiações de numismática brasileiras e estrangeiras, sendo membro vitalício, número 95, da American Numismatic Association; fundador e Presidente da Associação Brasileira de Numismática (Rio de Janeiro). Autor de livros e artigos sobre numismática brasileira e estrangeira, com destaque para o Catálogo das Moedas Brasileiras, editado em 1981, estando atualmente na sua 3ª edição, considerada uma obra que influenciou outros estudos sobre numismática brasileira.
Em março de 2008, Kurt Prober recebeu uma homenagem prestada por dois clubes de colecionadores de moedas do Sul do Brasil. O fato aconteceu no dia 29 de março durante o Encontro Nacional de Colecionismo realizado pela Sociedade Gaúcha de Numismática de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Não sabendo ainda da ocorrência do falecimento, aconteceu o lançamento no site do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS, da nova seção Monografias Numismáticas / CFNT. Clique aqui para acessar.
O nome da seção é uma homenagem a Kurt Prober do Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS ao colecionador, comerciante, pesquisador e editor de vários estudos importantes que ainda hoje em dia são obras de consulta da numismática no Brasil.
Clique aqui para ler na íntegra o artigo de Claudio Schroeder.


08.08.08
O Informativo Ponte Filatélica nº 119 destaca a Exposição Filatélica Nacional Floripa 2008, em Florianópolis. Clique aqui para baixar.

06.08.08
Nova edição da Revista Cofi - Correio Filatélico

 


A edição número 209 da revista Cofi - Correio Filatélico, referente ao trimestre janeiro / março de 2008 já está disponível para os seus assinantes. Com uma tiragem de 25 mil exemplares distribuídos gratuitamente, a revista Cofi chega ao seu trigésimo ano como uma das principais publicações do mundo sobre Filatelia, dirigida principalmente ao público colecionador de selos.

Editada pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios do Brasil, tem em seu Conselho Editorial, Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, que no dia 18 de outubro estará palestrando no Seminário Nacional de Filatelia e Numismática, organizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara / RS.
Clique aqui para acessar a programação do seminário.

Nesta edição, a revista Cofi destaca em sua reportagem de capa as transformações da vinda para o Brasil da Família Real Portuguesa. Para receber a revista de forma gratuita, basta enviar um e-mail para revistacofi@correios.com.br, informando os seus dados cadastrais e o endereço de entrega.


05.08.08
O Boletín Electrum nº 105 destaca a programação da XXVIII Jornadas Nacionales de Numismática y Medallística, organizada pelo Centro Numismático da cidade de Córdoba (Argentina). Clique aqui para ler.

02.08.08
Novidades do Site Portal do Selo - Filatélica Penny Black

"O novo Guia de Países corrigido, revisto e com as novas repúblicas já está no ar. Como também já estamos com o nosso projeto de estudo de História e Geografia, com oito repúblicas da Península Balcânica. Entrando em nosso site veja também novos produtos e promoções com uma bela quantidade de pacotes séries completas usadas e uma porção de coisas interessantes. A cada três dias mudamos as promoções".
"Gostaríamos também de receber as opiniões e sugestões sobre o novo formato do nosso site e sobre a nosso novo modo de trabalhar pela internet, mais ativo. Gostaríamos também que se tornasse mais interativo e para isso vamos abrir uma nova seção onde colocaremos artigos enviados pelos clientes. Os que sabem muito, podem ensinar aos que começam; isso é muito importante para a difusão da Filatelia".

Ana Lúcia Loureiro Sampaio e Giorgio Radini
http://www.portaldoselo.com.br


01.08.08
No dia 1º de agosto se comemora o Dia do Selo Postal Brasileiro, porque no ano de 1843 entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira denominada “Olho-de-Boi”. Confira esta e outras notícias no Informativo Filatelia77. Clique aqui para ver.

30.07.08
O Numismata João Gualberto Abib, de Curitiba - PR, membro da Sociedade Numismática Brasileira e da Sociedade Numismática Paranaense, convida para visitar o seu Blog Numismático. O autor pretende com este blog na internet, a "divulgação cultural sobre matérias numismáticas em geral e especialmente a brasileira". Acesse http://abibonds.blogspot.com e confira este novo espaço para consultas e pesquisas numismáticas.

29.07.08
Reunião mensal de Julho do Clube Filatélico e Numismático de Taquara

Ocorreu no último sábado do mês de julho mais uma reunião do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, nas dependências do Clube Comercial. Neste encontro foi apresentado aos associados do CFNT o cartaz e o folder de divulgação do 5º Encontro e do Seminário Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS, elaborados pela Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AGEPP) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Clique aqui para mais informações.

Na ocasião, o gravador de cunhos de medalhas e 2º Vice-Presidente do CFNT Pedro Pinto Balsemão, apresentou a Medalha Comemorativa aos 200 Anos da Vinda da Família Real ao Brasil, que estará sendo comercializada no Encontro de outubro. Para obter a descrição completa da medalha e efetuar a reserva para a sua compra, clique aqui. No final da reunião, foi realizado o tradicional leilão de peças filatélicas, cédulas, moedas e medalhas. Confira abaixo algumas fotos.


Pedro Pinto Balsemão (à direita), 2ª Vice-Presidente do CFNT, apresentando a Medalha Comemorativa


Associados do CFNT durante a reunião mensal de julho


Associados do CFNT durante a reunião mensal de julho

28.07.08
O Informativo Ponte Filatélica nº 118 está disponível. Clique aqui para baixar.

26.07.08
Exposição Filatélica de Aparecida - São Paulo

A Fundação Nossa Senhora Aparecida - Rádio e TV Aparecida, em parceria com o Clube Filatélico e Numismático de Lorena / SP - http://www.fefiesp.com.br/lorena.htm, convida para a abertura da “Exposição Filatélica de Aparecida”, em comemoração aos 165 Anos da emissão do Selo “Olho de Boi” – o Terceiro Selo do Mundo e o Primeiro das Américas, no dia 01 de agosto de 2008, às 10 horas. Na ocasião será lançado o carimbo comemorativo ilustrativo do convite. Clique aqui para ver.
A Exposição acontecerá no período de 01 a 24 de agosto, de 3ª a 6ª feiras, das 9h às 16h e nos sábados e domingos, das 8h às 14h, no Hall do Auditório Pe. Orlando Gambi, localizado na Av. Getúlio Vargas, nº 185, Centro, Aparecida - SP.


23.07.08
Prorrogado o prazo para encomendar a Mala Filatélica 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil. Confira esta e outras notícias no Informativo Filatelia77. Clique aqui para ver.

18.07.08
5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS

Está confirmado para os dias 16, 17 e 18 de outubro próximo o 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, que reúne principalmente colecionadores de selos, cédulas e moedas. O evento, organizado pelo CFNT (Clube Filatélico e Numismático de Taquara) acontecerá nas dependências do Clube Comercial, contando com uma novidade nesta edição - um seminário sobre os dois assuntos que servem de mote ao evento. Os palestrantes convidados fazem parte dos altos círculos nacionais da filatelia e da numismática.

A programação do encontro nacional começará no dia 16 de outubro, uma quinta-feira, com a abertura oficial e o lançamento de um carimbo comemorativo em homenagem ao ex-presidente do CFNT, Análio Feijó Borges (leia mais na matéria abaixo). No Salão Principal do Clube Comercial, estarão dispostas as mesas de negociação, com expositores de todo o País. Selos, medalhas, cédulas, moedas e outros colecionáveis poderão ser vistos e adquiridos pelo público, que tem entrada franca. Nos três dias de evento, a circulação será permitida até as 18h.

Na sexta-feira, dia 17, o destaque da programação será o lançamento de uma medalha comemorativa aos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil. Cunhada em madeira pelo artista Pedro Pinto Balsemão, a peça terá tiragem de apenas 50 exemplares, devidamente numerados. No sábado, dia 18, os colecionadores participantes do encontro serão brindados com uma confraternização típica alemã - Frühstick, no Club Café Bar, depois do encerramento oficial da promoção.



Cartaz do Seminário e do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS

Além do encontro em si, haverá pelo menos três atrações paralelas: o seminário nacional de filatelia e numismática, o projeto "Correios nas Escolas" (com oficinas de filatelia para crianças e adolescentes) e, ainda, a exposição "A evolução do correio aéreo através dos zepelins", do acervo de Adrianus Vogelaar.

O seminário acontecerá somente no dia 18, das 8h às 17h. A programação se desenrolará na sala de cursos da Cics-VP, ao lado do Clube Comercial, aberta a estudantes de História, colecionadores e outros interessados no assunto. Entre os palestrantes, estarão o pesquisador Cláudio Schroeder (que ministrará "Moedas, medalhas e a Família Real Portuguesa no Brasil"), o gravador de cunhos e medalhas Pedro Pinto Balsemão ("Moedas Brasileiras ao tempo de Dom João"), a chefe do Departamento de Filatelia dos Correios em Brasília, Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca ("Os selos sintetizando a vida") e o presidente do Museu de Valores do Banco Central em Brasília, Paulo Amauri de Oliveira Mello ("Moedas comemorativas - 200 anos de emissões"). Os participantes receberão certificado emitido pela Faccat.

Fonte: Jornal Panorama (18/07/08) Taquara (RS) - www.jornalpanorama.com.br

Para mais informações do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara / RS, clique aqui.

Carimbo será lançado em memória de Análio Feijó Borges

 

Na programação do 5º Encontro Nacional de Filatelia e Numismática de Taquara, marcado para outubro próximo, haverá uma homenagem especial a Análio Feijó Borges, fundador e ex-presidente do CFNT - Clube Filatélico e Numismático de Taquara. Falecido em maio do ano passado, quando ocupava a vice-presidência do clube, o taquarense era tido como grande entusiasta do colecionismo, tendo desempenhado papel fundamental para o fortalecimento do CFNT.

Em memória de Análio Feijó Borges, será lançado em outubro, no encontro nacional, um carimbo filatélico com sua efígie. O instrumento será utilizado por trinta dias na agência dos Correios taquarense, de modo que todas as correspondências postadas estampem a imagem do colecionador. Depois, o carimbo (ofertado pela Federação Brasileira de Filatelia) será arquivado no museu dos Correios, em Brasília (DF).

Fonte: Jornal Panorama (18/07/08) Taquara (RS) - www.jornalpanorama.com.br


17.07.08
Medalha Comemorativa aos 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil - 1808 / 2008